European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Bélgica

As moedas de euro da Bélgica foram desenhadas por Jan Alfons Keustermans, diretor da Academia Municipal de Belas‑Artes de Turnhout. Estão em circulação três séries de moedas, todas válidas.

A primeira série exibe, no núcleo das moedas, uma efígie do Rei Alberto II e, na coroa circular externa, o ano de emissão e o monograma real – um “A” maiúsculo sob uma coroa – rodeados por 12 estrelas, que simbolizam a Europa.

Em 2008, a Bélgica alterou ligeiramente o desenho para cumprir as orientações da Comissão Europeia. As moedas da segunda série também exibem uma efígie do Rei Alberto II, mas o monograma real e o ano de emissão figuram agora no núcleo da moeda, assim como o símbolo da casa da moeda e o código do país (BE).

Em 2014, a Bélgica lançou uma terceira série de moedas de euro, com a efígie do Rei Filipe, o seu monograma real (FP) e o código do país (BE). O símbolo da casa da moeda figura antes e depois do ano de emissão.

2 euros

A moeda de 2 euros inclui uma inscrição a toda a volta do bordo (2 **), repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

1 euro

50 cent

20 cent

10 cent

5 cent

2 cent

1 cent