Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Relatório do júri do concurso para o desenho das futuras notas de euro

Síntese

O Eurosistema está a preparar o redesenho das notas de euro, que deverá refletir a identidade comum, a riqueza do património cultural e o empenho com a sustentabilidade na Europa. O objetivo é criar notas que sejam não só seguras e funcionais, mas também inclusivas e significativas para todos os europeus.

Após extenso trabalho preparatório, no qual o Banco Central Europeu (BCE) recorreu a grupos consultivos independentes e recolheu pontos de vista do público, foram selecionados dois temas e os motivos associados: “Cultura europeia”, que celebra o património e os espaços culturais da Europa, e “Rios e aves”, que simbolizam liberdade, unidade e a nossa ligação ao mundo natural.

Concurso de desenho

Em julho de 2025, o BCE lançou um concurso para a conversão destes temas em propostas de desenho. Convidou desenhadores gráficos de toda a União Europeia (UE) a apresentarem propostas.

Na primeira fase do concurso, o convite à apresentação de candidaturas atraiu 1241 propostas de desenhadores dos vários países da UE. Foram selecionados 25 desenhadores para a segunda fase: 17 para ambos os temas, seis para o tema “Rios e aves” e dois apenas para o tema “Cultura europeia”.

Na segunda fase, iniciada em novembro de 2025, os desenhadores selecionados receberam orientações pormenorizadas e foram incumbidos de criar desenhos para as notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros. Foi solicitado a cada desenhador que preparasse uma narrativa visual para a série, assegurando simultaneamente o cumprimento dos requisitos técnicos, legais e temáticos.

Até ao termo do prazo em 24 de abril de 2026, foram apresentadas 39 propostas: 23 para o tema “Rios e aves” e 16 para o tema “Cultura europeia”[1].

Júri do concurso de desenho

Um júri independente, composto por membros de todos os países da área do euro, foi incumbido de avaliar as propostas de desenho e selecionar até dez propostas vencedoras (cinco para cada tema). O júri teve plena autonomia na tomada de decisões.

O processo de avaliação foi conduzido em duas fases, sempre com as propostas de desenho pseudonimizadas[2]. Numa primeira fase, os membros do júri avaliaram as propostas de forma independente, classificando‑as com base em critérios como a criatividade, a coerência temática, a acessibilidade e a atratividade pública. Numa segunda fase, o júri reuniu‑se no BCE para debater e selecionar as propostas de desenho vencedoras.

Propostas de desenho vencedoras e descrições apresentadas pelos desenhadores

Após um debate aprofundado e uma avaliação exaustiva, o júri selecionou as dez propostas vencedoras descritas a seguir (cinco para cada tema). As propostas são apresentadas por ordem crescente dos números de identificação que lhes foram atribuídos.

Cultura europeia

  • EC145

O desenho funciona como uma reflexão sobre a forma como a cultura é criada. Os olhos representam a observação, a perceção e a reflexão, ao passo que a boca simboliza a expressão, o diálogo e o intercâmbio. Centrando‑se nestes elementos, os retratos vão além da identidade individual, remetendo para uma capacidade humana comum de produção cultural. No verso das notas, pessoas de diferentes origens e idades encontram‑se e interagem em espaços culturais contemporâneos. Em conjunto, ambos os lados das notas estabelecem uma ligação entre perceção e expressão individuais e o intercâmbio coletivo, convidando o público a considerar as notas como representações da cultura enquanto processo vivo e partilhado.

  • EC564

O desenho visa ilustrar o lema oficial da UE – “Unida na diversidade”. A rica história cultural e o rico património cultural comuns unem a Europa, sendo representados por retratos de personalidades europeias emblemáticas. A Europa encontra‑se unida por valores partilhados e por um sentimento de pertença, que são reforçados pela diversidade de identidades culturais. Esta diversidade é ilustrada numa colagem através de uma multiplicidade de formas e texturas que, em conjunto, criam um novo todo, unindo estes diferentes elementos. A colagem constitui o pano de fundo dos retratos desenhados à mão e das representações de espaços culturais partilhados como manifestações concretas destas ideias.

  • EC617

No centro da nota, um olhar envolvente interpela o observador. Encapsula uma proposta, uma ideia e um diálogo entre aqueles que forjaram a nossa identidade cultural e aqueles de nós que colocam a Europa na vanguarda do pensamento, mantendo vivo o espírito dessas figuras no nosso quotidiano. Uma cor dominante, consistente e reconhecível acompanha um padrão linear que proporciona uma textura comum, numa estrutura que forma um todo coerente. Se virarmos as notas de euro horizontalmente, vemos quatro blocos verticais, cada um inspirado numa letra: “E”, “U”, “R” e “O”.

  • EC799

O desenho conta uma história simples: a Europa é um espaço cultural partilhado. Cada nota é imediatamente identificável pela sua cor dominante e pelo motivo central, que consiste no retrato de uma figura cuja vida e obra ligam os europeus ao longo dos séculos. No verso das notas, ligeiramente sobreposto pelas constelações que há muito servem de guia a viajantes, um mapa da Europa é combinado com uma cena contemporânea no espaço cultural ilustrado na nota – artes do espetáculo, música, estabelecimentos de ensino, bibliotecas, museus e praças públicas. As pessoas estão representadas sem características específicas, para que os cidadãos se possam reconhecer nelas.

  • EC915

A abordagem comunicativa centra‑se no valor universal do trabalho de cada pessoa e não na sua personalidade. O círculo e os símbolos funcionam como uma mensagem visual que remete para um espaço intelectual. Esse espaço oferece ao observador uma familiaridade visual imediata. Simultaneamente, os pormenores simbólicos proporcionam referências subtis para uma interpretação conceptual mais aprofundada. Deste modo, o desenho comunica que, apesar da diversidade das pessoas, o seu contributo constitui uma fonte unificada de inspiração e um meio de conexão a valores culturais familiares, embora em permanente evolução.

Rios e aves

  • RB120

Desde o bater de asas de uma ave à corrente dos rios, o movimento constitui o cerne desta proposta. Esta procura dar corpo ao dinamismo da UE e às correntes tangíveis e intangíveis que atravessam o seu território. Como verdadeira mensageira, a ave – que surge isolada na frente das notas e como um grupo no verso – simboliza o diálogo e a interdependência entre as nossas sociedades e a natureza. Da nascente de um rio ao oceano, o voo da ave revela a paisagem percorrida mediante o entrelaçamento de dois padrões (um desenhado à mão com caneta de feltro e outro vetorial), representando a coesão através da diversidade.

  • RB227

A série de notas para o tema “Rios e aves” comunica o seu conceito através de uma ligação direta entre os elementos visuais e o seu significado. Cada nota apresenta uma espécie específica de ave no seu habitat, ligando a biodiversidade a paisagens europeias. Estruturas de barras horizontais traduzem o som individual de cada ave de uma forma visual, enquanto uma escala vertical indica a sua velocidade de voo, permitindo uma leitura intuitiva da informação. Dados concisos na frente da nota contextualizam igualmente a espécie. No verso, os edifícios da UE e o mapa da Europa estabelecem uma ligação entre os ambientes naturais e uma identidade cultural comum.

  • RB637

Esta série de notas de euro conta uma história visual de rios europeus, desde as suas origens em nascentes de montanha até à sua confluência com o mar. As personagens principais são as aves europeias nos seu habitat natural. Quanto mais elevada é a denominação da nota, mais próximo as imagens estão do mar. Cada uma das bandas laminadas de segurança exibe uma etapa de um rio, com a ave associada, e funciona como um dispositivo infográfico, introduzindo o conceito narrativo da série de notas. Mesmo os edifícios da UE, no verso das notas, se fundem com as asas das aves específicas representadas na frente das notas.

  • RB754

A água flui. É o próprio fundamento da vida, moldando o nosso ambiente e o habitat da rica avifauna europeia representada nas notas. Além disso, a água pode assumir muitas características, como o equilíbrio ou a coerência. A utilização destas qualidades como analogias das instituições da UE gera confiança nessas instituições e compreensão das suas funções. Uma gota de água poderá parecer insignificante, mas, ao longo de séculos, um curso de água é suficientemente poderoso para esculpir cadeias montanhosas. Uma pessoa poderá parecer insignificante, mas milhões de pessoas unidas por um objetivo comum são resilientes e poderosas. Nesta perspetiva, a água é uma analogia adequada para a UE.

  • RB832

Seis aves são representadas em paisagens abstratizadas, ligadas pelo curso de um rio, desde uma nascente de montanha até um mar tempestuoso. A luz acompanha esta progressão, evoluindo de uma presença suave a uma força dinâmica e incisiva, com ressonância simbólica. As cenas ilustradas convidam a uma observação atenta, tornando a pessoa que olha para a nota num observador de aves, recolhendo indícios de cada espécie. No verso das notas, as instituições da UE são expressas através de gestos humanos e de uma malha semelhante a tecido que se metamorfoseia. As mãos seguram, estabilizam, alinham e debatem, sugerindo cooperação em ação, enquanto a luz irradia de cada edifício por todo o território da UE.

O Conselho do BCE tomará a sua decisão final sobre o futuro desenho das notas de euro com base nos resultados do concurso de desenho e tendo em conta as preferências do público.

© Banco Central Europeu, 2026

Endereço postal 60640 Frankfurt am Main, Alemanha
Telefone +49 69 1344 0
Sítio Web www.ecb.europa.eu

Todos os direitos reservados. A reprodução para fins pedagógicos e não comerciais é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Para uma definição da terminologia específica, consultar o glossário do BCE.

HTML ISBN 978‑92‑899‑7978‑8, doi:10.2866/5686976, QB‑01‑26‑186‑PT‑Q


  1. Em três casos, não foram apresentadas propostas de desenho.

  2. As propostas de desenho foram apresentadas através de uma entidade terceira independente prestadora de serviços, que as pseudonimizou. Garantiu‑se, assim, que nem o BCE nem o júri poderiam associar qualquer proposta de desenho ao desenhador correspondente.