Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Relatório relativo à consulta pública sobre um euro digital

Um euro digital só pode ser bem-sucedido se satisfizer as necessidades dos cidadãos europeus.

Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE

Solicitámos a resposta a 18 perguntas destinadas a recolher os pontos de vista sobre os benefícios e desafios da emissão de um euro digital e sobre a sua possível conceção. A nossa consulta pública decorreu de 12 de outubro de 2020 a 12 de janeiro de 2021.

A síntese das 8221 respostas é publicada neste relatório. As respostas proporcionarão um contributo importante para a decisão do Conselho do BCE em meados de 2021 sobre o lançamento de um projeto de euro digital para investigar formalmente a sua possível conceção e utilização.

Secção sobre um euro digital

Pontos de vista dos participantes na consulta pública

A privacidade, a segurança e a possibilidade de pagar em toda a área do euro são essenciais

Tanto os cidadãos como os profissionais consideram que a privacidade é a característica mais importante de um euro digital. Um euro digital deve também ser seguro, barato e fácil de utilizar em toda a área do euro.

Leia mais
A integração com as atuais soluções de pagamento é importante

Os intermediários autorizados devem desempenhar um papel na prestação de serviços em euros digitais. Estariam em melhor posição para prestar serviços inovadores e eficientes, integrando-os nos sistemas bancários e de pagamentos existentes.

Leia mais
Os cartões, as carteiras digitais e os smartphones poderiam oferecer funcionalidades semelhantes às do numerário

Todas as soluções de hardware e software atualmente disponíveis poderiam ser adaptadas para utilizar um euro digital e efetuar pagamentos semelhantes às transações em numerário, desde que continuem a fazê-lo de forma segura.

Leia mais

Apresentação dos resultados

Faremos o possível para garantir que um euro digital corresponda às expectativas dos cidadãos, tal como salientado na consulta pública, afirmou Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE, na apresentação dos resultados da consulta pública à Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em 14 de abril de 2021.

Veja o vídeo da audição

Relatório completo

Explore em pormenor o relatório completo relativo à consulta pública sobre um euro digital. As respostas proporcionam um contributo valioso para as avaliações em curso e as futuras decisões do Eurosistema sobre um possível euro digital.

Leia o relatório

Visão geral dos participantes na consulta pública

O BCE realiza consultas públicas sobre uma série de temas, a fim de aumentar a transparência e dar aos cidadãos da União Europeia, aos participantes no mercado e a outras partes interessadas a oportunidade de expressar os seus pontos de vista sobre questões e regulamentos europeus.

A participação em consultas públicas é voluntária e reflete os interesses e opiniões pessoais e profissionais dos respondentes. Embora a amostra de participantes não seja estatisticamente representativa da população da área do euro, as respostas constituem um contributo valioso para as reflexões do Eurosistema sobre um euro digital.

  • De entre os participantes, 94% identificaram-se como cidadãos e 6% como profissionais, sendo que um terço destes últimos se identificaram como empresas tecnológicas.
  • Dos respondentes que se identificaram como cidadãos, 87% eram homens.
  • A maior parte dos contributos veio de três países: 47% da Alemanha, 15% de Itália e 11% de França. Portugal, Espanha, Áustria, Bélgica e Países Baixos forneceram entre 1% e 5% das respostas cada, enquanto os restantes Estados-Membros representaram menos de 1% cada.
VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Resultados da consulta pública sobre um euro digital

Comunicado

Encontre uma resposta às suas perguntas

Perguntas frequentes sobre um euro digital