Arte e cultura no BCE

A União Europeia acolhe um conjunto rico e diversificado de culturas, constituído pelas tradições de cada um dos seus países e regiões. O BCE promove essa diversidade artística e cultural através dos seus eventos e iniciativas.

Coleção de arte do BCE

A coleção de arte do BCE inclui cerca de 480 pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e objetos de arte. Continua a crescer, principalmente através da aquisição de obras para a série de exposições anuais subordinada ao tema “Arte contemporânea dos Estados-Membros da União Europeia”, no âmbito da qual é apresentado um país diferente todos os anos. A série de exposições anuais visa mostrar as diversas vertentes da produção artística de cada país e destacar algumas das principais ideias atualmente em discussão no mundo da arte.

Desde 2015, a coleção do BCE tem vindo a crescer com a aquisição de obras sobre temas específicos. Com o tempo, tornou-se num registo que reflete a evolução da arte contemporânea europeia desde a década de 1990. Em 2018, a 21.ª exposição da série de exposições anuais destacou o panorama da arte contemporânea da Estónia e, em 2019, será a vez da arte contemporânea da Croácia. A partir do início de 2019, será possível participar em visitas guiadas à coleção de arte no edifício principal do BCE.

Dias Culturais

Os “Dias Culturais” do BCE proporcionam uma oportunidade de celebrar a Europa “unida na diversidade” e, todos os anos, destacam um Estado-Membro da União Europeia.
Na sequência do evento “Inspiring Spain” em 2017, os “Dias Culturais” de 2018 apresentaram as realizações culturais notáveis da Lituânia.

Mais informação


Luminale de 2018

Outras visitas

O BCE participou na Luminale de 2018, transformando a fachada norte do edifício histórico do Großmarkthalle numa enorme galeria de arte urbana animada. Entre 18 e 23 de março de 2018, cor e movimento deram vida ao edifício principal do BCE, graças à Urbanscreen, uma empresa criativa e coletivo de artistas de Bremen, e a Andreas Preis, um ilustrador de renome, que vive e trabalha atualmente em Berlim.

Mais informação sobre a Luminale de 2018
Documentário de bastidores e entrevistas com os artistas
Fotografias do evento