Menu

Alterações climáticas e o BCE

No BCE, investigamos como podemos ser eficazes no combate às alterações climáticas. Trabalhamos no sentido de identificar os riscos que as alterações climáticas podem representar para a economia e o sistema financeiro. As alterações climáticas podem afetar a economia em resultado dos fenómenos meteorológicos extremos e das incertezas relacionadas com a transição para uma economia hipocarbónica.


“No reexame da nossa estratégia, determinaremos onde e como a questão das alterações climáticas e o combate às mesmas podem ter impacto nas nossas políticas.”

Christine Lagarde, presidente do BCE


O BCE atua em quatro domínios de competência importantes

Análise económica

O pessoal do BCE assegura que as alterações climáticas são tidas em conta nos modelos macroeconómicos do BCE, nos seus métodos de previsão e nas avaliações do risco.

Supervisão bancária

As autoridades de supervisão interagem com os bancos no sentido de os sensibilizar para os riscos associados às alterações climáticas. O objetivo é garantir que os bancos são capazes de gerir adequadamente esses riscos.

Política monetária e carteiras de investimento

No contexto dos programas do BCE de compra de ativos, investimos em obrigações verdes, tendo em consideração a necessidade de evitar distorções do mercado.

Estabilidade financeira

Técnicos especializados em estabilidade financeira medem e avaliam os riscos que as alterações climáticas representam para o sistema financeiro. Os resultados são comunicados ao público, aos participantes no mercado e aos decisores de políticas.


Resposta do Eurosistema a uma estratégia renovada de financiamento sustentável

O BCE e os bancos centrais nacionais dos países que adotaram o euro estão prontos a apoiar o trabalho da Comissão Europeia no desenvolvimento de uma estratégia renovada de financiamento sustentável e na melhoria da divulgação de informação não financeira. Identificámos cinco prioridades importantes em resposta às consultas públicas lançadas pela Comissão.

Mais informação


Outras iniciativas

BCE Verde

Estamos continuamente a trabalhar no sentido de reduzir a pegada ecológica do BCE. Se tiver interesse em saber o que alcançámos até agora, consulte a nossa página sobre proteção ambiental.

Hora do Planeta

O BCE participa na iniciativa “Earth Hour” (referida em português como “Hora da Terra” ou “Hora do Planeta”) desde 2012. Desligando as luzes do nosso edifício principal, procuramos sensibilizar para as alterações climáticas.

Rede para a Ecologização do Sistema Financeiro

O BCE integra a Rede para a Ecologização do Sistema Financeiro (Network for Greening the Financial System – NGFS), um grupo de bancos centrais e autoridades de supervisão financeira dos cinco continentes, que visa identificar formas de apoiar uma transição sem problemas para uma economia hipocarbónica.

Mais informação

Podcast

Podcast do BCE: as alterações climáticas e o papel dos bancos centrais

Em que medida as alterações climáticas afetam a estabilidade financeira? Porque não compra o BCE mais obrigações verdes? Como podem os bancos preparar‑se melhor para os riscos climáticos? O nosso anfitrião, Michael Steen, debate estas questões com três especialistas: Fátima Pires, Madeleine Roos e Patrick Amis.

Mais informação (em inglês)


Discursos, entrevistas e publicações

25 January 2021
Frank Elderson: Hearing at the Committee on Economic and Monetary Affairs of the European Parliament
Introductory statement by Frank Elderson, Member of the Executive Board of the ECB, at the ECON Committee of the European Parliament
25 January 2021
Fabio Panetta: Sustainable finance: transforming finance to finance the transformation
Keynote speech by Fabio Panetta, Member of the Executive Board of the ECB, at the 50th anniversary of the Associazione Italiana per l’Analisi Finanziaria (by videoconference)
English
OTHER LANGUAGES (1) +
Select your language
25 January 2021
ECB sets up climate change centre
25 January 2021
Christine Lagarde: Climate change and central banking
Keynote speech by Christine Lagarde, President of the ECB, at the ILF conference on Green Banking and Green Central Banking
25 January 2021
ECB to invest in Bank for International Settlements’ green bond fund

Mais publicações sobre alterações climáticas