Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Concurso “#EUROat20 QuizClash”

De 18 de fevereiro a 10 de março de 2019, unimo‑nos ao jogo QuizClash para lançar um concurso especial, dirigido a todos os residentes na União Europeia (UE) e destinado a assinalar os 20 anos do euro.

Mais de 1,6 milhões de jogadores de toda a UE competiram entre si em seis rondas, cada uma com três perguntas.

Parabéns a quem acertou em todas as perguntas: são especialistas no que respeita ao euro! De entre estes especialistas, selecionámos 30 vencedores, que foram contactados para escolher o respetivo prémio: um iPad Pro ou um bilhete de Interrail (o Interrail Global Pass).

Lista de vencedores

Agradecemos a todos os participantes no concurso e felicitamos os vencedores!

Sabias que...?

35% do jogadores pensavam que o BCE fica em Estrasburgo.

Na verdade, Estrasburgo é a sede oficial do Parlamento Europeu. O BCE está localizado em Frankfurt am Main, na Alemanha.

Segue‑nos no Instagram e recebe as nossas saudações matinais enviadas dos nossos escritórios com vista para os arranha‑céus de Frankfurt.

Muitos jogadores pensavam que o BCE pode financiar os governos dos países da UE.

Não é verdade – somos uma instituição independente. O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia proíbe o BCE de conceder crédito às instituições da UE ou ao setor público, o que protege o Eurosistema da influência das autoridades públicas.

Mais informação sobre a independência do BCE

Uma das principais responsabilidades do BCE é manter os preços estáveis.

85% dos jogadores sabiam isso! O BCE preserva a estabilidade de preços controlando a quantidade de dinheiro em circulação na economia e definindo as taxas de juro. Além disso, acompanha os preços dos bens e serviços para controlar que não estão a aumentar demasiado. Deste modo, as pessoas podem comprar quantidades semelhantes de bens e serviços com os seus euros, tanto hoje como amanhã.

Porque é importante a estabilidade de preços?

Assumimos as nossas atribuições de supervisão bancária em novembro de 2014 – não em janeiro de 2002.

Quase metade dos participantes no concurso “#EUROat20 QuizClash” confundiu as duas datas.

Janeiro de 2002 é, de facto, uma data decisiva na nossa história. Foi quando entraram em circulação as primeiras notas e moedas de euro.

Contudo, só em novembro de 2014 é que o BCE passou a ser responsável pela supervisão das instituições de crédito europeias. A crise financeira mostrou com que força e rapidez os problemas do setor financeiro se podem propagar – em particular, numa união monetária – e como esses problemas afetam diretamente as pessoas no conjunto da área do euro. Neste contexto, o objetivo do BCE é restaurar a confiança no setor bancário da UE e aumentar a resiliência das instituições de crédito.

Visão geral da Supervisão Bancária do BCE

Gostaríamos de agradecer a Valentin Hasner, Constantin Weiß, Heinrich Westphalen, Annika Schwarz e Sarah Christina Zuellig (estudantes da disciplina de Gestão de Comunicação e Meios de Comunicação Social da licenciatura de 2018, lecionada pela professora Eliane Bucher e pelo professor Markus Will, na Universidade de St. Gallen, na Suíça) por sugerirem este concurso.

Todas as páginas desta secção