Fase de planeamento detalhado

Pedido do alvará de construção

Maquete

Maquete

© COOP HIMMELB(L)AU, Markus Pillhofer

Em 8 de outubro de 2007, o BCE apresentou os resultados da fase de planeamento detalhado para a sua nova sede. O projeto foi submetido à apreciação das autoridades competentes da Câmara de Frankfurt am Main para obtenção do alvará de construção. Em 22 de outubro, a Câmara de Frankfurt am Main autorizou o início das obras de construção preliminares no primeiro trimestre de 2008.

Alvará de construção

Paleta de cores numa das colunas no interior do Großmarkthalle

Paleta de cores numa das colunas no interior do Großmarkthalle

© Robert Metsch

Em 6 de maio de 2008, a Presidente da Câmara de Frankfurt am Main, Petra Roth, entregou ao Presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, o alvará de construção do projeto da nova sede do BCE.

Obras de construção preliminares

As obras de construção preliminares incluíram, entre outros aspetos, a demolição dos dois anexos a leste e oeste do edifício do Großmarkthalle e a construção das estacas de fundação.

Renovação

Foram também efetuados ensaios a elementos e materiais arquitetónicos originais do Großmarkthalle, com vista a desenvolver métodos adequados de restauro. Foi definido o conceito geral para o interior, incluindo os materiais e as superfícies, e criaram-se vários modelos para testar a funcionalidade e a qualidade dos materiais selecionados.