O euro une-nos

Em 1 de janeiro de 1999, 11 países da União Europeia fixaram as suas taxas de câmbio, adotaram uma política monetária partilhada sob a responsabilidade do BCE e lançaram uma nova moeda comum: o euro. Este começou por ser uma moeda eletrónica utilizada nos mercados financeiros e em pagamentos escriturais, tendo, três anos depois, entrado em circulação as notas e moedas do euro.

Atualmente, o euro é a moeda de 19 países da União Europeia e de 340 milhões de cidadãos europeus. É uma das moedas mais importantes do mundo.

As notas e moedas do euro são uma recordação diária e tangível da liberdade, conveniência e oportunidades proporcionadas pela União Europeia.

O euro
aproxima-nos

Quanto realmente sabe sobre o euro?

Responda ao nosso Quiz e teste os seus conhecimentos sobre o euro (e sobre o BCE). Temos perguntas interessantes para quem sabe pouco e para “especialistas”. Experimente e partilhe nas redes sociais!

Responda agora ao Quiz!

Quais são os benefícios do euro?

Como a nossa moeda, o euro faz parte do nosso quotidiano e torna mais fácil fazer negócios, viajar, estudar, viver e trabalhar no estrangeiro.

Nós, no BCE, velamos pela moeda única de modo a proporcionar um ambiente estável às pessoas a viver nos países que utilizam o euro, incluindo famílias, trabalhadores, empregadores, empresários, reformados, aforradores e mutuários. Contribuímos para o crescimento e bem-estar económico assegurando a estabilidade do euro.

Mais informação

Como é que o euro ajuda os cidadãos europeus nos negócios?

As pequenas e médias empresas são a coluna vertebral da economia da área do euro. Fique a saber como a moeda única beneficia empresários e pequenos comerciantes.

Ver o vídeo

O euro abre portas aos cidadãos europeus

Os líderes europeus assinaram o Tratado de Maastricht há 25 anos – um marco importante para a integração europeia que abriu caminho para o euro. Veja como a moeda única tornou mais fácil para os cidadãos europeus viajar, estudar e trabalhar no estrangeiro.

Ver o vídeo

O percurso do euro

O euro percorreu um longo caminho desde os finais da década de 1960, quando foi inicialmente discutida uma união económica e monetária, até aos dias de hoje, sendo agora uma das moedas mais importantes do mundo.

O euro é um símbolo tangível da Europa e dos seus valores. A nossa moeda comum ajuda a preservar a paz e o bem-estar e a criar condições para a prosperidade e para um futuro economicamente estável.

Acompanhe os eventos de celebração
dos 20 anos do euro #EUROat20

3 de dezembro de 2018

#EUROat20: um percurso extraordinário

A Comissão Europeia celebra o percurso extraordinário do euro com um evento em 3 de dezembro de 2018, em Bruxelas. Veja a transmissão em direto pela Internet.

17 a 19 de junho de 2019

Fórum do BCE sobre banca central: 20 anos da UEM

O sexto fórum anual do BCE sobre banca central terá como tema os 20 anos da União Económica e Monetária (UEM) europeia e terá lugar em Sintra, Portugal.

22 de agosto de 2019

Dias Culturais Europeus

Em 2019, os Dias Culturais Europeus do BCE serão consagrados à cultura e identidade comuns da Europa. Em breve, serão fornecidas mais informações sobre estes eventos na secção do nosso sítio dedicada aos Dias Culturais Europeus.

31 de janeiro de 2019

Programa Lamfalussy Fellowship

A edição deste ano do programa “Lamfalussy Fellowship” foca projetos relacionados com a UEM. Se está a fazer investigação ou o doutoramento, tome nota: o convite à apresentação de projetos será lançado em 1 de dezembro de 2018 e decorrerá até 31 de janeiro de 2019.

PROCURA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O EURO?

Abaixo, fornecemos algum material.

IMAGENS DE ARQUIVO E FOTOGRAFIAS

Compilámos uma série de fotografias e imagens de arquivo que cobrem os 20 anos de existência do euro. Pode reutilizar o material disponibilizado, atribuindo-nos os direitos de autor.

Imagens de arquivo sobre os 20 anos do euro
Coleção de fotografias sobre os 20 anos do euro