Fase de construção

No outono de 2007, os planos de conceção foram apresentados às autoridades competentes da cidade de Frankfurt am Main, as quais emitiram um alvará de licença de construção parcial em 22 de outubro desse ano. Assim, foi possível dar início às obras de construção preliminares no primeiro trimestre de 2008. Em 6 de maio de 2008, Petra Roth, na altura Presidente da Câmara de Frankfurt am Main, entregou a Jean‑Claude Trichet, então Presidente do BCE, a licença de construção integral.

Na sequência da conclusão com êxito de um concurso público para adjudicação das obras de construção, que, para o efeito, foram divididas em pacotes e lotes, os trabalhos de construção principais começaram na primavera de 2010. A primeira pedra do arranha‑céus foi colocada em 19 de maio de 2010. A par das obras de construção do arranha‑céus, iniciaram‑se também as obras de renovação profunda do Großmarkthalle e a construção dos seus novos edifícios internos. Passados apenas dois anos, em 20 de setembro de 2012, realizou‑se a cerimónia do pau de fileira para celebrar a conclusão das principais obras estruturais. Seguiu‑se, então, o trabalho de colocação dos painéis de fachada do arranha‑céus e de equipamento do interior do complexo de edifícios, incluindo a instalação da infraestrutura técnica.

O projeto geral das novas instalações do BCE compreendia o arranjo paisagístico da área industrial envolvente do Großmarkthalle. A ideia era criar uma zona verde diversificada, tomando como importante fonte de inspiração o rio Meno.

As novas instalações do BCE ficaram concluídas em 2014 e a instituição começou a operar no seu novo edifício principal no mesmo ano.