European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Notas explicativas

As nossas notas explicativas apresentam temas complexos numa linguagem simples e acessível.

As nossas notas explicativas abordam temas complexos da banca central de uma forma acessível a todos os públicos. Se já se interrogou sobre o impacto das nossas decisões de política monetária na sua vida ou sobre o que é a Bitcoin, pode obter uma resposta nos nossos textos, vídeos e infográficos simples.

Todas as notas explicativas

Porque é que as alterações climáticas são importantes para o BCE?

As alterações climáticas geram dois tipos de riscos para a nossa economia: riscos físicos e de transição. Saiba como estes riscos afetam a economia e, desse modo, o nosso objetivo de manter os preços estáveis, os bancos que supervisionamos e a nossa própria exposição aos riscos climáticos e ambientais.

Leia a nota explicativa

O BCE pode fazer o que entende?

A independência dos bancos centrais é muito debatida a nível mundial. Porque é tão importante? Significa que os bancos centrais podem fazer o que entendem? Conheça a razão de ser da independência do BCE, de que forma prestamos contas e em que medida isso é benéfico para si.

Por que razão o BCE é independente?

O que é o Banco Central Europeu?

Gostaria de saber mais sobre o que faz o BCE e que impacto tem no seu quotidiano? Leia a nossa nota explicativa.

O que é o Banco Central Europeu?

O BCE explica

Tem pouco tempo? Veja os nossos vídeos explicativos de 1 minuto. Neste, o nosso colega Jean‑François explica como o facto de o BCE prestar contas ao Parlamento Europeu nos ajuda a trabalhar em seu benefício e a estar ligados a si.

Veja os nossos vídeos explicativos
ÉS JOVEM E QUERES SABER MAIS?

Informa‑te sobre o BCE e a nossa política monetária

Fala connosco: iniciativa “ECB Youth Dialogue”

As decisões que tomamos podem ter impacto no teu dia a dia. Por isso, queremos assegurar que não ouves apenas falar de nós e sobre nós, mas também podes falar connosco diretamente. A iniciativa “ECB Youth Dialogue” dá‑te essa oportunidade.

Mais sobre a iniciativa “ECB Youth Dialogue”

Visita‑nos: centro de visitantes do BCE

O centro de visitantes do BCE está aberto para visitas presenciais e virtuais e sessões de informação por especialistas, dando aos visitantes a oportunidade de ficar a saber mais sobre o BCE. Consulta a página sobre as visitas ao BCE para descobrires as nossas ofertas e saberes como solicitar uma visita ou uma sessão de informação.

Visita-nos

Todas as páginas desta secção