Arte e cultura no BCE

A União Europeia acolhe um conjunto rico e diversificado de culturas, constituído pelas tradições de cada um dos seus países e regiões. No BCE, estamos empenhados em promover essa diversidade artística e cultural através dos nossos eventos e iniciativas.

Explore a nossa coleção de arte com a nova aplicação “ECB Art”

Pode instalar a aplicação grátis “ECB Art” no seu telemóvel ou tablet e explorar a coleção de arte do BCE no conforto da sua casa. A aplicação proporciona informação sobre uma variedade de obras de arte e sobre arquitetura, assim como vídeos exclusivos com cenas de bastidores e entrevistas com artistas e membros do pessoal do BCE.

Obter a aplicação na Google Play Store
Obter a aplicação na Apple App Store

Coleção de arte do BCE

A coleção de arte do BCE é composta por cerca de 480 pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e objetos de arte. Continua a crescer, principalmente através da aquisição de obras da série de exposições anuais subordinada ao tema “Arte contemporânea dos Estados‑Membros da União Europeia”, no âmbito da qual é apresentado um país diferente todos os anos.

A série de exposições anuais visa mostrar as diversas vertentes da produção artística de cada país e destacar algumas das principais ideias atualmente em discussão no mundo da arte. De 27 de junho a 18 de outubro de 2019, a 22.ª exposição da série de exposições anuais destaca o panorama da arte contemporânea na Croácia. Apresenta o trabalho de artistas emergentes e consagrados, cujas obras abordam as relações complexas entre a sociedade, a política e a cultura.

Visitas guiadas à exposição “Arte Contemporânea da Croácia” (sítio disponibilizado apenas em alemão)

Desde 2015, a coleção do BCE tem vindo a crescer com a aquisição de obras sobre temas específicos. Com o tempo, tornou-se um registo que reflete a evolução da arte contemporânea europeia desde a década de 1990.

Visitas guiadas à coleção de arte do BCE (sítio disponibilizado apenas em alemão)


Dias Culturais

Os Dias Culturais do BCE proporcionam uma oportunidade de celebrar a Europa “unida na diversidade” e, todos os anos, destacam um Estado‑Membro da União Europeia.

Em 2019, os nossos Dias Culturais Europeus serão dedicados à identidade comum da Europa.

Mais informação


Luminale de 2018

Outras visitas

O BCE participou na Luminale de 2018, transformando a fachada norte do edifício histórico do Großmarkthalle numa enorme galeria de arte urbana animada. Entre 18 e 23 de março de 2018, cor e movimento deram vida ao edifício principal do BCE, graças à Urbanscreen, uma empresa criativa e coletivo de artistas de Bremen, e a Andreas Preis, um ilustrador de renome, que vive e trabalha atualmente em Berlim.

Documentário de bastidores e entrevistas com os artistas
Fotografias do evento
Mais informação sobre a Luminale