European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Eslovénia (desde 1 de janeiro de 2007)

Fases da transição para as notas e moedas de euro

Em 11 de julho de 2006, o Conselho da União Europeia aprovou o pedido da Eslovénia para ingressar na área do euro em 2007. A Eslovénia foi, assim, o primeiro dos dez países que aderiram à União Europeia em 1 de maio de 2004 a adotar o euro.

Em 1 de janeiro de 2007, o euro passou a ter curso legal na Eslovénia, substituindo o tolar esloveno (SIT) à taxa de câmbio fixa irrevogável de 1 euro = 239,640 SIT. Para satisfazer a procura, era necessário que nessa data as notas e moedas de euro estivessem amplamente disponíveis. Por conseguinte, a partir de 25 de setembro de 2006, foram distribuídos aos bancos 250 milhões de moedas de euro no valor de 84 milhões de euros e, a partir de 29 de novembro de 2006, 41,5 milhões de notas de euro no valor de 772 milhões de euros, tendo algumas dessas notas e moedas sido distribuídas a comerciantes e outras empresas. Além disso, através dos bancos comerciais, o Banka Slovenije começou, em 1 de dezembro de 2006, a vender conjuntos iniciais de moedas de euro a profissionais que operavam com numerário e, em 15 de dezembro de 2006, ao público em geral. Os pormenores relativos ao fornecimento e subfornecimento prévios das notas e moedas de euro estão definidos na Orientação BCE/2006/9.

A transição para o euro decorreu de forma rápida e harmoniosa: no final do primeiro dia, todas as máquinas de distribuição de notas e terminais de pagamento automático disponibilizados ao público haviam sido convertidos e o montante de notas de euro em circulação era superior ao de notas de tolar. Duas semanas após a introdução das notas e moedas de euro na Eslovénia, a transição para o euro fiduciário estava concluída com êxito, de acordo com o planeado.

Desde 15 de janeiro de 2007, apenas podem ser utilizadas notas e moedas de euro para efetuar pagamentos na Eslovénia. As notas de tolar esloveno podem ser trocadas no Banka Slovenije por um tempo indefinido, mas o prazo para troca de moedas de tolar terminou em 31 de dezembro de 2016.

Notas aceites para troca
Principais datas da transição
1 de dezembro de 2006

Venda de conjuntos iniciais de moedas de euro aos profissionais que operam com numerário

15 de dezembro de 2006

Venda de conjuntos iniciais de moedas de euro ao público em geral

1 de janeiro de 2007

Conversão de contas e introdução das notas e moedas de euro

14 de janeiro de 2007

Último dia de curso legal das notas e moedas de tolar esloveno

Até 31de dezembro de 2008

Troca gratuita de notas e moedas de tolar esloveno por instituições de crédito

31 de dezembro de 2016

Data‑limite para a troca de moedas de tolar esloveno pelo Banka Slovenije

Prazo ilimitado

Data‑limite para a troca de notas de tolar esloveno pelo Banka Slovenije

Todas as páginas desta secção