European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Faces nacionais

1 euro

Alemanha

Um júri nacional composto por altos funcionários e peritos em numismática selecionou três desenhos diferentes para a face nacional das moedas de euro da Alemanha. As moedas de 1 e 2 euros exibem o símbolo tradicional da soberania alemã, a águia, rodeado pelas 12 estrelas da bandeira da União Europeia. O desenho do motivo é da autoria de Heinz Hoyer e Sneschana Russewa‑Hoyer.

Alemanha

Andorra

Andorra assinou um acordo monetário com a União Europeia em 30 de junho de 2011. Em resultado, pode utilizar o euro como moeda oficial e emitir as suas próprias moedas de euro. Todas as moedas exibem as 12 estrelas da bandeira da União Europeia.

A moeda de 1 euro tem como motivo principal a Casa de la Vall, a antiga sede do parlamento e um edifício de interesse cultural e histórico.

Andorra

Áustria

A Áustria elegeu uma série de moedas com flores, monumentos e figuras ilustres da sua história. Da autoria do artista austríaco Josef Kaiser, os desenhos foram escolhidos por um júri nacional e através de uma sondagem de opinião. A moeda de 1 euro presta homenagem ao famoso compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, retratando a Áustria como o país da música.

Áustria

Bélgica

As moedas de euro da Bélgica foram desenhadas por Jan Alfons Keustermans, diretor da Academia Municipal de Belas‑Artes de Turnhout. Estão em circulação três séries de moedas, todas válidas.

A primeira série exibe, no núcleo das moedas, a efígie do rei Alberto II e, na coroa circular externa, o ano de emissão e o monograma real – um “A” maiúsculo sob uma coroa – rodeados por 12 estrelas, que simbolizam a Europa.

Em 2008, a Bélgica alterou ligeiramente o desenho para cumprir as orientações da Comissão Europeia. As moedas da segunda série também exibem a efígie do rei Alberto II, mas o monograma real e o ano de emissão figuram agora no núcleo da moeda, assim como o símbolo da casa da moeda e o código do país (BE).

Em 2014, a Bélgica lançou uma terceira série de moedas de euro, com a efígie do rei Filipe, o seu monograma real (FP) e o código do país (BE). O símbolo da casa da moeda figura antes e depois do ano de emissão.

Bélgica

Chipre

As moedas de 1 e 2 euros exibem um ídolo cruciforme do período calcolítico (3000 a.C.). Este exemplo típico da arte pré‑histórica da ilha reflete a posição de Chipre como berço da civilização e da antiguidade.

Chipre

Cidade do Vaticano

Estão em circulação cinco séries de moedas da Cidade do Vaticano, todas válidas.

A primeira série exibe a efígie do Papa João Paulo II e foi emitida entre 2002 e 2005.

A segunda série, emitida entre junho de 2005 e março de 2006, apresenta, no núcleo, a insígnia da Câmara Apostólica, à qual se sobrepõe a do cardeal Camerlengo (que exerceu interinamente a autoridade papal no Estado da Cidade do Vaticano). Na parte superior do desenho figuram, em semicírculo, as palavras “SEDE VACANTE” e o ano de emissão em numeração romana (MMV). Na parte inferior da imagem, surgem, à esquerda, o nome da desenhadora (D. LONGO) e, à direita, as iniciais do correspondente gravador: “MAC inc” (nas moedas de 1 e 20 cent), “LDS inc” (nas moedas de 2 e 50 cent), “ELF inc” (nas moedas de 5 cent e 1 euro) e “MCC inc” (nas moedas de 10 cent e 2 euros).

A terceira série, emitida entre abril de 2006 e dezembro de 2013, exibe a efígie do Papa Bento XVI. À esquerda desta, figuram as iniciais da desenhadora (DL).

A quarta série começou a ser emitida em janeiro de 2014 e exibe a efígie do Papa Francisco.

A quinta série, cuja emissão teve início em março de 2017, apresenta o brasão do chefe de Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco.

As moedas de todas as séries apresentam as 12 estrelas da bandeira da União Europeia, o nome do Estado emissor em italiano (CITTÀ DEL VATICANO), o ano de emissão e o monograma da casa da moeda de Roma (R).

Cidade do Vaticano

Croácia

A Croácia escolheu quatro desenhos para as faces nacionais das suas moedas de euro, tendo todos como pano de fundo o característico padrão axadrezado croata. Todas as moedas exibem as 12 estrelas da bandeira europeia.

Desenhada por Jagor Šunde, David Čemeljić e Fran Zekan, a moeda de 1 euro exibe a imagem de uma marta com o padrão axadrezado croata como pano de fundo. A marta é o pequeno mamífero que deu o nome à antiga moeda do país, a kuna. O desenho inclui o ano de emissão e o nome do país emissor em croata (HRVATSKA).

Croácia

Eslováquia

As moedas de 1 e 2 euros exibem uma dupla cruz sobre três montanhas, reproduzindo o emblema nacional da Eslováquia.

Eslováquia

Eslovénia

A moeda de 1 euro reproduz a efígie de Primož Trubar, autor do primeiro livro impresso em esloveno.

Eslovénia

Espanha

As moedas de euro espanholas exibem três desenhos diferentes: a efígie do anterior e do presente rei de Espanha, a efígie de Miguel de Cervantes e a fachada da catedral de Santiago de Compostela. Estão em circulação três séries de moedas, todas válidas.

Para a segunda série, as moedas foram ligeiramente redesenhadas em 2010, de forma a cumprirem as orientações comuns emitidas pela Comissão Europeia. O ano de emissão, por exemplo, figura agora no núcleo da moeda.

As moedas de 1 e 2 euros da primeira e da segunda série exibem a efígie do rei Juan Carlos I de Borbón y Borbón.

Em 2015, o país introduziu uma terceira série de moedas de 1 e 2 euros, que exibem a efígie do rei Filipe VI e a inscrição “ESPAÑA 2015”. A insígnia da casa da moeda figura à direita da efígie.

Espanha

Estónia

A face nacional das moedas de euro da Estónia tem o mesmo desenho em todas as denominações: uma representação geográfica da Estónia e o nome do país em estónio (Eesti).

Estónia

Finlândia

A Finlândia escolheu três desenhos baseados em temas semelhantes aos utilizados nas anteriores moedas nacionais. O motivo principal da moeda de 1 euro, desenhado pelo artista Pertti Mäkinen, consiste em dois cisnes a voar. Os cisnes constavam da proposta apresentada por Mäkinen no concurso para a criação de uma moeda comemorativa do 80.º aniversário da independência da Finlândia.

Finlândia

França

Um júri presidido pelo ministro da Economia e Finanças escolheu três desenhos – um para cada conjunto específico de denominações – a partir de mais de 1200 propostas apresentadas para a face nacional da primeira série de moedas de euro francesas.

O desenho selecionado para as moedas de 1 e 2 euros da primeira série é da autoria do artista Joaquin Jimenez. Exibe uma árvore – simbolizando a vida, a continuidade e o crescimento – dentro de um hexágono e rodeada pela divisa da República Francesa “Liberté, Egalité, Fraternité” (Liberdade, Igualdade, Fraternidade).

Em 2022, a França introduziu uma segunda série de moedas de 1 e 2 euros. O novo desenho consiste em ramos de carvalho e oliveira, que formam a árvore da vida e simbolizam a força, a solidez e a paz. A árvore e o lema figuram dentro de um hexágono.

França

Grécia

O ministro da Economia grego e o governador do banco central da Grécia selecionaram os desenhos para a face nacional das moedas de euro gregas de entre um conjunto de propostas apresentado por um comité técnico e artístico nacional. O autor dos motivos vencedores foi o escultor Georges Stamatopoulos, patrocinado pelo banco central grego. Cada denominação exibe um desenho diferente. A moeda de 1 euro exibe uma coruja, reproduzida a partir de uma antiga moeda ateniense de 4 dracmas (século V a.C.).

Grécia

Irlanda

O Governo da Irlanda decidiu que todas as moedas de euro irlandesas teriam a mesma face nacional. No desenho escolhido, figuram a harpa celta, símbolo tradicional da Irlanda, o ano de emissão e o nome do país em irlandês (Éire). A harpa foi desenhada por Jarlath Hayes.

Irlanda

Itália

Em Itália, os desenhos das moedas de euro foram sujeitos a um exame minucioso por uma comissão técnica e artística nacional, tendo depois sido apresentados à nação através do maior canal de televisão do país, a RAI UNO. Foi selecionado um desenho diferente para cada moeda, todos baseados em obras‑primas de artistas italianos famosos. A moeda de 1 euro reproduz o famoso desenho de Leonardo da Vinci, “o Homem de Vitrúvio”, que representa as proporções ideais do corpo humano e se encontra em exibição nas Gallerie dell’Accademia, em Veneza.

Itália

Letónia

Desenhada por Guntars Sietiņš, a moeda de 1 euro exibe a efígie de uma jovem letã, utilizada pela primeira vez em 1929, numa moeda de prata de 5 lats.

Letónia

Lituânia

As moedas de euro da Lituânia reproduzem o brasão da República da Lituânia (o Vytis), o nome do país emissor em lituano (LIETUVA) e o ano de emissão (2015). Exibem também as 12 estrelas da bandeira da União Europeia. O desenho é da autoria do escultor Antanas Žukauskas.

Lituânia

Luxemburgo

A face nacional das moedas de euro luxemburguesas foi desenhada por Yvette Gastauer‑Claire, na sequência de um acordo entre a Corte Grã‑Ducal e o Governo do Luxemburgo.

Todas as moedas luxemburguesas exibem a efígie do grão‑duque Henri. Incluem igualmente o ano de emissão e o nome do país em luxemburguês (LËTZEBUERG).

Luxemburgo

Malta

As moedas de 1 e 2 euros exibem o emblema da Ordem Soberana de Malta. Durante o período em que a Ordem dominou Malta, entre 1530 e 1798, a cruz de oito pontas tornou‑se o símbolo da ilha, sendo hoje frequentemente designada “Cruz de Malta”.

Malta

Mónaco

Estão em circulação duas séries de moedas.

A primeira série exibe a efígie do príncipe Rainier III na moeda de 2 euros e a efígie dupla do príncipe Rainier III e do príncipe herdeiro Alberto na moeda de 1 euro. As moedas de 10, 20 e 50 cent reproduzem o selo do príncipe. O motivo principal das moedas de 1, 2 e 5 cent é o brasão dos príncipes soberanos do Mónaco.

A segunda série apresenta, nas moedas de 1 e 2 euros, uma efígie do príncipe Alberto II. As moedas de 10, 20 e 50 cent reproduzem o monograma do príncipe Alberto. O motivo principal das moedas de 1, 2 e 5 cent é o brasão dos príncipes soberanos do Mónaco.

Mónaco

Países Baixos

Os Países Baixos escolheram dois desenhos de Bruno Ninaber van Eyben, com a efígie da rainha Beatriz, para a primeira série de moedas.

Estão em circulação duas séries de moedas, ambas válidas. A segunda série, introduzida em 2014, exibe a efígie do rei Willem‑Alexander e a epígrafe “Willem‑Alexander Koning der Nederlanden” (Willem‑Alexander rei dos Países Baixos, em neerlandês).

Moedas de 1 e 2 euros

Primeira série: exibe a efígie da rainha Beatriz com a epígrafe “Beatrix Koningin der Nederlanden” (Beatriz rainha dos Países Baixos, em neerlandês).

Segunda série: apresenta a efígie do rei Willem‑Alexander com a epígrafe “Willem‑Alexander Koning der Nederlanden” (Willem‑Alexander rei dos Países Baixos, em neerlandês). O símbolo da casa da moeda figura antes e depois do ano de emissão.

Países Baixos

Portugal

Vítor Manuel Fernandes dos Santos foi o vencedor do concurso nacional para a escolha dos três desenhos que figuram na face nacional das moedas de euro portuguesas. O desenhador inspirou‑se em símbolos históricos e nos selos do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As moedas de 1 e 2 euros exibem os castelos e escudos de Portugal, rodeados pelas 12 estrelas da bandeira da União Europeia, simbolizando o diálogo, o intercâmbio de valores e a dinâmica da construção europeia. O elemento central é o selo real de 1144.

Portugal

São Marino

Primeira série: a moeda de 1 euro reproduz o brasão oficial da República.


Segunda série: a moeda de 1 euro apresenta uma imagem da Segunda Torre.

São Marino

Todas as páginas desta secção