Missão do Eurosistema

O Eurosistema, constituído pelo Banco Central Europeu e pelos bancos centrais nacionais dos Estados-Membros que adotaram o euro, é a autoridade monetária da área do euro. No Eurosistema, o nosso objetivo primordial é a manutenção da estabilidade de preços para o bem comum. Ao desempenharmos igualmente o papel de autoridade financeira de primeiro plano, visamos salvaguardar a estabilidade financeira e promover a integração financeira europeia.

Na prossecução dos nossos objetivos, atribuímos a máxima importância à credibilidade, confiança, transparência e responsabilização. Visamos comunicar eficazmente com os cidadãos da Europa. Estamos empenhados em conduzir as nossas relações com as autoridades europeias e nacionais em plena conformidade com as disposições dos Tratados e tendo em devida conta o princípio da independência.

Em conjunto, contribuímos, estratégica e operacionalmente, para a consecução dos nossos objetivos comuns, no devido respeito pelo princípio da descentralização. Estamos empenhados em seguir os princípios da boa governação e em desempenhar as nossas funções eficaz e eficientemente, num espírito de cooperação e de equipa. Tirando partido da diversidade e profundidade das nossas experiências, bem como da troca de conhecimentos, procuramos reforçar a nossa identidade partilhada, expressar-nos a uma só voz e explorar sinergias, num enquadramento em que os papéis e as responsabilidades de todos os membros do Eurosistema estão claramente definidos.