Concurso “#EUROat20 QuizClash”

Entre 18 de fevereiro e 10 de março de 2019, unimo-nos ao jogo QuizClash para lançar um concurso especial dirigido a todos os residentes na União Europeia e destinado a assinalar o 20.º aniversário do euro.

Mais de 1,6 milhões de jogadores de toda a União Europeia competiram entre si nas seis rondas, cada uma com três perguntas.

Vencedores: recolham os prémios!

Parabéns a quem acertou em todas as perguntas: são verdadeiramente especialistas sobre o euro! A lista com os 30 vencedores pode ser consultada . Os prémios são um iPad Pro ou um bilhete de Interrail (o Interrail Global Pass).

Se for um dos vencedores, mas ainda não nos contactou, envie uma mensagem de correio eletrónico para: ecbyouthinitiatives@ecb.europa.eu.

Tem até 31 de maio de 2019 para reclamar o seu prémio!

Concurso “#EUROat20 QuizClash”

Sabia que...?

35% do jogadores pensavam que o BCE ficava em Estrasburgo.

Na verdade, Estrasburgo é a sede oficial do Parlamento Europeu. O BCE está localizado em Frankfurt am Main, na Alemanha.

Siga-nos no Instagram e receba as nossas saudações matinais enviadas dos nossos escritórios com vista para os arranha-céus de Frankfurt.

Muitos jogadores pensavam que o BCE podia financiar os governos dos países da União Europeia.

Não é verdade – somos uma instituição independente. O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia proíbe o BCE de conceder crédito às instituições da União Europeia ou ao setor público. Este facto protege o Eurosistema da influência das autoridades públicas.

Mais informação sobre a independência do BCE

Uma das principais responsabilidades do BCE é manter os preços estáveis.

85% dos jogadores sabiam isso! O BCE preserva a estabilidade de preços controlando a quantidade de dinheiro em circulação na economia e definindo as taxas de juro. Além disso, acompanha os preços dos bens e serviços para controlar que não estão a aumentar demasiado. Deste modo, as pessoas podem comprar quantidades semelhantes de bens e serviços com os seus euros, tanto hoje como amanhã.

Por que razão a estabilidade de preços é importante?

Assumimos as nossas atribuições de supervisão bancária em novembro de 2014 – não em janeiro de 2002.

Quase metade dos participantes no concurso “#EUROat20 QuizClash” confundiu estas duas datas.

Janeiro de 2002 foi, de facto, uma data decisiva na nossa história: foi quando entraram em circulação as primeiras notas e moedas de euro.

Contudo, só em novembro de 2014 é que o BCE passou a ser responsável pela supervisão das instituições de crédito europeias. A crise financeira mostrou com que força e rapidez os problemas do setor financeiro se podem propagar – em particular, numa união monetária – e como esses problemas afetam diretamente as pessoas no conjunto da área do euro. Neste contexto, o objetivo do BCE é restaurar a confiança no setor bancário da União Europeia e aumentar a resiliência das instituições de crédito.

Visão geral da Supervisão Bancária do BCE

Gostaríamos de agradecer a Valentin Hasner, Constantin Weiß, Heinrich Westphalen, Annika Schwarz e Sarah Christina Zuellig (estudantes da disciplina de Gestão de Comunicação e Meios de Comunicação Social da licenciatura de 2018, lecionada pela Professora Eliane Bucher e pelo professor Markus Will, na Universidade de St. Gallen, na Suíça) por sugerirem este concurso.

Se tiver perguntas sobre o concurso, envie uma mensagem de correio eletrónico para: ecbyouthinitiatives@ecb.europa.eu.

Se pretender receber informações sobre futuras iniciativas do BCE de caráter didático e dirigidas aos jovens, inscreva-se na nossa lista de distribuição.