European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Fomento da ação em geral

Fazer face às alterações climáticas é um desafio mundial, sendo necessárias medidas em todas as frentes. Partilhamos os nossos conhecimentos especializados para fomentar a ação fora do BCE e trabalhamos no sentido de adotar e promover as melhores práticas no combate às alterações climáticas e à destruição e degradação da natureza.

Resultados da nossa análise sobre a pegada ambiental das notas de euro

Como visa o BCE determinar as melhores práticas e promover a ação em geral?

Cooperamos estreitamente com parceiros europeus e internacionais

Colaboramos com parceiros europeus e internacionais, a fim de aumentar a transparência sobre matérias climáticas, melhorar o desempenho ambiental e colmatar lacunas de dados. Fornecemos análises e conhecimentos especializados, com vista a fomentar uma maior compreensão dos riscos climáticos e relacionados com a natureza e das oportunidades económicas. Visamos também um maior entendimento de como aplicar as melhores práticas no nosso próprio trabalho, nomeadamente nas divulgações relacionadas com o clima e no investimento sustentável.

Trabalhamos para melhorar a transparência das nossas atividades

Ao divulgarmos informação climática sobre as nossas carteiras relacionadas e não relacionadas com a política monetária e a nossa pegada ambiental, visamos aumentar a transparência da nossa atuação. Contribuímos, assim, para a disponibilização de dados relacionados com o clima e de conhecimentos, dentro e fora do BCE, acerca das implicações económicas das alterações climáticas. Tal permite também que os participantes no mercado estejam em melhor posição para lidar com futuros desafios climáticos.

Reduzimos o nosso próprio impacto ambiental

Como contributo para o Pacto Ecológico Europeu, o BCE e outras instituições europeias estão a trabalhar no sentido de ajudar a UE a atingir o seu objetivo de neutralidade climática até 2050 e o seu objetivo intermédio de redução das emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030. Trabalhamos, portanto, continuamente para reduzir a pegada ambiental das nossas atividades institucionais quotidianas. A título de exemplo, estamos a tomar medidas para aumentar a sustentabilidade ambiental do ciclo do numerário. No âmbito das nossas carteiras não relacionadas com a política monetária, trabalhamos também com vista a estabelecer metas para alcançar emissões líquidas nulas, o mais tardar, até 2050.

Proteção ambiental no BCE

Todas as páginas desta secção