Localização
Identificação do local adequado
Em 1998, o BCE começou a procurar um local adequado para construir a sua nova sede em Frankfurt am Main. No total, foram avaliadas 35 localizações, sendo uma delas os terrenos do Großmarkthalle (o antigo mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas), na zona leste de Frankfurt, conhecida como Ostend.
Estudo de viabilidade
Em 1999, um estudo de viabilidade, realizado em conjunto com o gabinete de arquitetura Jourdan & Müller de Frankfurt, concluiu que os terrenos do Großmarkthalle se adequavam perfeitamente à construção das novas instalações do BCE e que o próprio edifício do mercado poderia ser harmoniosamente integrado na nova sede do BCE. No início de 2002, a Câmara de Frankfurt e o BCE assinaram um contrato de promessa de compra e venda.
“Catedral dos legumes”
O Großmarkthalle – ou “Gemieskirch” (catedral dos legumes) como ficou popularmente conhecido – foi utilizado, até junho de 2004, pelos comerciantes de fruta e produtos hortícolas para compra e venda dos seus produtos, os quais eram depois fornecidos num raio de 200 km à volta de Frankfurt. Atualmente, o mercado grossista está localizado no Frischezentrum, um complexo novo na zona de Kalbach.
Charme pós-industrial
A zona do Großmarkthalle entre as docas do Osthafen e o centro da cidade dispõe já de boas infraestruturas de ligação, criadas para dar resposta às necessidades funcionais do antigo mercado grossista. Embora muitos dos depósitos e armazéns associados, bem como cais e vias férreas abandonados tenham deixado a sua marca industrial no terreno, após a mudança do mercado grossista para as suas presentes instalações, iniciou-se a transformação da área de uma zona industrial numa zona de serviços, tal como tem vindo a acontecer com as áreas envolventes da cidade desde os anos 90. Por exemplo, a rua a oeste do Großmarkthalle (a Oskar-von-Miller-Strasse) foi completamente renovada e acolhe agora edifícios residenciais e de escritórios. A mudança do BCE para os terrenos do Großmarkthalle constitui um elemento-chave do desenvolvimento urbano desta parte da cidade.


