Descrição dos edifícios

Três elementos principais

O complexo de edifícios da nova sede do BCE é constituído por três elementos principais: o edifício do Großmarkthalle (o antigo mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas de Frankfurt am Main), completado com novas estruturas internas; um arranha-céus, composto por duas torres ligadas por um átrio; e o edifício de entrada, que une visualmente o Großmarkthalle ao arranha-céus, criando a entrada principal do BCE na Sonnemannstrasse.


Großmarkthalle

O edifício do Großmarkthalle, que foi completamente recuperado e renovado, é parte integrante da nova sede do BCE. Galeria de imagens

Património dos anos 20

O Großmarkthalle foi construído entre 1926 e 1928 segundo um projeto de Martin Elsaesser, à época responsável pelo urbanismo na Câmara de Frankfurt am Main. Foi classificado como património em 1972 e acolheu o mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas até 4 de junho de 2004.

Uma nova utilização

Após profundas obras de recuperação e renovação, concluídas em 2014, o Großmarkthalle alberga agora as áreas públicas do BCE, nomeadamente o átrio, as áreas de exposição e a cafetaria, bem como o centro de visitas, o refeitório do pessoal e o centro de conferências. Estes espaços foram integrados no Großmarkthalle como edifícios autónomos, com base no conceito “house-in-house” (uma casa dentro de outra casa). O acesso ao Großmarkthalle faz-se através da entrada principal, por baixo do edifício de entrada.

Dados sobre o Großmarkthalle
Área bruta do pavilhão aprox. 12 500 m²
Altura do pavilhão aprox. 23 m
Comprimento do pavilhão 220 m
Largura do pavilhão 50 m
Altura dos edifícios laterais 32,50 m
Área dos edifícios laterais aprox. 975 m²

Arranha-céus

Com uma altura de 185 m, a silhueta emblemática do edifício prolonga o perfil urbano de Frankfurt am Main até à zona leste da cidade. Galeria de imagens

O arranha-céus é constituído por duas torres poligonais ligadas por um átrio. A torre norte tem 45 andares e a torre sul 43.

Uma “cidade vertical”

O conceito subjacente ao átrio envidraçado que liga as duas torres é o de uma “cidade vertical”, com plataformas de ligação e pontes que criam a sensação de ruas e praças de centros urbanos. Estas plataformas dividem o átrio em três secções a diversas alturas (entre 45 e 60 m).

Flexibilidade

O arranha-céus alberga a maior parte dos espaços de trabalho do BCE, bem como salas de reuniões internas. A ampla sala destinada às reuniões do Conselho do BCE, assim como os escritórios dos membros dos órgãos de decisão, situam-se nos andares superiores. Todos os andares oferecem um elevado grau de flexibilidade, permitindo diferentes configurações de escritório.

Dados sobre o arranha-céus
Área bruta por andar aprox. 110 000 m²
Área por andar (por torre) entre 700² e 1 200 m²
Altura da torre norte 185 m (45 andares)
Altura da torre sul 165 m (43 andares)

Edifício de entrada

O edifício de entrada constitui o acesso principal à sede do BCE na Sonnemannstrasse. Galeria de imagens

Elo visual

O edifício de entrada cria um elo visual entre o arranha-céus e o Großmarkthalle. Com um desenho assimétrico, fachadas inclinadas e janelas generosamente proporcionadas, funciona como uma transição arquitetónica para as torres contíguas.

Centro de imprensa

O edifício de entrada acolhe o centro de imprensa, a partir do qual as conferências de imprensa do BCE são transmitidas. O acesso ao centro de imprensa faz-se através de um átrio, por cima do qual se encontram áreas de trabalho, que podem ser utilizadas pelos jornalistas durante as conferências de imprensa. Junto à sala principal de conferências de imprensa, há ainda um segundo auditório.

Dados sobre o edifício de entrada
Área bruta aprox. 3 000 m²
Altura 27,50 m