Proteção ambiental no BCE

É natural que uma instituição europeia como o BCE olhe para o exterior, se centre no médio e longo prazo e sublinhe a importância da sustentabilidade em todos os seus aspetos. O BCE reconhece, assim, que tem o dever de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento sustentável.

A proteção do meio ambiente e, mais especificamente, do clima tornou-se um princípio geral da política da União Europeia. As alterações climáticas, o efeito de estufa e a necessidade de redução das emissões de CO2 representam sérios desafios mundiais. Como consequência, um número cada vez maior de organizações internacionais, entidades governamentais e sociedades comerciais tem vindo a adotar estratégias ambientais a nível interno. O BCE faz parte deste movimento.

Em 2007, o BCE decidiu tomar medidas no sentido de apostar de modo sistemático na sustentabilidade ambiental. Para o efeito, criou uma iniciativa ecológica e adotou a sua primeira política ambiental, que visa melhorar continuamente o seu desempenho ambiental e reduzir as emissões de CO2. A fim de alcançar estes objetivos, procedeu à implementação de um sistema de gestão ambiental, em conformidade com o Sistema de Ecogestão e Auditoria (Eco-Management and Audit Scheme – EMAS) da União Europeia e a norma ISO 14001, o qual abrange todas as atividades realizadas nas suas instalações.

Nos últimos anos, o BCE tem gerido os seus recursos de forma mais sustentável a nível ambiental, em particular, aumentando a sensibilização dos membros do seu pessoal e reduzindo o consumo de recursos naturais e as emissões de CO2.

O BCE pretende ser uma instituição com consciência ecológica. No seu quotidiano, faz uma utilização prudente dos recursos naturais, a fim de preservar a qualidade do ambiente e proteger a saúde humana. Com esta abordagem, visa incentivar outras entidades a darem provas da sua consciência ecológica e responsabilidade institucional perante o respetivo pessoal, terceiros e o público em geral.

Para mais informações, consultar a declaração ambiental do BCE:

  • Declaração ambiental do BCE, 2016
    ENGLISH
    OTHER LANGUAGES (1) +
    Select your language
  • Atualização da declaração ambiental do BCE, 2015
    ENGLISH
    OTHER LANGUAGES (1) +
    Select your language
  • Atualização da declaração ambiental do BCE, 2014
    ENGLISH
    OTHER LANGUAGES (1) +
    Select your language
  • Declaração ambiental do BCE, 2013
    ENGLISH
    OTHER LANGUAGES (1) +
    Select your language
  • Atualização da declaração ambiental do BCE, 2012
    ENGLISH
    OTHER LANGUAGES (1) +
    Select your language
  • Atualização da declaração ambiental do BCE, 2011
  • Declaração ambiental do BCE, 2010