Missão do BCE

O Banco Central Europeu e os bancos centrais nacionais constituem, no seu conjunto, o Eurosistema, o sistema de bancos centrais da área do euro. O principal objetivo do Eurosistema é a manutenção da estabilidade de preços, ou seja, a salvaguarda do valor do euro.

O Banco Central Europeu é responsável pela supervisão prudencial das instituições de crédito, localizadas na área do euro e nos Estados-Membros participantes não pertencentes à área do euro, no âmbito do Mecanismo Único de Supervisão, que compreende também as autoridades nacionais competentes. Contribui, deste modo, para a segurança e a solidez do sistema bancário e a estabilidade do sistema financeiro no seio da União Europeia e em cada Estado-Membro participante.

No Banco Central Europeu, assumimos o compromisso de executar eficazmente todas as atribuições que nos foram cometidas. Para tal, desenvolvemos todos os esforços no sentido de atingir o mais elevado nível de integridade, competência, eficiência e responsabilização. Respeitamos a separação entre as funções de política monetária e de supervisão. No exercício das nossas funções, somos transparentes, respeitando, porém, inteiramente os requisitos de confidencialidade aplicáveis.