Dias Culturais Europeus do BCE

“Lituânia iluminada”

Na sequência do evento “Espanha inspiradora” em 2017, os Dias Culturais Europeus do BCE destacam este ano algumas das notáveis realizações culturais da Lituânia.

Em 2018, a Lituânia celebra o centenário da restauração da sua independência e este marco importante será assinalado com um programa de eventos musicais. A música lituana, tanto tradicional como contemporânea, será dada a conhecer através de três concertos.

23 de agosto de 2018

Europa ao Ar Livre
Weseler Werft, Frankfurt

A Orquestra Sinfónica da Radiodifusão de Frankfurt executará um programa de composições lituanas sob a direção do prestigiado maestro Andrés Orozco-Estrada.

25 de setembro de 2018

Concerto de beneficência
Paulskirche, Frankfurt

Este concerto de jazz alternativo é dedicado ao 100.º aniversário da restauração da independência da Lituânia, apresentando o premiado grupo a cappella Jazz Island e o reputado acordeonista Jonas Vozbutas.

16 de outubro de 2018

Orquestra de Câmara da Lituânia
Alte Oper Frankfurt

A Orquestra de Câmara da Lituânia, uma das mais prestigiadas e internacionalmente reconhecidas orquestras lituanas, interpreta algumas das composições clássicas e contemporâneas mais importantes da produção musical do país.

Diretor artístico: Sergej Krylov
Maestro: Martynas Stakionis

Para mais pormenores sobre a participação nos eventos realizados no âmbito dos Dias Culturais, consultar o folheto do BCE (EN e DE).

Mais informação

Sobre os Dias Culturais

A União Europeia (UE) assenta na partilha de ideias e valores, acolhendo também um conjunto rico e diversificado de culturas, constituído pelas tradições de cada um dos seus países e regiões. Os Dias Culturais Europeus do  BCE proporcionam uma oportunidade para celebrar esta “unidade na diversidade”.

Dias Culturais europeus do BCE

Mario Draghi, Presidente do BCE

“Trabalhar em conjunto para promover o conhecimento do legado cultural de um país que faz parte das nossas raízes e da nossa identidade constitui uma boa oportunidade para educar e preparar as gerações futuras, que terão um papel fundamental no reforço da coesão e do espírito de comunidade e na escolha do modo como as instituições europeias deverão evoluir. A missão dos Dias Culturais Europeus enquadra-se plenamente neste propósito.”

Todos os anos, os Dias Culturais Europeus do BCE incidem sobre um Estado‑Membro da UE. Perto do final do ano, Frankfurt am Main transforma-se num palco para múltiplas manifestações artísticas de elevado nível, que abrangem música, dança, teatro, conferências sobre arte, exposições, encontros literários, cinema e eventos para crianças. O BCE organiza os Dias Culturais em parceria com o banco central nacional do país em destaque e conta com o apoio dos seus múltiplos parceiros, empenhados em promover as artes e a cultura europeias.

Eventos realizados desde 2003

Espanha 2017
Obrigado, Espanha!

Malta 2015
Obrigado, Malta!

Letónia 2013
Obrigado, Letónia!

Itália 2011
Obrigado, Itália!

Roménia 2009
Obrigado, Roménia!

Grécia 2007
Obrigado, Grécia!

EUROPEAN CULTURAL DAYS of the ECB

Alemanha 2016
Obrigado, Alemanha!

Bulgária 2014
Obrigado, Bulgária!

França 2012
Obrigado, França!

Países Baixos 2010
Obrigado, Países Baixos!

União Europeia 2008
Obrigado, Europa!

Áustria 2006
Obrigado, Áustria!

Hungria 2005
Obrigado, Hungria!

Polónia 2004
Obrigado, Polónia!

Portugal 2003
Obrigado, Portugal!