Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por


Investigação e desenvolvimento no domínio das notas de banco

O BCE, como todos os bancos centrais do Eurosistema, tem o dever de salvaguardar a integridade e a segurança do euro. Para assegurar que as notas de euro permanecem acessíveis e inclusivas, desenvolvemos elementos de segurança inovadores que as pessoas podem reconhecer facilmente e em que podem confiar. A fim de permanecer um passo à frente dos falsificadores, trabalhamos continuamente para melhorar estes elementos e desenvolver novos elementos para futuras notas. Procuramos também soluções tecnologicamente sustentáveis que possam ajudar a reduzir a pegada ambiental das notas de euro e dos nossos processos.

É por esse motivo que coordenamos e financiamos uma grande variedade de projetos de investigação e desenvolvimento.

Domínios de investigação

Os projetos de investigação financiados podem incluir desde análises de curto prazo e estudos de viabilidade a projetos de desenvolvimento de mais longo prazo e até testes de impressão industrial de novos elementos para as notas.

São indicados a seguir alguns dos domínios que visamos promover e dos quais beneficiamos.

  • Elementos de segurança das notas
  • Tecnologia de produção, processamento e tratamento de notas
  • Tecnologias que melhorem a pegada ambiental do ciclo de numerário
  • A ciência da perceção e cognição

Quem é elegível em termos de financiamento?

O BCE convida sociedades comerciais, institutos de investigação e outros profissionais com competência nas áreas tecnológicas relevantes a apresentar propostas de projetos. Não é necessário ser residente na União Europeia para se candidatar.

Como contactar o BCE sobre propostas de projetos

Se dispõe de um produto ou conceito que considera poder ser do interesse do BCE para utilização nas notas de euro, preencha o seguinte formulário em língua inglesa e envie‑o para o endereço de correio eletrónico BN-Development@ecb.europa.eu. Assegure‑se de que o formulário preenchido não ocupa mais de três páginas A4.

A fim de proteger a informação comunicada, pode utilizar a encriptação PGP, descarregando a chave pública para a apresentação da proposta de projeto. Procuramos responder às propostas apresentadas no prazo de um mês.

Se a sua proposta for do nosso interesse, redigiremos um acordo de confidencialidade e sigilo, que lhe pediremos para assinar, com vista a assegurar a confidencialidade antes de serem fornecidas mais informações. Posteriormente, enviaremos instruções e modelos adicionais para a apresentação formal da sua proposta. Esta é a norma para todos os projetos financiados pelo BCE.

Exemplos de projetos anteriores

Todas as páginas desta secção