Centro de visitas do BCE

Porque é importante que os preços permaneçam estáveis e o que isso significa para o seu poder de compra? Como asseguramos que o dinheiro que tem depositado no banco esteja seguro? Quais são as principais realizações da Europa? Descubra a resposta a estas perguntas e muito mais no centro de visitas do BCE.

As visitas começam com uma introdução realizada por um guia do BCE. Depois, poderá explorar os expositores interativos e o material visual informativo para ficar a saber mais sobre quem somos e o que fazemos, tendo também a oportunidade de colocar questões. Para uma experiência mais elucidativa, estão disponíveis tablets que podem ser utilizados durante a visita.

Não pode deslocar-se ao BCE?


Faça uma visita virtual e explore o centro de visitas do BCE onde quer que esteja no mundo. Se tiver óculos de realidade virtual, coloque-os para uma experiência ainda mais envolvente. Caso necessite de mais informações sobre como utilizar o modo “realidade virtual”, consulte as respostas às perguntas frequentes mais abaixo.

Informação para os visitantes

Horas de visita
Segunda e sexta-feira, às 16h00
Terça, quarta e quinta-feira, às 10h30
Duração da visita
90 minutos
Pré-inscrição
  • Para se inscrever numa visita, envie uma mensagem de correio eletrónico para visitor.centre@ecb.europa.eu.
  • As visitas podem ser solicitadas com um máximo de três meses e um mínimo de quatro semanas de antecedência sobre a data da visita.
  • See our privacy statement for information regarding the processing of your personal data.
Língua da visita
Inglês ou alemão (indique a sua preferência na mensagem de correio eletrónico). Os tablets ao dispor dos visitantes fornecem informação em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e neerlandês.
Entrada
A entrada é gratuita, mas é necessário apresentar um documento de identificação (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) ou passaporte válido.
Tamanho do grupo
Indivíduos ou grupos de, no máximo, 45 participantes (indique o número de lugares que pretende reservar na sua mensagem de correio eletrónico)
Idade mínima
Recomendamos uma idade mínima de 16 anos.

Já se inscreveu numa visita?

Encontra aqui algumas informações práticas sobre como se preparar para a visita. Tenha também em atenção que no dia da visita é necessário chegar com tempo suficiente para os procedimentos de segurança.

Perguntas frequentes

O que posso ver e fazer no centro de visitas do BCE?

O centro de visitas do BCE oferece um conjunto de elementos textuais, visuais e interativos que explicam o trabalho e as atividades do BCE, incluindo:

  • o objetivo primordial do BCE de manter os preços estáveis
  • a responsabilidade do BCE de proteger o sistema financeiro mediante a deteção e mitigação de riscos e a supervisão dos bancos
  • o papel do euro na interligação de pessoas, empresas e países na Europa
  • o enquadramento institucional do BCE e as realizações da Europa

Já alguma vez se perguntou como será fazer parte do Conselho do BCE? Venha sentar-se na nossa réplica da sala de reuniões do Conselho do BCE e fique a saber mais sobre o que fazemos no BCE com o nosso vídeo panorâmico.

Pode também solicitar um tablet no início da visita para ter acesso a mais informação sobre o BCE, os bancos centrais nacionais da União Europeia e a área do euro.

Como posso solicitar uma visita?

Envie uma mensagem de correio eletrónico para visitor.centre@ecb.europa.eu com os seguintes dados:

  • breve descrição do grupo
  • número de participantes
  • língua preferida (inglês ou alemão)
  • sugestão de datas convenientes, tendo em consideração as horas de visita do BCE (ver acima)

Nós verificaremos se podemos satisfazer o seu pedido e responderemos no prazo de uma semana.

Como é que o BCE avalia os pedidos de visita?

As vagas são, em regra, preenchidas segundo a ordem de entrada do pedido de inscrição, sendo dada prioridade a quem visita pela primeira vez e tendo em atenção uma representação adequada das nacionalidades.

Em que línguas é que a informação está disponível?

Os textos e o conteúdo áudio dos expositores estão disponíveis em três línguas: alemão, francês e inglês.

Os visitantes previamente inscritos aos quais seja disponibilizado um tablet podem aceder a informação adicional mais aprofundada em seis línguas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e neerlandês.

Oferecem visitas especiais para um público mais jovem?

Atualmente não oferecemos um programa especial para um público mais jovem e recomendamos uma idade mínima de 16 anos.

Que partes das instalações do BCE posso visitar?

O centro de visitas encontra-se dentro do anterior edifício do Groβmarkthalle e o acesso às torres de escritórios não é possível.

Se estiver interessado em saber mais sobre a história do Groβmarkthalle, recomendamos que contacte a Fundação Elsaesser.

Como chego ao BCE?

Recomendamos que utilize os transportes públicos, pois o estacionamento junto ao BCE é limitado. As paragens e estações dos diversos meios de transporte público mais próximas do edifício principal do BCE são: Frankfurt Ostendstraße (estação de comboios urbanos (S-Bahn)), Ostbahnhof (estação de metro (U-Bahn) e de comboios regionais e autocarros), e Ostbahnhof/Sonnemannstraße (paragem de elétricos e autocarros).

Para grupos grandes, estão disponíveis alguns lugares de estacionamento de autocarros junto à entrada do edifício principal do BCE. Caso deseje reservar um desses lugares, informe-nos por correio eletrónico. Não podemos, no entanto, garantir que conseguiremos satisfazer o seu pedido.

Posso visitar o centro de visitas sem me ter inscrito previamente para uma visita guiada?

O centro de visitas só pode ser visitado como parte de uma visita guiada, nas horas indicadas acima, e está encerrado aos fins de semana e nos feriados. Pode, contudo, explorar o centro de visitas a qualquer altura fazendo uma visita virtual. Para uma experiência ainda mais realista, utilize óculos de realidade virtual.

Como posso fazer um visita virtual com óculos de realidade virtual?

Instale a aplicação “Google Street View” no seu smartphone (iOS, Android). Procure o Banco Central Europeu e toque numa das fotografias oficiais do BCE que mostram o interior do edifício. Carregue no ícone dos óculos de realidade virtual no canto superior direito para iniciar o modo “realidade virtual”, coloque o telemóvel no dispositivo de realidade virtual e desfrute da experiência envolvente.

Participei num visita e gostaria de dar a minha opinião sobre a experiência. Como posso fazê-lo?

Procuramos constantemente melhorar o programa de visitas do BCE e, para tal, agradecemos as observações dos visitantes. Partilhe connosco a sua opinião sobre a visita, acedendo ao sítio www.menti.com e introduzindo o código 10 43 43.