Futuras notas de euro
Após 20 anos, chegou o momento de rever o desenho das nossas notas, de modo a terem um maior significado para europeus de todas as idades e origens.
As primeiras notas de euro entraram em circulação em 1 de janeiro de 2002. Atualmente, após mais de 20 anos, estamos a preparar uma nova série de notas. Tanto o público como especialistas participam ativamente neste processo. A decisão final sobre o tema e os desenhos será tomada pelo Conselho do BCE, sendo a data de lançamento da nova série decidida numa fase posterior.
Concurso para o desenho das futuras notas de euro
Lançámos um concurso para o desenho das futuras notas de euro, aberto a todos os desenhadores gráficos residentes na União Europeia. O prazo de apresentação das candidaturas terminou em 18 de agosto. Os desenhadores convidados para a fase de apresentação das propostas de desenho serão selecionados em outubro. Os participantes selecionados poderão apresentar as respetivas propostas de desenho até ao fim de março de 2026.
Processo de redesenho
Em dezembro de 2021, anunciámos os planos para redesenhar as notas de euro. Conheça as diferentes etapas do processo e fique a saber como pode contribuir antes de ser tomada a decisão final.
Porque são necessárias notas novas?
Estamos a desenvolver novas notas para garantir que continuam a ser tão seguras, eficientes e sustentáveis quanto possível.
Estratégia do Eurosistema em termos de numerárioConsulta do público
No verão de 2023, realizámos dois inquéritos sobre as preferências do público relativamente aos sete temas pré‑selecionados pelo Conselho do BCE.
Leia o relatórioPROCURA INFORMAÇÃO RECENTE SOBRE AS FUTURAS NOTAS?