O que é a moeda?
24 de novembro de 2015 (atualizado em 19 de junho de 2024)
Utiliza notas e moedas de euro e provavelmente também tem uma conta bancária. Em que consiste realmente a moeda? Como é criada e que papel desempenham bancos centrais como o BCE?
O que sabe sobre a nossa moeda?
A moeda evoluiu ao longo do tempo
O primeiro tipo de moeda foi a moeda‑mercadoria – ou seja, um objeto feito de um material que tinha valor, como o ouro. Posteriormente, surgiu a moeda representativa, que consistia em notas de banco que podiam ser trocadas por ouro ou prata. Economias modernas, como a área do euro, utilizam moeda fiduciária, que não está associada a qualquer mercadoria.
O euro como moeda fiduciária
A moeda fiduciária é declarada como tendo curso legal e emitida por um banco central, mas não pode ser diretamente convertida, por exemplo, em ouro. O papel usado na produção de notas não tem muito valor, mas é aceite por ser amplamente utilizável. Os bancos centrais trabalham para manter o valor da moeda estável.
Moeda em diferentes formas
O euro pode tera forma de notas e moedas, mas também existir numa conta bancária como registo informático ou depósito numa conta‑poupança. A fim de garantir que a nossa moeda permanece adequada no futuro, estamos a trabalhar nas futuras notas de euro e num possível euro digital para complementar o numerário.
Notas de euro
As notas de euro são produzidas conjuntamente pelos bancos centrais nacionais da área do euro. O BCE é responsável pela gestão da quantidade de notas em circulação e pela superintendência das atividades dos bancos centrais nacionais.
Mais sobre as notas de euroMoedas
Embora o BCE seja responsável pela aprovação do volume de moedas de euro que podem ser emitidas, os países da área do euro continuam a ser os únicos emitentes legais. A Comissão Europeia coordena as questões relacionadas com as moedas.
Mais sobre moedas comemorativasFuturas notas de euro
Estão em curso os preparativos para uma nova série de notas de euro, a fim de as tornar ainda mais seguras e sustentáveis. Pela primeira vez, as notas de euro terão também um desenho completamente novo.
Mais sobre as futuras notas de euroEuro digital
Estamos a preparar‑nos para a possível introdução de um euro digital, com vista a assegurar que as pessoas têm acesso direto a moeda do banco central em formato digital. Tal como as notas de euro hoje em dia, mas digitalmente, um euro digital permitiria às pessoas pagar a qualquer momento e em qualquer parte da área do euro.
Saiba porque estamos a considerar um euro digitalComo é criada moeda?
Para compreender como é criada moeda, importa distinguir entre dois tipos de moeda.
- A moeda do banco central é garantida por uma instituição pública, como o BCE. Na área do euro, os bancos centrais nacionais podem criar este tipo de moeda. É mais visível para os cidadãos sob a forma de notas de banco. Os depósitos que os bancos comerciais detêm junto do banco central – conhecidos como reservas do banco central – constituem outro tipo de moeda do banco central. São criados por meios eletrónicos através das nossas operações de mercado aberto.
- A moeda dos bancos comerciais constitui a maior parte da moeda que as pessoas efetivamente utilizam. É garantida e assenta nos ativos detidos pelos bancos comerciais. É, portanto, criada quando as instituições de crédito aumentam os seus balanços. A título de exemplo, se um banco comercial lhe concede um empréstimo para comprar um automóvel, cria moeda dessa forma. Quando esse empréstimo é reembolsado, a moeda criada desaparece.
Que quantidade de moeda existe na economia?
O BCE define agregados monetários para medir o montante de moeda na área do euro e fornecer informação sobre o estado da economia. Esses agregados vão desde um agregado monetário estreito (M1) – constituído por notas, moedas e depósitos bancários que os clientes podem levantar rapidamente – a um agregado monetário largo (M3), que também inclui depósitos a mais longo prazo e outros ativos semelhantes.
Verifique o que aprendeu!
Teste o que sabe sobre a moeda com este quiz interativo. Aceita o desafio?
VEJA TAMBÉM