O euro une-nos

Em 1 de janeiro de 1999, 11 países da União Europeia fixaram as suas taxas de câmbio, adotaram uma política monetária partilhada sob a responsabilidade do BCE e lançaram uma nova moeda comum: o euro. Este começou por ser uma moeda eletrónica, utilizada nos mercados financeiros e em pagamentos escriturais. Três anos depois, entraram em circulação as notas e moedas de euro.

Atualmente, o euro é a moeda de 19 países da União Europeia e de mais de 340 milhões de cidadãos europeus. É uma das moedas mais importantes do mundo.

As notas e moedas de euro são uma recordação diária e tangível da liberdade, da conveniência e das oportunidades proporcionadas pela União Europeia.

O euro
aproxima-nos

Quanto realmente sabe sobre o euro?

Responda ao nosso quiz e teste os seus conhecimentos sobre o euro (e o BCE). Temos perguntas interessantes para quem sabe pouco e para especialistas. Experimente e partilhe nas redes sociais.

Responda ao quiz agora!

Quais são os benefícios do euro?

Sendo a nossa moeda, o euro é parte integrante do nosso quotidiano e torna mais fácil fazer negócios, viajar, estudar, viver e trabalhar no estrangeiro.

No BCE, velamos pela moeda única, de modo a proporcionar um ambiente estável às pessoas que vivem nos países cuja moeda é euro, incluindo famílias, trabalhadores, empregadores, empresários, reformados, aforradores e mutuários. Contribuímos para o crescimento e o bem-estar económicos, assegurando a estabilidade do euro.

Mais informação

Juntos somos mais fortes com o euro

A nossa moeda é a representação mais tangível da integração europeia e tornou‑nos mais fortes, declarou o Presidente Mario Draghi na sessão plenária do Parlamento Europeu, por ocasião do aniversário do euro, em 15 de janeiro de 2019. Agora, o nosso dever é terminar o iniciado há duas décadas.

Ver o vídeo completo
Ler o discurso

Como é que o euro ajuda os cidadãos europeus nos negócios?

As pequenas e médias empresas constituem a coluna vertebral da economia da área do euro. Fique a saber como a moeda única beneficia empresários e pequenos comerciantes.

Ver o vídeo

O euro abre portas aos cidadãos europeus

Os líderes europeus assinaram o Tratado de Maastricht há 25 anos. Este marco importante na integração europeia abriu o caminho para o euro. Veja como a moeda única tornou mais fácil para os cidadãos europeus viajar, estudar e trabalhar no estrangeiro.

Ver o vídeo

Sabia?

Sabia que as duas linhas paralelas do símbolo do euro (€) significam estabilidade?
E que o rendimento médio da área do euro subiu de 20 900 euros em 1999 (o ano da introdução do euro) para 33 900 euros em 2018?

Mais factos sobre o euro

O percurso do euro

O euro percorreu um longo caminho desde os finais da década de 1960 – quando foi discutida pela primeira vez uma união económica e monetária – até aos dias de hoje, sendo atualmente uma das moedas mais importantes do mundo.

O euro é um símbolo tangível da Europa e dos seus valores. A nossa moeda comum ajuda a preservar a paz e o bem-estar e a criar condições para a prosperidade e para um futuro economicamente estável.

Fique a saber mais sobre o percurso do euro até chegar a si

Acompanhe os eventos de celebração dos 20 anos do euro
#EUROat20

3 de dezembro de 2018

#EUROat20: um percurso extraordinário

A Comissão Europeia celebrou o percurso extraordinário do euro com um evento realizado em 3 de dezembro de 2018, em Bruxelas.

Fevereiro de 2019

Concurso “#EUROat20 QuizClash”

Estamos prestes a sortear os 30 vencedores do nosso concurso “#EUROat20 QuizClash”. Se for um deles, receberá, no final de março, uma notificação push através da aplicação. Certifique-se de que não perde essa notificação!

Para os que ainda não sabem, lançámos o concurso “#EUROat20 QuizClash” em fevereiro, em colaboração com a aplicação QuizClash. As perguntas do quiz eram sobre temas como o euro e o BCE. Os vencedores poderão escolher entre dois prémios: um iPad ou um bilhete de Interrail (o Interrail Global Pass).

22 de agosto de 2019

Dias Culturais Europeus do BCE

Em 2019, os nossos Dias Culturais Europeus serão dedicados à cultura e identidade europeias comuns. Oportunamente, serão disponibilizados os pormenores dos eventos associados, na secção sobre os Dias Culturais Europeus.

17 a 19 de junho de 2019

Fórum do BCE sobre Banca Central: 20 anos da UEM

O sexto fórum anual do BCE sobre banca central terá como tema os 20 anos da União Económica e Monetária (UEM) e será realizado em Sintra, Portugal.

PROCURA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O EURO?

Abaixo, fornecemos algum material.