Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

O papel do numerário

A economia necessita de uma determinada quantidade de dinheiro – ou seja, notas e moedas (numerário) – para funcionar. O numerário é o meio de pagamento dominante na área do euro, sendo a clara maioria dos nossos pagamentos diários realizada utilizando notas e moedas. É também essencial para a inclusão de cidadãos socialmente vulneráveis, por exemplo idosos ou grupos com rendimentos baixos.

O numerário tem, contudo, outras funções e benefícios importantes.

  • Oferece liberdade e autonomia. As notas e moedas são a única forma de moeda que as pessoas podem guardar sem ter de envolver terceiros. Não precisamos de aceder a equipamento especial ou à Internet, ou de ter ligação à corrente elétrica, para pagar em dinheiro, o que significa que podemos utilizá‑lo quando há uma interrupção do fornecimento de eletricidade ou perdemos o nosso cartão de pagamento.
  • Tem curso legal. Credores, como lojas e restaurantes, não podem recusar‑se a aceitar numerário, exceto se estes e o cliente tiverem antecipadamente concordado em utilizar outro meio de pagamento. Para mais informação, veja a recomendação da Comissão Europeia de 22 de março de 2020 (Recomendação 2010/191/UE).
  • Garante a privacidade. As operações em numerário respeitam o nosso direito fundamental à vida privada e à proteção de dados e da identidade em questões financeiras.
  • É inclusivo. O numerário proporciona opções de pagamento e poupança às pessoas sem acesso ou com um acesso reduzido a moeda digital, sendo, portanto, crucial para a inclusão de cidadãos socialmente vulneráveis, como idosos ou grupos com rendimentos baixos.
  • Ajuda a controlar despesas. O numerário permite‑nos controlar melhor as nossas despesas, impedindo‑nos, por exemplo, de gastar demasiado.
  • É rápido. Com notas e moedas, liquida‑se um pagamento instantaneamente.
  • É seguro. O numerário demonstrou ser seguro face ao cibercrime, à fraude e à contrafação. Além disso, como é moeda do banco central, não implica riscos financeiros, nem para o pagador nem para o beneficiário.
  • Constitui uma reserva de valor. O numerário é muito mais do que um instrumento de pagamento. Permite às pessoas deterem moeda para fins de poupança sem qualquer risco de incumprimento. É útil para pequenos presentes e pagamentos. Por exemplo, os pais podem dar uma quantia não muito elevada aos filhos para pequenas compras, ou uma pessoa pode dar dinheiro a um amigo ou conhecido para comprar qualquer coisa por ela. O numerário contribui igualmente para a literacia financeira das crianças.
VER TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Todas as páginas desta secção