Assuntos internacionais

Aspetos fundamentais

O BCE tem um papel fulcral nos assuntos económicos e financeiros internacionais. É responsável pela condução da política monetária para a área do euro e, em conjunto com os bancos centrais dos países cuja moeda é o euro, forma o Eurosistema. Além disso, autoriza a emissão da segunda moeda mais utilizada no mundo.

A área do euro é parte integrante da economia mundial. A prosperidade e as perspetivas para a área do euro dependem da situação internacional. Um bom entendimento da economia mundial é, portanto, essencial para formular políticas económicas na área do euro que salvaguardem a estabilidade financeira e promovam a prosperidade. Por seu turno, a evolução económica e as políticas da área do euro podem afetar a economia mundial, por exemplo através do comércio, das taxas de juro, dos fluxos de capital e das taxas de câmbio.

O BCE desempenha um papel particularmente importante a nível mundial, dado ser o banco central da segunda maior economia do mundo e parte integrante do Eurosistema, assim como o emitente da segunda moeda internacional mais utilizada.

Principais eventos