Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Sobre o BCE

Mantemos os preços estáveis e o seu dinheiro seguro

No Banco Central Europeu (BCE), trabalhamos para manter os preços estáveis na área do euro. Fazemo‑lo para que, com o seu dinheiro, possa comprar tanto amanhã como hoje.

Contribuímos também para a segurança e a solidez do sistema bancário dos países da União Europeia (UE), o que ajuda a assegurar que o dinheiro que tem no banco permanece seguro.

Mantemos a inflação controlada

O BCE é o banco central dos 19 países da UE que utilizam o euro. O nosso principal objetivo é a manutenção da estabilidade de preços. Para o efeito, certificamo‑nos de que a inflação permanece baixa, estável e previsível. Deste modo, ajudamos as pessoas a planear as respetivas poupanças e despesas.

Saiba mais sobre a nossa política monetária

Contribuímos para a segurança do sistema bancário

Supervisionamos os bancos da área do euro para que possa confiar que podem superar dificuldades. Uma supervisão coerente e uniforme em toda a área do euro ajuda a manter o seu dinheiro seguro, ao tornar os bancos mais sólidos.

Visite o sítio dedicado à supervisão bancária

Desenvolvemos e emitimos notas de euro

Investimos em novas tecnologias para tornar as notas que utiliza mais seguras e resistentes ao uso. Coordenamos a produção e emissão das notas de euro com os países cuja moeda é o euro.

Veja as notas de euro em 3D

Asseguramos o bom funcionamento da infraestrutura financeira

Quando paga as suas compras por meios eletrónicos ou transfere dinheiro digitalmente, conta com a nossa ajuda. Gerimos e apoiamos a rede, ou seja, a infraestrutura de mercado, que possibilita que o dinheiro circule sem problemas e de forma eficiente dentro e fora do seu país.

O Eurosistema e os pagamentos

Ajudamos a preservar a estabilidade financeira

Identificamos e recomendamos formas de reduzir os riscos que podem desequilibrar o sistema financeiro, tais como perturbações bolsistas ou uma forte queda dos preços das casas. Deste modo, ajudamos as pessoas e as empresas a fazer planos para o futuro e a investir com confiança.

O nosso papel na estabilidade financeira

História

Fique a saber como os países europeus se aproximaram com a introdução de uma moeda comum e o estabelecimento de uma supervisão bancária conjunta.

História da área do euro

Saiba mais sobre o BCE

Tomada de decisões

As decisões mais importantes, incluindo definir as taxas de juro e escolher que outros instrumentos de política monetária utilizar, são tomadas pelo Conselho do BCE.

Tomada de decisões e rotatividade na votação
O nosso edifício principal

O BCE está localizado em Frankfurt am Main, na Alemanha. O nosso edifício principal foi concebido pelo gabinete de arquitetura COOP HIMMELB(L)AU e ficou concluído em novembro de 2014. Combina elementos históricos e modernos e constitui um marco de referência no perfil da cidade.

Veja como
Notas explicativas

Para ler mais sobre o que fazemos, consulte as nossas notas explicativas. Estas clarificam temas importantes, que lhe permitirão entender melhor o domínio da banca central.

Leia as nossas notas explicativas

O BCE explicado

O que faz o BCE? O que é a inflação? Porque é que a estabilidade de preços é importante para si? Saiba a resposta a estas e outras perguntas neste vídeo de três minutos.

Contacte‑nos

Tem perguntas sobre o BCE e o que fazemos? Conheça a resposta às perguntas mais frequentes ou envie-nos as suas próprias perguntas.

EXPLORE O NOSSO SÍTIO WEB

Saiba mais sobre o que fazemos

Visite o BCE

Infelizmente, as visitas ao BCE estão suspensas, devido à pandemia de coronavírus. Pode efetuar uma visita virtual ao nosso centro de visitantes para ficar a saber mais sobre nós e o que o BCE faz por si.

Centro de visitantes do BCE

Se és jovem, participa nas nossas iniciativas

As decisões que tomamos podem ter impacto no teu dia a dia. Organizamos eventos em toda a Europa para interagir diretamente com jovens e ouvir as suas opiniões e ideias.

Verifica as iniciativas mais recentes
NÃO É ESPECIALISTA? VEJA A NOSSA NOTA EXPLICATIVA
SAIBA MAIS
Quem são os proprietários do BCE?

Todas as páginas desta secção