PROCURA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O EURO?
O euro une‑nos
Em 1 de janeiro de 1999, 11 países da União Europeia (UE) fixaram as suas taxas de câmbio, adotaram uma política monetária partilhada sob a responsabilidade do BCE e lançaram uma nova moeda comum: o euro. Este começou por ser uma moeda eletrónica, utilizada nos mercados financeiros e em pagamentos escriturais. As notas e moedas de euro entraram em circulação e chegaram às nossas carteiras três anos depois.
Atualmente, o euro é a moeda de 19 países da UE e de mais de 340 milhões de cidadãos europeus. É uma das moedas mais importantes do mundo e o BCE é responsável por salvaguardar o seu valor.
As notas e moedas do euro são uma recordação diária e tangível da liberdade, da conveniência e das oportunidades proporcionadas pela UE.


Estratégia do Eurosistema em termos de numerário
Como guardiães do euro e emitentes de notas e moedas de euro, o BCE e os bancos centrais dos países da área do euro – ou seja, o Eurosistema – pretendem assegurar que os cidadãos têm suficiente acesso a numerário. A nossa estratégia em termos de numerário garante a ampla disponibilidade e aceitação de numerário, quer como um meio de pagamento competitivo e fiável, quer como reserva de valor.
Para que possa continuar a ter a opção de escolher o numerário como meio de pagamento, tanto agora como no futuro, o Eurosistema prossegue cinco objetivos estratégicos.
Os nossos cinco objetivos estratégicos em termos de numerário
Porque é importante o numerário?
Embora as pessoas realizem mais pagamentos digitais, o numerário permanece indispensável e desempenha um papel importante. É a única forma de moeda que pode ser detida e utilizada diretamente por todos. Proporciona autonomia, privacidade e inclusão social, sendo menos vulnerável à cibercriminalidade e à fraude. Além disso, como se trata de moeda do banco central, beneficia de proteção.
Como é que as pessoas na área do euro preferem efetuar pagamentos?
Solicitámos a 65 mil cidadãos da área do euro que, durante um ano, registassem numa agenda com entradas diárias o modo como efetuavam pagamentos. As conclusões do estudo revelaram informação importante sobre os meios de pagamento que as pessoas preferem utilizar e a importância do numerário no mundo digital de hoje.

Juntos somos mais fortes
O euro facilita as nossas vidas, ao tornar mais fácil fazer negócios, viajar, estudar, viver e trabalhar no estrangeiro. No BCE, trabalhamos para um futuro em que o euro contribui ainda mais para o seu bem‑estar.
Como é que o euro ajuda os cidadãos europeus a fazer negócios?
As pequenas e médias empresas constituem a coluna vertebral da economia da área do euro. Fique a saber como a moeda única beneficia empresários e pequenos comerciantes.
Notas seguras e duradouras
Investimos na investigação de novas tecnologias para tornar as notas mais seguras e resistentes ao uso. Entre 2013 e 2019, lançámos uma segunda série de notas de euro – a série “Europa” – com elementos de segurança inovadores.
O percurso do euro
O euro percorreu um longo caminho desde os finais da década de 1960 – quando foi inicialmente discutida uma união económica e monetária – até aos dias de hoje, sendo agora uma das moedas mais importantes do mundo.
O euro é um símbolo tangível da Europa e dos seus valores. A nossa moeda comum ajuda a preservar a paz e o bem‑estar e a criar condições para a prosperidade e para um futuro economicamente estável.

VÍDEOS E FOTOGRAFIAS DE ARQUIVO
Reunimos um conjunto de fotografias e imagens de arquivo relacionados com a história do euro. Pode reutilizar o material disponibilizado, atribuindo‑nos os direitos de autor.
Imagens de arquivo sobre os 20 anos do euro
Coleção de fotografias sobre os 20 anos do euro
PUBLICAÇÕES E DISCURSOS
Consulte as publicações mais recentes sobre o euro.