European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Projeções macroeconómicas

As projeções macroeconómicas visam prever e ajudar a entender a situação futura da economia em geral. Incluem informação sobre o crescimento económico, a inflação, os salários, o desemprego e o comércio.

Especialistas do Eurosistema e do BCE elaboram projeções macroeconómicas que abrangem as perspetivas para a economia da área do euro e a economia mundial. Essas projeções contribuem para a avaliação do Conselho do BCE da evolução económica e dos riscos para a estabilidade de preços.

São publicadas quatro vezes por ano (em março, junho, setembro e dezembro).

Dezembro de 2022
Síntese

Perspetivas quanto à inflação

A inflação permanecerá elevada no curto prazo, mas registará depois uma descida acentuada, situando‑se em 3,6% no final de 2023. O desvanecimento das pressões decorrentes dos preços dos produtos energéticos e de outros custos, juntamente com as medidas de política monetária do BCE, deverão fazer a inflação regressar ao objetivo de 2% no segundo semestre de 2025.

Mais informação
Perspetivas quanto ao produto interno bruto

A inflação elevada, a incerteza e a confiança reduzida dos consumidores e das empresas abrandarão o crescimento económico de 3,4% em 2022 para 0,5% em 2023. Com o reequilíbrio dos mercados de produtos energéticos, a resolução dos estrangulamentos do lado da oferta e o fortalecimento da procura externa, o crescimento recuperará para 1,9% em 2024 e 1,8% em 2025.

Mais informação

Relatório completo

O relatório completo fornece uma avaliação pormenorizada das perspetivas para a economia da área do euro.

Leia o relatório

Projeções atuais e anteriores

Compare as projeções da inflação e do crescimento económico. Estão disponíveis para descarregamento anteriores projeções para a área do euro e para os países da área do euro.

Todas as projeções macroeconómicas

Todas as páginas desta secção