Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Dezembro de 2022

16 de dezembro de 2022

Política monetária

Alteração do Regulamento BCE/2021/1 relativo à aplicação dos requisitos de reservas mínimas

Em 6 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE adotou o Regulamento BCE/2022/43 que altera o Regulamento (UE) 2021/378 relativo à aplicação dos requisitos de reservas mínimas (BCE/2021/1). O novo ato jurídico implementa a decisão do Conselho do BCE de 27 de outubro de 2022, passando as reservas mínimas a ser remuneradas à taxa de juro da facilidade permanente de depósito do Eurosistema, a partir do início do período de manutenção de reservas que começa em 21 de dezembro de 2022. Além disso, para assegurar a clareza jurídica e a transparência, o novo ato jurídico define também o tratamento da remuneração de fundos inicialmente incluídos em reservas mínimas que, posteriormente, se venha a considerar que preenchem as condições do artigo 3.º, n.º 1, alínea d), do Regulamento BCE/2021/1 e, por conseguinte, sejam excluídos das reservas mínimas de uma instituição, ao abrigo desse ato. O novo ato jurídico entra em vigor em 21 de dezembro de 2022.

Operações de mercado

Prolongamento das linhas de liquidez com bancos centrais de países não pertencentes à área do euro

Em 15 de dezembro de 2022, o BCE anunciou um prolongamento, até 15 de janeiro de 2024, das atuais linhas de operações de reporte temporárias (Albânia, Andorra, Hungria, Macedónia do Norte, Roménia e São Marino) e linhas de swaps (Polónia) com bancos centrais de países não pertencentes à área do euro. A dimensão e os parâmetros operacionais dos diferentes acordos permanecem inalterados. Um comunicado sobre a matéria encontra-se disponível no sítio do BCE.

Análise anual da lista de mercados não regulamentados aceitáveis e da lista de agências reconhecidas no quadro de ativos de garantia do Eurosistema

Em 6 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE decidiu não alterar a lista de mercados não regulamentados aceites pelo BCE, nem a lista de agências reconhecidas pelo BCE como elegíveis para participação no quadro de ativos de garantia do Eurosistema. Será realizada uma análise ad hoc no início de 2023, após a adesão da Croácia à área do euro em 1 de janeiro de 2023. As listas atuais estão disponíveis no sítio do BCE.

Infraestruturas de mercado e de pagamentos

Alterações relacionadas com o lançamento do novo sistema de gestão de ativos de garantia do Eurosistema

Em 28 de novembro de 2022, o Conselho do BCE decidiu reagendar o lançamento do sistema de gestão de ativos de garantia do Eurosistema (Eurosystem Collateral Management System – ECMS) de 20 de novembro de 2023 para 8 de abril de 2024. Esta decisão foi tomada para mitigar o impacto do reagendamento do lançamento do T2 – o novo sistema de liquidação por bruto em tempo real e modelo de gestão central de liquidez do Eurosistema – que, em 20 de outubro de 2022, foi adiado por quatro meses. O comunicado relacionado está disponível no sítio do BCE.

Análise do grupo consultivo do Eurosistema sobre infraestruturas de mercado para títulos e ativos de garantia

Em 8 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE tomou nota dos resultados da análise do funcionamento e da governação do grupo consultivo do Eurosistema sobre infraestruturas de mercado para títulos e ativos de garantia (Advisory Group on Market Infrastructures for Securities and CollateralAMI‑SeCo) e aprovou o mandato e a composição revistos do mesmo. O AMI‑SeCo foi criado em 2017 para facilitar um diálogo ativo sobre questões relacionadas com a compensação e liquidação de títulos, a gestão de ativos de garantia e o funcionamento e desenvolvimento da plataforma TARGET2‑Securities (T2S). Em resultado da análise, o AMI‑SeCo deixará de ter uma única composição, passando a ter duas composições, a fim de permitir uma distinção clara entre o seu papel consultivo formal no âmbito da governação da T2S e o seu papel nas discussões sobre harmonização e integração na Europa. Além disso, a abrangência geográfica e de atividades na sua composição na esfera da harmonização será alargada de modo a incluir regiões geográficas sub‑representadas e emitentes que são partes interessadas importantes em questões relacionadas com a pós‑negociação de títulos e a gestão de ativos de garantia. A informação relacionada será atualizada em breve no sítio do BCE.

Pareceres sobre legislação

Parecer do BCE sobre uma proposta de lei relativa à compensação e liquidação de pagamentos

Em 2 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE aprovou o Parecer CON/2022/42, emitido a pedido do Ministério das Finanças sueco.

Parecer do BCE sobre uma proposta de regulamento do Conselho que cria um mecanismo de correção do mercado para proteger os cidadãos e a economia de preços excessivamente elevados

Em 2 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE aprovou o Parecer CON/2022/44, emitido a pedido do Conselho da União Europeia.

Parecer do BCE sobre a proibição de pagamentos em numerário em transações imobiliárias e sobre a presunção de falta de fiabilidade das pessoas afetadas pelo regime de medidas restritivas da União

Em 5 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE aprovou o Parecer CON/2022/43, emitido a pedido do Ministério das Finanças alemão.

Governação interna

Alteração das regras de ética aplicáveis aos altos responsáveis do BCE

No final de novembro de 2022, o Conselho do BCE adotou uma versão revista do Código de Conduta dos Altos Responsáveis do BCE (Código Único), impondo restrições adicionais a nível das regras relativas a operações financeiras privadas. O código revisto substitui o Código Único de 2019, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023. O comunicado sobre a matéria está disponível no sítio do BCE.

Análise trienal dos mandatos dos comités do Eurosistema/SEBC

Em 2 de dezembro de 2022, como parte da análise trienal dos mandatos dos comités do Eurosistema/Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), o Conselho do BCE prorrogou os mandatos desses comités ‒ estabelecidos ao abrigo do artigo 9.º, n.º 1, do Regulamento Interno do BCE ‒ por três anos, passando estes a cessar em 31 de dezembro de 2025. O Conselho do BCE também prorrogou os mandatos da Conferência de Ética e Conformidade e da Conferência de Recursos Humanos, ambas estabelecidas em conformidade com o artigo 9.º‑A do Regulamento Interno do BCE. Estas conferências passarão a designar‑se, respetivamente, “Comité de Ética e Conformidade” e “Comité de Recursos Humanos”. Além disso, para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025, o Conselho do BCE nomeou Denis Beau (primeiro vice‑governador do Banque de France) como presidente do Comité de Orçamento; Olaf Sleijpen (membro do conselho de administração do De Nederlandsche Bank) como presidente do Comité de Controlo; e Pedro Raposo (diretor do departamento de recursos humanos do Banco de Portugal) como vice‑presidente, da parte dos bancos centrais nacionais, do Comité de Recursos Humanos. O Conselho do BCE confirmou também a renomeação dos presidentes dos restantes comités até 31 de dezembro de 2025.

Recomendação do BCE relativa à nomeação dos auditores externos do Oesterreichische Nationalbank

Em 13 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE adotou a Recomendação BCE/2022/44 ao Conselho da União Europeia relativa à nomeação dos auditores externos do Oesterreichische Nationalbank.

Notas e moedas

Segundo estudo sobre o comportamento de pagamento dos consumidores da área do euro

Em 8 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE tomou nota de um relatório, elaborado pelo Comité de Notas de Banco e pelo Comité de Infraestruturas de Mercado e de Pagamentos do Eurosistema/SEBC, acerca dos resultados do segundo estudo sobre o comportamento de pagamento dos consumidores da área do euro (study on the payment attitudes of consumers in the euro areaSPACE). O inquérito relacionado decorreu entre outubro de 2021 e junho de 2022, em 17 países da área do euro. O Deutsche Bundesbank e o De Nederlandsche Bank, em conjunto com a Associação de Pagamentos neerlandesa, têm vindo a realizar os seus próprios inquéritos sobre o comportamento de pagamento há mais de uma década, tendo os seus dados de 2021 a 2022 sido integrados nos dos do resto da área do euro. Embora a transição para pagamentos em moeda escritural prossiga, como revela o relatório, o numerário ainda desempenha um papel importante. Continua a ser o método de pagamento utilizado com mais frequência, tanto em pontos de venda como em pagamentos entre particulares. No entanto, o recurso a pagamentos em moeda escritural está a aumentar com a mudança de compras em pontos de venda para compras online. Os resultados do segundo SPACE serão publicados em breve no sítio do BCE.

Supervisão Bancária do BCE

Prioridades prudenciais a nível do Mecanismo Único de Supervisão (MUS) no período de 2023 a 2025

Em 5 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE não formulou objeções a uma proposta do Conselho de Supervisão de publicar o documento intitulado “Supervisão Bancária do BCE – Prioridades prudenciais a nível do MUS no período de 2023 a 2025”. O documento está disponível no sítio do BCE dedicado à supervisão bancária.

Cumprimento das orientações da EBA relativas aos procedimentos e metodologias comuns a seguir no âmbito do SREP e aos testes de esforço de supervisão

Em 7 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE não formulou objeções a uma proposta do Conselho de Supervisão de notificar a Autoridade Bancária Europeia (European Banking Authority – EBA) de que, até 1 de janeiro de 2023, para as instituições significativas sob a sua supervisão direta, o BCE tenciona passar a cumprir as Orientações relativas aos procedimentos e metodologias comuns a seguir no âmbito do processo de revisão e avaliação pelo supervisor (SREP) e aos testes de esforço de supervisão (EBA/GL/2022/03).

Relatório sobre a supervisão das instituições menos significativas de 2022

Em 8 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE não formulou objeções a uma proposta do Conselho de Supervisão de publicar o relatório sobre a supervisão das instituições menos significativas de 2022 (LSI supervision report 2022). O relatório está disponível no sítio do BCE dedicado à supervisão bancária.

Relatório do BCE sobre boas práticas de teste de esforço centrado nos riscos climáticos e ambientais

Em 14 de dezembro de 2022, o Conselho do BCE não formulou objeções a uma proposta do Conselho de Supervisão de publicar um relatório sobre boas práticas de teste de esforço centrado nos riscos climáticos e ambientais (ECB report on good practices for climate stress testing). O relatório será disponibilizado em breve no sítio do BCE dedicado à supervisão bancária.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa