Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Relatório Anual do BCE

O Relatório Anual do BCE descreve as atribuições e atividades do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e informa sobre a política monetária do Eurosistema. É normalmente publicado em abril do ano subsequente e apresentado ao Parlamento Europeu, numa audição pública, por um dos membros da Comissão Executiva do BCE.

2020

Principais valores

-6,6%

A economia registou uma contração em resultado da crise do coronavírus

A atividade económica da área do euro evoluiu de forma desigual em 2020, devido à pandemia. Registou uma contração acentuada no primeiro semestre do ano e recuperou parcialmente no segundo. De um modo geral, o PIB diminuiu 6,6% em comparação com 2019.

Mais informação
0,3%

A inflação desceu em 2020

A evolução dos preços também foi fortemente afetada pela pandemia: a inflação média na área do euro desceu para 0,3% em 2020, face a 1,2% em 2019.

Mais informação
2,2 biliões de euros

A liquidez adicional apoiou empresas e famílias

A liquidez do banco central no sistema bancário aumentou 2,2 biliões de euros. Tal advém das medidas do BCE para apoiar as condições de financiamento na economia e salvaguardar a estabilidade de preços no médio prazo.

Mais informação

Apresentação ao Parlamento Europeu

Leia o discurso de Luis de Guindos perante a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu ao apresentar o Relatório Anual do BCE.

Ler o discurso

Relatório completo

Informe‑se sobre as atividades do BCE e a nossa avaliação da economia no último ano.

Ler o relatório completo

Contas Anuais do BCE

As Contas Anuais do BCE apresentam a nossa situação financeira e os resultados das nossas operações. Fazem parte do Relatório Anual do BCE, mas são publicadas mais cedo, em fevereiro. Verifique as publicações mais recentes e anteriores das Contas Anuais do BCE.

Contas Anuais do BCE
VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Obrigação de prestação de contas

O BCE é uma instituição independente com autoridade para utilizar, conforme necessário, os instrumentos de que dispõe, a fim de desempenhar as suas atribuições e cumprir o seu mandato. A responsabilização constitui a contrapartida necessária a essa independência.

Responsabilização

Webcasts

A presidente do BCE e os restantes membros da Comissão Executiva comparecem regularmente perante o Parlamento Europeu.

Audições perante o Parlamento Europeu

Todas as páginas desta secção