O que é o Banco Central Europeu?

Qual é o impacto do BCE na sua vida quotidiana?

1 de junho de 2018 (atualizado em 14 de dezembro de 2018)

Por ocasião do 20.º aniversário do BCE, celebrado em 1 de junho de 2018, destacamos 20 factos.

  1. Se reside na área do euro, é um dos 340 milhões de cidadãos que partilham uma moeda única, a qual é gerida pelo BCE. A área do euro é a segunda maior economia a nível mundial.
     
  2. Para que os cidadãos confiem que, no futuro, poderão comprar a mesma quantidade de bens e serviços que no presente, o BCE trabalha no sentido de manter os preços estáveis na área do euro – é essa a nossa função principal. Desde a introdução do euro em 1 de janeiro de 1999, a inflação tem sido, em média, de 1,7% – um valor inferior ao registado nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
    Por que razão a estabilidade de preços é importante?
     
  3. Como mantemos os preços estáveis? Através da fixação das taxas de juro e de outras medidas de política monetária. O Conselho do BCE reúne de seis em seis semanas para tomar decisões de política monetária.
    Em que consiste a política monetária?
    Decisões de política monetária
     
  4. Em conjunto com os 19 bancos centrais nacionais, produzimos também as notas de euro (desde 2002, já produzimos 130 mil milhões de notas).
    Elementos de segurança das notas
  5. Zelamos pela estabilidade do sistema financeiro. Quando o sistema financeiro é sólido, pode resistir a choques sem grandes perturbações. Por outras palavras, as pessoas podem continuar a aceder às suas contas bancárias, as empresas podem continuar a efetuar e receber pagamentos, os investidores podem continuar a fazer negócios, etc. Analisamos os riscos que podem ameaçar o sistema e propomos políticas macroprudenciais aos governos dos países da área do euro.
    Estabilidade financeira em destaque
    Guia rápido sobre as políticas macroprudenciais
     
  6. Desde 2014, também supervisionamos diretamente as instituições de crédito de maior dimensão da área do euro para que os cidadãos possam confiar que as mesmas estão aptas a superar eventuais dificuldades. Cerca de 1 200 membros do pessoal do BCE seguem atentamente 118 instituições de crédito de grande dimensão e definem orientações para o setor.
    Razões para supervisionar os bancos comerciais
     
  7. Garantimos que os cidadãos europeus podem efetuar pagamentos com segurança, seja em numerário, com cartão ou por via eletrónica. O BCE é responsável pelos sistemas de pagamentos que possibilitam essas operações. O nosso sistema de pagamentos, o TARGET2, processa 350 000 transações por dia, com um valor diário de 1,7 biliões de euros.
    O que é o TARGET2?
  8. A propósito de pagamentos, sabia que, em breve, será possível efetuar pagamentos eletrónicos imediatos através do nosso sistema TIPS (do inglês, TARGET Instant Payment Settlement), o serviço de liquidação de pagamentos imediatos através do TARGET, sem ter de esperar vários dias para que o pagamento se concretize?
    Em breve: pagamentos imediatos a nível transfronteiras
    O que é o serviço de liquidação de pagamentos imediatos através do TARGET (TIPS)?
  9. Realizamos estudos sobre Blockchain e outras tecnologias financeiras inovadoras e atuamos no domínio da ciber-resiliência, a fim de assegurar que os sistemas de pagamentos continuam a ser seguros, resilientes e eficientes.
    Como pode uma nova tecnologia transformar os mercados financeiros?
    Por que razão a ciber-resiliência é importante?
     
  10. Estamos interessados em megadados. Os nossos especialistas em estatística estão constantemente a lidar com dados relativos a múltiplas áreas, que nos ajudam a fundamentar as nossas decisões de política monetária.
    Por que razão as estatísticas são importantes?
  11. A nossa política monetária contribui para o crescimento da economia da área do euro. Sabia que o produto interno bruto (PIB) per capita médio na área do euro subiu de cerca de 21 000 euros para cerca de 32 000 euros desde o lançamento da moeda única?
     
  12. As nossas políticas também apoiam o emprego. Entre 2012 e 2017, foram criados sete milhões de novos postos de trabalho na área do euro e 71% das pessoas em idade ativa têm atualmente emprego.
     
  13. Para assegurar que atuamos no interesse dos cidadãos europeus, somos independentes, o que significa que não nos deixamos influenciar por considerações políticas de curto prazo.
    Por que razão o BCE é independente?
     
  14. Respondemos perante os cidadãos europeus. Por esse motivo, procuramos explicar a nossa atuação aos cidadãos e temos a obrigação jurídica de prestar contas perante os representantes eleitos dos cidadãos no Parlamento Europeu.
    Como o BCE presta contas pelas suas ações?
     
  15. Pode confiar em nós. Em 2012, o Presidente do BCE, Mario Draghi, proferiu uma frase célebre: “No âmbito do nosso mandato, o BCE está preparado para fazer tudo o que for necessário para salvaguardar o euro.” Em conjunto com outros intervenientes, conseguimos superar a crise da dívida soberana na área do euro.
    Discurso de Mario Draghi, 26 de julho de 2012
  16. Estamos localizados em Frankfurt am Main, na Alemanha. Os nossos escritórios situam-se num novo arranha‑céus na zona leste de Frankfurt, bem como nos edifícios da Eurotower e do Japan Centre, situados na zona financeira no centro da cidade.
    Sobre o edifício principal do BCE
  17. Trabalham no BCE mais de 3 000 pessoas, oriundas de toda a Europa e de outras partes do mundo e falantes de 23 línguas diferentes.
    Trabalhar no BCE
     
  18. Cultivamos um ambiente de trabalho inclusivo no BCE. Os membros do pessoal do BCE criaram várias redes, nomeadamente a Rede Arco-Íris, a Rede WOW (do inglês, Women Organise Women) e o Grupo Étnico e Cultural.
    Diversidade e inclusão no BCE
     
  19. Existem falcões a caçar no topo do edifício principal do BCE, de 185 metros de altura, na zona leste de Frankfurt am Main. Além disso, estamos atentos aos falcões e pombas que possam visitar as casas de pássaros que temos na área em torno do nosso edifício principal.
     
  20. Por último, mas não menos importante: sabemos que, por vezes, é difícil entrar em contacto connosco, mas gostaríamos de dialogar consigo com mais frequência. Consulte a nossa página de contactos. Pode seguir‑nos no e no LinkedIn ou, se passar por Frankfurt am Main, venha conhecer o nosso centro de visitas.