Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Malta (desde 1 de janeiro de 2008)

Fases da transição para as notas e moedas de euro

Em 10 de julho de 2007, o Conselho da União Europeia aprovou o pedido de Malta para ingressar na área do euro em 1 de janeiro de 2008.

Assim, no dia 1 de janeiro de 2008, o euro passou a ter curso legal em Malta, substituindo a lira maltesa (MTL) à taxa de câmbio fixa irrevogável de 1 euro = 0,429300 MTL. A pré‑distribuição atempada das notas e moedas de euro a terceiros antes de 1 de janeiro de 2008 assegurou uma transição harmoniosa e reduziu os esforços logísticos e os custos da dupla circulação. A pré‑distribuição de notas de euro a bancos teve início na primeira semana de novembro de 2007, mas as moedas começaram a ser distribuídas mais para o final de setembro de 2007. Algumas dessas notas e moedas foram depois distribuídas a retalhistas e outras empresas (“subfornecimento prévio”). Além disso, em 1 de dezembro de 2007, as instituições de crédito e outros distribuidores autorizados começaram a vender conjuntos iniciais de moedas de euro a retalhistas e outras empresas e, em 10 de dezembro de 2007, miniconjuntos ao público em geral. Esse fornecimento prévio de notas e moedas de euro seguiu as disposições da Orientação BCE/2006/9.

A transição para as notas e moedas de euro decorreu de forma rápida e harmoniosa.

A partir de 1 de fevereiro de 2008, passou a ser possível utilizar apenas notas e moedas de euro para pagamentos em numerário em Malta, mas as instituições de crédito continuaram a trocar liras maltesas à taxa de conversão irrevogável até 31 de março de 2008. Esse serviço era gratuito para os clientes dos bancos, podendo os outros clientes apenas trocar um montante máximo de 250 liras maltesas por pessoa. O Bank Ċentrali ta' Malta / Central Bank of Malta continuou a trocar notas de lira maltesa por um período de dez anos e moedas durante dois anos após estas terem cessado de ter curso legal.

Notas de lira maltesa aceites para troca
Principais datas da transição
1 de dezembro de 2007
“Subfornecimento prévio” a empresas
1 de dezembro de 2007
Venda de conjuntos iniciais de moedas de euro a empresas
10 de dezembro de 2007
Venda de miniconjuntos de moedas de euro ao público em geral
1 de janeiro de 2008
Conversão de contas e introdução das notas e moedas de euro
31 de janeiro de 2008
Último dia de curso legal das notas e moedas de lira maltesa
Até 31 de março de 2008
Troca gratuita de notas e moedas de lira maltesa por instituições de crédito
1 de fevereiro de 2010
Data‑limite para a troca de moedas de lira maltesa pelo Bank Ċentrali ta’ Malta / Central Bank of Malta
31 de janeiro de 2018
Data‑limite para a troca de notas de lira maltesa pelo Bank Ċentrali ta’ Malta / Central Bank of Malta

Todas as páginas desta secção