Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Relatório Anual do BCE

O Relatório Anual do BCE descreve as atribuições e atividades do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e informa sobre a política monetária do Eurosistema. É normalmente publicado na primavera do ano subsequente e apresentado ao Parlamento Europeu, numa audição pública, por um dos membros da Comissão Executiva do BCE.

2022

Principais valores

+3,5%

O crescimento económico enfraqueceu

A economia da área do euro continuou a recuperar da pandemia no primeiro semestre do ano, mas enfraqueceu substancialmente no segundo semestre. O crescimento do produto interno bruto (PIB) situou‑se, de um modo geral, em 3,5%.

Mais sobre o crescimento económico
+250pontos base

O BCE começou a aumentar as taxas de juro diretoras

Em julho de 2022, o Conselho do BCE aumentou as taxas de juro diretoras do BCE pela primeira vez em mais de uma década, pondo termo a uma era de taxas de juro diretoras negativas. As taxas subiram 250 pontos base durante o segundo semestre do ano para assegurar o retorno da inflação ao objetivo de 2% a médio prazo.

A nossa política monetária
20anos

Em 2022, celebrou‑se o 20.º aniversário da entrada em circulação das notas e moedas de euro

A introdução das notas e moedas de euro em 2002 foi um marco na história da Europa e colocou nas nossas carteiras um símbolo concreto da integração europeia.

Saiba mais

Apresentação ao Parlamento Europeu

Leia o discurso de Luis de Guindos perante a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu ao apresentar o Relatório Anual do BCE.

Ler o discurso

Relatório completo

Informe‑se sobre as atividades do BCE e a nossa avaliação da economia no último ano.

Leia o relatório completo

Comentários à resolução do Parlamento Europeu

Por ocasião da apresentação do Relatório Anual do BCE de 2022 ao Parlamento Europeu, o BCE publica também um documento com os seus comentários às questões levantadas e aos pedidos formulados pelo Parlamento Europeu na sua resolução sobre o relatório anual do ano precedente.

Leia os comentários do BCE

Contas Anuais do BCE

As Contas Anuais do BCE apresentam a nossa situação financeira e os resultados das nossas operações. Fazem parte do Relatório Anual do BCE, mas são publicadas mais cedo, em fevereiro. Verifique as publicações mais recentes e anteriores das Contas Anuais do BCE.

Contas Anuais do BCE
VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Obrigação de prestação de contas

O BCE é uma instituição independente com autoridade para utilizar, conforme necessário, os instrumentos de que dispõe, a fim de desempenhar as suas atribuições e cumprir o seu mandato. A responsabilização constitui a contrapartida necessária a essa independência.

Responsabilização

Webcasts

A presidente do BCE e os restantes membros da Comissão Executiva comparecem regularmente perante o Parlamento Europeu.

Audições perante o Parlamento Europeu

Todas as páginas desta secção