Combate à contrafação

A produção das notas de euro é feita com recurso às mais avançadas técnicas de impressão. As notas incorporam diversos elementos de segurança muito sofisticados, que permitem distingui-las facilmente de notas contrafeitas, sem ser preciso recorrer a equipamento especial, e que têm um efeito dissuasor nos falsificadores.

Centro de Investigação da Contrafação de Moeda

O BCE acompanha atentamente os avanços nas tecnologias de impressão e de reprodução e mantém-se permanentemente informado sobre o número de contrafações apreendidas. As contrafações são analisadas pelos bancos centrais da área do euro e pelo Centro de Investigação da Contrafação de Moeda do BCE, que coordena a informação técnica e estatística relativa a contrafações. As informações armazenadas na base de dados do centro são partilhadas com as autoridades policiais nacionais e outros organismos envolvidos no combate à contrafação. Além disso, o BCE trabalha em estreita cooperação com a Europol (o Serviço Europeu de Polícia), na qualidade de entidade central de coordenação da proteção do euro, a Interpol (a Organização Internacional de Polícia Criminal) e a Comissão Europeia.

Prevenção do uso ilegal de imagens digitais de notas

Os falsificadores utilizam cada vez mais hardware e software de digitalização de imagens. Em resposta, um grupo internacional de dissuasão da contrafação, o Grupo de Dissuasão da Contrafação dos Bancos Centrais (Central Bank Counterfeit Deterrence Group – CBCDG), constituído por mais de 30 bancos centrais e instituído a pedido dos governadores dos bancos centrais do G10, desenvolveu um sistema de dissuasão da contrafação que impede a captura ou reprodução de imagens de notas protegidas. O sistema foi adotado voluntariamente por produtores de hardware e software. É possível, contudo, obter imagens de alta resolução das notas para fins legítimos junto do BCE.

Caso pretenda reproduzir imagens de alta resolução de notas de euro, envie uma mensagem de correio eletrónico para info@ecb.europa.eu com o seu pedido e uma justificação do mesmo.