European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Alterações climáticas e o BCE

Estamos firmemente empenhados em contribuir, no âmbito do nosso mandato, para combater as alterações climáticas.

As alterações climáticas acarretam riscos para a nossa economia e o setor financeiro. Precisamos de avaliar como as alterações climáticas e a transição para uma sociedade neutra em termos de carbono afetam a nossa economia, para que possamos ter em conta a sua influência no nosso trabalho como banco central e autoridade de supervisão bancária. Tal ajudar‑nos‑á a manter os preços estáveis e os bancos seguros.

Os nossos objetivos

O nosso trabalho sobre as alterações climáticas centra‑se em três objetivos principais. Estes ajudam a assegurar que as nossas políticas permaneçam eficazes, assim como adequadas a um mundo em mudança.

Gestão dos riscos relacionados com as alterações climáticas

Trabalhamos para entender melhor, monitorizar e gerir os riscos relacionados com o clima nas nossas operações de política monetária e de investimento, bem como no sistema financeiro. Avaliamos também o impacto económico das alterações climáticas e das políticas de mitigação das mesmas.

Mais sobre a gestão dos riscos climáticos e ambientais
Apoio da transição ecológica

Apoiamos uma transição ordenada para uma economia neutra em termos de carbono, adotando medidas que se enquadram no nosso mandato. Tal inclui promover o desenvolvimento de financiamento sustentável e a criação de incentivos para um sistema financeiro mais ecológico.

Mais sobre o apoio da transição ecológica
Fomento da ação em geral

Contribuímos para melhorar os conhecimentos gerais sobre riscos relacionados com o clima e colaboramos estreitamente com parceiros europeus e internacionais em questões referentes ao clima e ao financiamento sustentável. Trabalhamos também para melhorar a transparência das nossas atividades e reduzir o nosso próprio impacto ambiental.

Mais sobre o fomento da ação em geral

A nossa abordagem

A nossa estratégia climática evoluirá com o tempo, à medida que os dados e modelos utilizados para compreender os riscos relacionados com o clima forem melhorando. Entretanto, já estamos a atuar sempre que possível.

Trabalho climático em curso no BCE

A nossa agenda climática

A nossa agenda climática descreve em pormenor o trabalho em curso no BCE relacionado com as alterações climáticas, o qual está organizado em torno de seis domínios prioritários e tem por base os nossos três objetivos climáticos estratégicos.

A nossa agenda climática

Supervisão bancária

No âmbito da nossa função de supervisão bancária, compete‑nos assegurar que os bancos gerem os riscos, incluindo os decorrentes das alterações climáticas. Por conseguinte, como parte da nossa agenda climática, estamos a trabalhar para incorporar considerações sobre as alterações climáticas na nossa atividade de supervisão.

Saiba mais

Proteção do ambiente

Estamos continuamente a trabalhar para reduzir a pegada ambiental das nossas atividades institucionais quotidianas.

Saiba mais

Centro dedicado às alterações climáticas

Criámos um centro dedicado às alterações climáticas para ajudar a definir e orientar a nossa agenda climática, reunindo o trabalho e os conhecimentos especializados das diferentes unidades organizacionais.

Comunicado
Podcast do BCE – Tornar o sistema financeiro mais ecológico: etapas do nosso percurso climático

O que revelou o nosso teste de esforço centrado nos riscos climáticos? Como integraremos as alterações climáticas na política monetária? 

Neste episódio do Podcast do BCE, a nossa anfitriã Katie Ranger coloca estas e outras questões a Frank Elderson, membro da Comissão Exeutiva do BCE.

Mais informação

Todas as páginas desta secção