Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Organização

O BCE é uma instituição oficial da União Europeia e constitui o cerne do Eurosistema e do Mecanismo Único de Supervisão.

Mais de 3500 pessoas de toda a Europa trabalham no BCE, em Frankfurt am Main, na Alemanha. Desempenham um conjunto de atividades em estreita cooperação com os bancos centrais nacionais do Eurosistema e, no que respeita à supervisão bancária, com as autoridades de supervisão nacionais dos países participantes no Mecanismo Único de Supervisão.

Quem é quem?

Christine Lagarde é a presidente do BCE e Luis de Guindos o vice‑presidente. O principal órgão de decisão é o Conselho do BCE, constituído pelos seis membros da Comissão Executiva e pelos governadores dos bancos centrais nacionais dos 19 países da área do euro.

Órgãos de decisãoOrganograma do BCE

Direitos de voto no Conselho do BCE

Os governadores dos bancos centrais nacionais exercem o direito de voto no Conselho do BCE de acordo com um sistema de rotatividade. Fique a saber como são tomadas as decisões e por que motivo foi introduzido um sistema de rotatividade dos direitos de voto.

Nota explicativa sobre a rotatividade dos direitos de votoCalendário da rotatividade dos direitos de voto
VER TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Todas as páginas desta secção