European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2022

A informação divulgada nesta página foi retirada do Jornal Oficial da União Europeia, podendo, por conseguinte, apresentar ligeiras diferenças face a outros materiais publicados neste sítio Web.

França

Desenho: 90.º aniversário do nascimento do presidente Jacques Chirac

Descrição: Presidente da República Francesa durante dois mandatos, Jacques Chirac foi um dos principais arquitetos da construção europeia. Era presidente quando o euro foi introduzido em 2002, cujo 20.º aniversário celebrámos no início deste ano. O núcleo da moeda exibe um perfil solene do presidente Jacques Chirac olhando para o futuro. Inclui também vários símbolos que representam os seus contributos: um símbolo do euro, como sinal da sua participação na introdução do euro e do seu espírito europeu, e uma bandeira francesa representada em cores heráldicas, adornada com as iniciais “RF” em referência à sua presidência. As datas de nascimento e morte de Jacques Chirac e o seu nome estão inseridos no logótipo do euro. O símbolo da casa da moeda e o ano de emissão são também visíveis no núcleo da moeda. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 9 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2022

Itália

Desenho: 30.º aniversário da morte de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino

Descrição: O núcleo da moeda exibe as efígies dos dois juízes italianos Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, inspiradas numa fotografia de Tony Gentile. Acima das efígies, em semicírculo, surgem os nomes “FALCONE – BORSELLINO” e, abaixo destes, os anos 1992 e 2022, com o monograma da República Italiana (RI) entre os dois. À direita, figura o monograma da casa da moeda de Roma (R) e, à esquerda, veem‑se as iniciais do desenhador Valerio de Seta (VdS). Na coroa circular externa, estão representadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 3 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2022

Itália

Desenho: 170 anos da fundação da Polícia Nacional italiana

Descrição: O núcleo da moeda exibe dois agentes da “Polizia di Stato” (a polícia nacional italiana), uma mulher e um homem, em primeiro plano, em frente a um carro da polícia. Na parte superior do núcleo, vê‑se, em semicírculo, a inscrição “POLIZIA DI STATO”. Na parte superior direita, surge o monograma da República Italiana (RI). Na parte inferior, figuram, à esquerda, o monograma da casa da moeda de Roma (R) e, à direita, os anos 1852 e 2022. São também visíveis as iniciais da desenhadora Annalisa Masini (AM). A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 3 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2022

Alemanha

Desenho: Turíngia – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: A moeda tem como motivo principal o Castelo de Wartburg, o primeiro castelo alemão a ser classificado como Património Mundial da UNESCO. Abaixo do castelo, surge a denominação “THÜRINGEN” (Turíngia) e o código do país emissor (D). Na parte direita do núcleo, figuram as marcas da casa da moeda (a letra A, D, F, G ou J, dependendo da casa da moeda responsável pela cunhagem) e do gravador. Na parte superior esquerda, encontra‑se gravado o ano de emissão (2022). O desenho é do artista Olaf Stoy (Rabenau). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: 25 de janeiro de 2022

Luxemburgo

Desenho: 50.º aniversário da proteção jurídica da bandeira do Luxemburgo

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, à esquerda, uma efígie do Grão‑Duque Henri e, à direita, a bandeira tricolor luxemburguesa, com o ano “1972” acima da bandeira e o ano de emissão (2022) abaixo. Na parte inferior do núcleo, figura o nome do país emissor em luxemburguês (LËTZEBUERG). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2022

Eslovénia

Desenho: 150.º aniversário do nascimento do arquiteto Jože Plečnik

Descrição: O núcleo da moeda reproduz um pormenor da grande janela da sala de leitura da Biblioteca Nacional e Universitária, com um pilar à frente e complementado com uma composição das letras “A R H. P L E Č N I K”. Estas letras são incorporadas na janela como citadas e podem ser interpretadas metaforicamente como a assinatura do arquiteto, que aparece nas suas obras. As letras são inseridas nas aberturas mais profundas das janelas e podem ser interpretadas (na linguagem do arquiteto Plečnik) como intervenções arquitetónicas espaciais inseridas na fachada, como ênfase, ou como objetos projetados geometricamente. Toda a composição transmite uma ideia de espaço, que reflete a riqueza das ideias do arquiteto. A composição está centrada no pilar principal, que serve para assinalar o espaço da moeda e estabelecer as proporções interior‑exterior ou frente‑verso, um dos gestos mais comuns de Plečnik na projeção do espaço. Desta forma, a composição transforma‑se numa miniatura espacial, um espaço dentro de um espaço, multifacetado e místico. Na parte inferior do núcleo, figura o nome “JOŽE PLEČNIK”. Inscritos na vertical, encontram‑se, à esquerda, o ano “1872” e, à direita, a designação do país emissor em esloveno (SLOVENIJA) e o ano de emissão (2022). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: janeiro de 2022