European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Faces nacionais

2 euros

Alemanha

Um júri nacional composto por altos funcionários e peritos em numismática selecionou três desenhos diferentes para a face nacional das moedas de euro da Alemanha. As moedas de 1 e 2 euros exibem o símbolo tradicional da soberania alemã, a águia, rodeado pelas 12 estrelas da bandeira da União Europeia. Este motivo foi desenhado por Heinz Hoyer e Sneschana Russewa‑Hoyer. A moeda de 2 euros inclui igualmente uma inscrição a toda a volta do bordo – “EINIGKEIT UND RECHT UND FREIHEIT” (Unidade, Direito e Liberdade) – e o emblema da águia federal.

Alemanha

Andorra

Andorra assinou um acordo monetário com a União Europeia em 30 de junho de 2011. Em resultado, pode utilizar o euro como moeda oficial e emitir as suas próprias moedas de euro. Todas as moedas exibem as 12 estrelas da bandeira da União Europeia.

A moeda de 2 euros exibe o brasão de Andorra, com o lema “virtus unita fortior” (a virtude unida é mais forte). Inclui também uma inscrição a toda a volta do bordo (2 **), repetida seis vezes.

Andorra

Áustria

A Áustria elegeu uma série de moedas com flores, monumentos e figuras ilustres da sua história. Da autoria do artista austríaco Josef Kaiser, os desenhos foram escolhidos por um júri nacional e através de uma sondagem de opinião. A moeda de 2 euros exibe a efígie da pacifista Bertha von Suttner, figura de proa do empenho austríaco em prol da paz ao longo de muitas décadas. Inclui também uma inscrição a toda a volta do bordo (2 EURO ***), repetida quatro vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

Áustria

Bélgica

As moedas de euro da Bélgica foram desenhadas por Jan Alfons Keustermans, diretor da Academia Municipal de Belas‑Artes de Turnhout. Estão em circulação três séries de moedas, todas válidas.

A primeira série exibe, no núcleo das moedas, uma efígie do Rei Alberto II e, na coroa circular externa, o ano de emissão e o monograma real – um “A” maiúsculo sob uma coroa – rodeados por 12 estrelas, que simbolizam a Europa.

Em 2008, a Bélgica alterou ligeiramente o desenho para cumprir as orientações da Comissão Europeia. As moedas da segunda série também exibem uma efígie do Rei Alberto II, mas o monograma real e o ano de emissão figuram agora no núcleo da moeda, assim como o símbolo da casa da moeda e o código do país (BE).

Em 2014, a Bélgica lançou uma terceira série de moedas de euro, com a efígie do Rei Filipe, o seu monograma real (FP) e o código do país (BE). O símbolo da casa da moeda figura antes e depois do ano de emissão.

A moeda de 2 euros inclui uma inscrição a toda a volta do bordo (2 **), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

Bélgica

Chipre

As moedas de 1 e 2 euros exibem um ídolo cruciforme do período calcolítico (3000 a.C.). Este exemplo típico da arte pré‑histórica da ilha reflete a posição de Chipre como berço da civilização e da antiguidade.

Chipre

Cidade do Vaticano

Estão em circulação cinco séries de moedas da Cidade do Vaticano, todas válidas.

A primeira série exibe a efígie de Sua Santidade o Papa João Paulo II e foi emitida entre 2002 e 2005.

A segunda série, emitida entre junho de 2005 e março de 2006, apresenta, no núcleo, a insígnia da Câmara Apostólica, à qual se sobrepõe a do Cardeal Camerlengo (que exerceu interinamente a autoridade papal no Estado da Cidade do Vaticano). Na parte superior do desenho figuram, em semicírculo, as palavras “SEDE VACANTE” e o ano de emissão em numeração romana (MMV). Na parte inferior da imagem, surgem, à esquerda, o nome da desenhadora (D. LONGO) e, à direita, as iniciais do correspondente gravador: “MAC inc” (nas moedas de 1 e 20 cent), “LDS inc” (nas moedas de 2 e 50 cent), “ELF inc” (nas moedas de 5 cent e 1 euro) e “MCC inc” (nas moedas de 10 cent e 2 euros).

A terceira série, emitida entre abril de 2006 e dezembro de 2013, exibe a efígie de Sua Santidade o Papa Bento XVI. À esquerda desta, figuram as iniciais da desenhadora (DL).

A quarta série começou a ser emitida em janeiro de 2014 e exibe a efígie de Sua Santidade o Papa Francisco.

A quinta série, cuja emissão teve início em março de 2017, apresenta o brasão do chefe de Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco.

As moedas de todas as séries apresentam as 12 estrelas da bandeira da União Europeia, o nome do Estado emissor em italiano (CITTÀ DEL VATICANO), o ano de emissão e o monograma da casa da moeda de Roma (R). A moeda de 2 euros inclui uma inscrição a toda a volta do bordo (2*), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

Cidade do Vaticano

Eslováquia

As moedas de 1 e 2 euros exibem uma dupla cruz sobre três montanhas, reproduzindo o emblema nacional da Eslováquia.

Eslováquia

Eslovénia

A moeda de 2 euros exibe a efígie do poeta France Prešeren e a frase “Shivé naj vsi naródi” (A benção de Deus a todas as nações) − um verso do seu poema “Zdravljica”, também utilizado no hino nacional esloveno. Inclui igualmente, a toda a volta do bordo, o nome do país em esloveno, com um espaço entre cada letra e seguido de um ponto (S L O V E N I J A .).

Eslovénia

Espanha

As moedas de euro espanholas exibem três desenhos diferentes: a efígie do anterior e do presente Rei de Espanha, a efígie de Miguel de Cervantes e a fachada da catedral de Santiago de Compostela. Estão em circulação três séries de moedas, todas válidas.

Para a segunda série, as moedas foram ligeiramente redesenhadas em 2010, de forma a cumprirem as orientações comuns emitidas pela Comissão Europeia. O ano de emissão, por exemplo, figura agora no núcleo da moeda.

As moedas de 1 e 2 euros da primeira e da segunda série exibem a efígie do Rei Juan Carlos I de Borbón y Borbón.

Em 2015, Espanha introduziu uma terceira série de moedas de 1 e 2 euros, que exibem a efígie do Rei Filipe VI e a inscrição “ESPAÑA 2015”. A insígnia da casa da moeda figura à direita da efígie.

Espanha

Estónia

A face nacional das moedas de euro da Estónia tem o mesmo desenho em todas as denominações: uma representação geográfica da Estónia e o nome do país em estónio (Eesti).  

Estónia

Finlândia

A Finlândia escolheu três desenhos baseados em temas semelhantes aos utilizados nas anteriores moedas nacionais. A moeda de 2 euros tem como motivo o fruto e a flor da amora branca silvestre (“rubus chamaemorus”) e foi desenhada por Raimo Heino. Inclui também uma inscrição a toda a volta do bordo (SUOMI FINLAND ***), em que * representa uma cabeça de leão.

Finlândia

França

Um júri presidido pelo ministro da Economia e Finanças escolheu três desenhos – um para cada conjunto específico de denominações – a partir de mais de 1200 propostas apresentadas para a face nacional da primeira série de moedas de euro francesas.

O desenho selecionado para as moedas de 1 e 2 euros da primeira série é da autoria do artista Joaquin Jimenez. Exibe uma árvore – simbolizando a vida, a continuidade e o crescimento – dentro de um hexágono e rodeada pela divisa da República Francesa “Liberté, Egalité, Fraternité” (Liberdade, Igualdade, Fraternidade).

Em 2022, a França introduziu uma segunda série de moedas de 1 e 2 euros. O novo desenho consiste em ramos de carvalho e oliveira, que formam a árvore da vida e simbolizam a força, a solidez e a paz. A árvore e o lema figuram dentro de um hexágono.

As moedas de 2 euros incluem também uma inscrição a toda a volta do bordo (2**), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

França

Grécia

O ministro da Economia grego e o governador do banco central da Grécia selecionaram os desenhos para a face nacional das moedas de euro gregas de entre um conjunto de propostas apresentado por um comité técnico e artístico nacional. O autor dos motivos vencedores foi o escultor Georges Stamatopoulos, patrocinado pelo banco central grego. Cada denominação exibe um desenho diferente. A moeda de 2 euros apresenta uma cena inspirada num mosaico de Esparta do século III d.C., que mostra Europa – a figura mitológica grega que deu origem ao nome do nosso continente – a ser raptada por Zeus, que assumiu a forma de um touro. Inclui também, a toda a volta do bordo, o nome do país em grego, seguido de um asterisco – EΛΛHNIKH ΔHMOKPATIA * (República Helénica).

Grécia

Irlanda

O Governo da Irlanda decidiu que todas as moedas de euro irlandesas teriam a mesma face nacional. No desenho escolhido, figuram a harpa celta, símbolo tradicional da Irlanda, o ano de emissão e o nome do país em irlandês (Éire). A harpa foi desenhada por Jarlath Hayes. A moeda de 2 euros inclui uma inscrição a toda a volta do bordo (2**), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

Irlanda

Itália

Em Itália, os desenhos das moedas de euro foram sujeitos a um exame minucioso por uma comissão técnica e artística nacional, tendo depois sido apresentados à nação através do maior canal de televisão do país, a RAI UNO. Foi selecionado um desenho diferente para cada moeda, baseado em obras‑primas de artistas italianos famosos. A moeda de 2 euros apresenta uma efígie de Dante Alighieri, tal como retratado numa pintura de Rafael em exibição na Ala do Papa Júlio II, no Palácio do Vaticano. Inclui também uma inscrição a toda a volta do bordo (2*), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

Itália

Letónia

A moeda de 2 euros, desenhada por Guntars Sietiņš, exibe uma jovem letã do povo. Esta imagem foi utilizada pela primeira vez em 1929 na moeda de prata de 5 lats. O bordo da moeda exibe a inscrição “DIEVS * SVĒTĪ * LATVIJU” (Deus abençoe a Letónia).

Letónia

Lituânia

As moedas de euro da Lituânia reproduzem o brasão da República da Lituânia (o Vytis), o nome do país emissor em lituano (LIETUVA) e o ano de emissão (2015). Exibem também as 12 estrelas da bandeira da União Europeia. O desenho é da autoria do escultor Antanas Žukauskas. A moeda de 2 euros inclui, a toda a volta do bordo, a inscrição LAISVĖ * VIENYBĖ * GEROVĖ *” (Liberdade * Unidade * Bem‑Estar *).

Lituânia

Luxemburgo

A face nacional das moedas de euro luxemburguesas foi desenhada por Yvette Gastauer‑Claire, na sequência de um acordo entre a Corte Grã‑Ducal e o Governo do Luxemburgo.

Todas as moedas luxemburguesas exibem a efígie de Sua Alteza Real o Grão‑Duque Henri. Incluem igualmente o ano de emissão e o nome do país em luxemburguês (LËTZEBUERG).

 

Luxemburgo

Malta

As moedas de 1 e 2 euros exibem o emblema da Ordem Soberana de Malta. Durante o período em que a Ordem dominou Malta, entre 1530 e 1798, a cruz de oito pontas tornou‑se o símbolo da ilha, sendo hoje frequentemente designada “Cruz de Malta”.

Malta

Mónaco

Estão em circulação duas séries de moedas.

A primeira série exibe a efígie do Príncipe Rainier III na moeda de 2 euros e a efígie dupla do Príncipe Rainier III e do Príncipe Herdeiro Alberto na moeda de 1 euro. As moedas de 10, 20 e 50 cent reproduzem o selo do príncipe. O motivo principal das moedas de 1, 2 e 5 cent é o brasão dos Príncipes Soberanos do Mónaco.

A segunda série apresenta, nas moedas de 1 e 2 euros, uma efígie do Príncipe Alberto II. As moedas de 10, 20 e 50 cent reproduzem o monograma do Príncipe Alberto. O motivo principal das moedas de 1, 2 e 5 cent é o brasão dos Príncipes Soberanos do Mónaco.

A moeda de 2 euros inclui uma inscrição a toda a volta do bordo (2**), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

Mónaco

Países Baixos

Os Países Baixos escolheram dois desenhos de Bruno Ninaber van Eyben, com a efígie da Rainha Beatriz, para a primeira série de moedas.

Estão em circulação duas séries de moedas, ambas válidas. A segunda série, introduzida em 2014, exibe a efígie do Rei Willem‑Alexander e a epígrafe “Willem‑Alexander Koning der Nederlanden” (Willem‑Alexander Rei dos Países Baixos, em neerlandês).

Moedas de 1 e 2 euros da primeira série: exibem a efígie da Rainha Beatriz com a epígrafe “Beatrix Koningin der Nederlanden” (Beatriz Rainha dos Países Baixos, em neerlandês).

Moedas de 1 e 2 euros da segunda série: apresentam a efígie do Rei Willem‑Alexander com a epígrafe “Willem‑Alexander Koning der Nederlanden” (Willem‑Alexander Rei dos Países Baixos, em neerlandês). O símbolo da casa da moeda figura antes e depois do ano de emissão. As moedas de 2 euros incluem também uma inscrição a toda a volta do bordo: GOD * ZIJ * MET * ONS * (Deus esteja connosco).

Países Baixos

Portugal

Vítor Manuel Fernandes dos Santos foi o vencedor do concurso nacional para a escolha dos três desenhos que figuram na face nacional das moedas de euro portuguesas. O desenhador inspirou‑se em símbolos históricos e nos selos do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As moedas de 1 e 2 euros exibem os castelos e escudos de Portugal, rodeados pelas 12 estrelas da bandeira da União Europeia, simbolizando o diálogo, o intercâmbio de valores e a dinâmica da construção europeia. O elemento central é o selo real de 1144. A moeda de 2 euros inclui igualmente uma inscrição a toda a volta do bordo: cinco escudos e sete castelos, com espaços iguais entre si.

Portugal

São Marino

Primeira série: a moeda de 2 euros exibe o edifício do Governo (o Palazzo Pubblico). Inclui também uma inscrição a toda a volta do bordo (2*), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.


Segunda série: a moeda de 2 euros exibe um retrato de São Marino, retirado de uma pintura de Giovan Battista Urbinelli.

São Marino

Caso não encontre a imagem de determinada moeda nesta lista, é possível que se trate de uma moeda comemorativa.

Todas as páginas desta secção