Alterações climáticas e o BCE
No reexame da nossa estratégia, determinaremos onde e como a questão das alterações climáticas e o combate às mesmas podem ter impacto nas nossas políticas.
No BCE, investigamos como podemos ser eficazes no combate às alterações climáticas. Trabalhamos no sentido de identificar os riscos que as alterações climáticas podem representar para a economia e o sistema financeiro.
As alterações climáticas podem afetar a economia em resultado dos fenómenos meteorológicos extremos e das incertezas relacionadas com a transição para uma economia de baixo carbono (economia hipocarbónica).
O BCE atua em quatro domínios de competência importantes
Análise económica
O pessoal do BCE assegura que as alterações climáticas são tidas em conta nos modelos macroeconómicos do BCE, nos seus métodos de previsão e nas análises dos riscos.
Mais informaçãoSupervisão bancária
As autoridades de supervisão interagem com os bancos no sentido de os sensibilizar para os riscos associados às alterações climáticas. O objetivo é assegurar que os bancos têm capacidade para gerir esses riscos corretamente.
Mais informaçãoPolítica monetária e carteiras de investimento
No contexto dos programas do BCE de compra de ativos, investimos em obrigações verdes, tendo em consideração a necessidade de evitar distorções do mercado.
Mais informaçãoEstabilidade financeira
Técnicos especializados em estabilidade financeira medem e avaliam os riscos que as alterações climáticas representam para o sistema financeiro. Os resultados são comunicados ao público, aos participantes no mercado e aos decisores de políticas.
Mais informaçãoEm que medida as alterações climáticas afetam a estabilidade financeira? Porque não compra o BCE mais obrigações verdes? Como podem os bancos preparar‑se melhor para os riscos climáticos? O nosso anfitrião, Michael Steen, debate estas questões com três especialistas: Fátima Pires, Madeleine Roos e Patrick Amis.
Mais informação (apenas em inglês)PROCURA INFORMAÇÃO RECENTE SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS?
VEJA ABAIXO
O BCE é membro dos seguintes grupos
Resposta do Eurosistema a uma estratégia renovada de financiamento sustentável
O BCE e os bancos centrais nacionais dos países que adotaram o euro estão prontos a apoiar o trabalho da Comissão Europeia no desenvolvimento de uma estratégia renovada de financiamento sustentável e na melhoria da divulgação de informação não financeira. Identificámos cinco prioridades importantes em resposta às consultas públicas lançadas pela Comissão.
Leia a nossa respostaRede para a Ecologização do Sistema Financeiro
O BCE integra a Rede para a Ecologização do Sistema Financeiro (Network for Greening the Financial System – NGFS), um grupo de bancos centrais e autoridades de supervisão financeira dos cinco continentes que visa identificar formas de apoiar uma transição sem problemas para uma economia hipocarbónica. Em 2020, o BCE passou a ser membro do órgão de administração da rede, o Comité Diretor.
Visite o sítio da NGFS