Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2012

Luxemburgo

Desenho: Casamento do Príncipe Guillaume, Grão‑Duque Herdeiro do Luxemburgo, com a Condessa Stéphanie de Lannoy

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, à esquerda, a efígie de Sua Alteza Real o Grão‑Duque Henri e, à direita, a efígie do Príncipe Herdeiro Guillaume, sobreposta à da Condessa Stéphanie. As palavras “PRËNZENHOCHZAÏT“ e “LËTZEBUERG” figuram acima do ano de emissão (2012), na parte inferior do núcleo, ladeadas pelas insígnias da casa da moeda e do responsável pela oficina de gravação. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1,4 milhões de moedas

Data de emissão: dezembro de 2012

Cidade do Vaticano

Desenho: VII Encontro Mundial das Famílias

Descrição: O núcleo da moeda apresenta uma família, tendo como pano de fundo a catedral da cidade de Milão, anfitriã do VII Encontro Mundial das Famílias. Este evento realiza‑se de três em três anos e visa destacar a família como património comum da humanidade, o seu caráter universal e o seu contributo para uma existência plenamente humana em todo o mundo. Em redor da imagem da família, figuram, em italiano, os nomes do evento e do Estado emissor (CITTÀ DEL VATICANO), bem como o ano de emissão (2012). O monograma da casa da moeda (R) surge entre as figuras do menino e da mãe. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 115 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2012

Finlândia

Desenho: 150 anos do nascimento da artista Helene Schjerfbeck

Descrição: O núcleo da moeda exibe um autorretrato estilizado da artista. O seu nome (HELENE SCHJERFBECK) e os anos de nascimento e morte (1862‑1946) figuram na vertical, respetivamente, à esquerda e à direita da efígie. Na parte inferior do núcleo, à esquerda, surgem o código do país emissor (FI) e o ano de emissão (2012). À direita, imediatamente abaixo dos anos de nascimento e morte, vê‑se a insígnia da casa da moeda. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 2 milhões de moedas

Data de emissão: setembro de 2012

Malta

Desenho: Representação maioritária – 1887

Descrição: Da autoria do artista maltês Gianni Bonnici, o desenho exibido no núcleo da moeda mostra uma multidão em júbilo e, como pano de fundo, o Palácio do Governador em La Valletta. Ao longo do bordo superior do núcleo da moeda, figura a inscrição “MALTA – Majority representation 1887” e, no bordo inferior, o ano de emissão (2012). Na coroa circular externa, encontram‑se representadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 430 mil moedas

Data de emissão: setembro de 2012

Mónaco

Desenho: 500 anos da fundação do Estado soberano do Mónaco por Lucien I Grimaldi

Descrição: O núcleo da moeda apresenta a efígie de Lucien I Grimaldi, de perfil, voltada para a esquerda. Ao longo do bordo superior do núcleo da moeda, a inscrição “1512 SOUVERAINETE DE MONACO 2012”, ladeada por dois diamantes ornamentais, forma um semicírculo em torno da efígie. Na parte inferior do núcleo, à esquerda da efígie, vê‑se a insígnia da casa da moeda (a cornucópia) e, à direita, o símbolo da oficina de gravação (a “fleurette”). O nome do fundador do Estado do Mónaco (Lucien Ier) encontra‑se gravado acima da insígnia da casa da moeda. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 100 mil moedas

Data de emissão: julho de 2012

França

Desenho: Centenário do nascimento do Abade Pierre, conhecido em França como protetor dos pobres

Descrição: No núcleo da moeda, ligeiramente à esquerda, figura a efígie do Abade Pierre com a sua boina característica e, à direita, o logótipo da fundação com o seu nome, incluindo, em carateres minúsculos, a pergunta “Et les autres?” (E os outros?), o seu lema favorito para evocar que nunca nos devemos esquecer de ajudar os outros. Ao longo do bordo superior do núcleo da moeda, a inscrição “Centenaire de la naissance de l’abbé Pierre” forma um semicírculo em torno da efígie. À esquerda da inscrição, vê‑se a insígnia da casa da moeda (a cornucópia) e as letras indicativas do país emissor (RF) e, à direita, o símbolo da oficina de gravação (a “fleurette”). A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: julho de 2012

Portugal

Desenho: Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012

Descrição: O núcleo da moeda apresenta uma imagem estilizada do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, da sua espada e do Castelo de Guimarães. A cidade de Guimarães é considerada o berço de Portugal, reconhecido como nação independente desde o século XII. À esquerda da imagem, surge um escudo e, abaixo deste, a palavra “PORTUGAL”. Na parte inferior direita do núcleo, vê‑se a inscrição “GUIMARÃES 2012” e o logótipo do evento “Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012”. Ao longo do bordo inferior do núcleo, figuram as iniciais da casa da moeda portuguesa (INCM) e o nome do desenhador (JOSÉ DE GUIMARÃES). Na coroa circular externa, encontram‑se representadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 520 mil moedas

Data de emissão: junho de 2012

Bélgica

Desenho: 75.º aniversário do Concurso Rainha Elisabeth

Descrição: O núcleo da moeda apresenta o logótipo do Concurso Rainha Elisabeth, sobreposto ao perfil esquerdo da Rainha Elisabeth da Bélgica, fundadora deste concurso de música em 1937. À esquerda da imagem, vê‑se a marca do mestre gravador (uma pena) e, à direita, o símbolo da casa da moeda (a cabeça do arcanjo Miguel com elmo). A inscrição “QUEEN ELISABETH COMPETITION” forma um semicírculo ao longo do bordo inferior do núcleo. No bordo superior, figura a inscrição “1937 – 2012”, que assinala o 75.º aniversário do concurso. O código do país de emissão (BE) surge à direita da imagem. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 5 milhões de moedas

Data de emissão: maio de 2012

Itália

Desenho: Centenário da morte de Giovanni Pascoli

Descrição: O núcleo da moeda exibe a efígie de Giovanni Pascoli, poeta da região de Romagna e figura de vulto da literatura italiana de finais do século XIX. À esquerda da efígie, encontram‑se gravados o ano da morte do poeta (1912), a insígnia da casa da moeda (R) e as iniciais da desenhadora Maria Carmela Colaneri (M.C.C.). À direita, imediatamente acima do monograma da República Italiana (RI), vê‑se o ano de emissão (2012). Abaixo da efígie, a inscrição “G. PASCOLI” forma um semicírculo ao longo do bordo inferior do núcleo da moeda. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 15 milhões de moedas

Data de emissão: abril de 2012

Espanha

Desenho: Catedral de Burgos – série dedicada ao Património Mundial da UNESCO

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma imagem da Catedral de Nossa Senhora de Burgos, dedicada à Virgem Maria e famosa pelas suas dimensões imponentes e arquitetura emblemática. A catedral começou a ser construída em 1221 e, nove anos mais tarde, era já utilizada como local de culto, apesar de as obras de construção terem prosseguido de forma intermitente até 1567. Inicialmente construída em estilo gótico francês, foram‑lhe acrescentados elementos renascentistas nos séculos XV e XVI. Acima da imagem, figuram, à esquerda, o nome do país emissor (ESPAÑA) e, à direita, o ano de emissão (2012). A insígnia da casa da moeda (um M e uma coroa) surge à direita da imagem. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 8 milhões de moedas

Data de emissão: março de 2012

Países da área do euro

Desenho: 10 anos das notas e moedas de euro

Descrição: O núcleo da moeda exibe o mundo sob a forma do símbolo do euro, aludindo ao protagonismo mundial conquistado pelo euro nos últimos dez anos. O desenho é da autoria de Helmut Andexlinger, da casa da moeda austríaca, e foi selecionado pelos cidadãos e residentes da área do euro como o motivo da moeda comemorativa comum de 2012. Os elementos em redor do símbolo do euro expressam a importância da moeda única para o cidadão comum (representado por uma família), o mundo financeiro (o edifício da Eurotower), o comércio (um navio), a indústria (uma fábrica), bem como o setor da energia e a investigação e desenvolvimento (duas turbinas eólicas). As iniciais do desenhador (A.H.) são visíveis (olhando muito atentamente) entre o navio e a sede do BCE. Ao longo dos bordos superior e inferior do núcleo figuram, respetivamente, o país emissor e a indicação “2002 – 2012”. A moeda foi emitida por todos os países da área do euro. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: varia de país para país

Data de emissão: janeiro de 2012

São Marino

Desenho: 10 anos das notas e moedas de euro

Descrição: O símbolo do euro no centro da moeda indica que o euro se tornou um elemento de particular importância na Europa e no mundo, tendo, ao longo dos últimos 10 anos, conquistado protagonismo no sistema monetário internacional. Os elementos gráficos em redor do símbolo do euro expressam a importância da moeda única para as pessoas, o mundo financeiro (edifício do BCE), o comércio (navio), a indústria (fábrica), bem como o setor da energia e a investigação e desenvolvimento (turbinas eólicas). O desenho é da autoria de Helmut Andexlinger, um desenhador profissional da casa da moeda austríaca, cujas iniciais (AH) surgem abaixo da imagem do edifício do BCE. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 130 mil moedas

Data de emissão: junho de 2012

Luxemburgo

Desenho: Grão‑Duque Henri e Grão‑Duque Guillaume IV – série dedicada à dinastia grã‑ducal

Descrição: A moeda exibe, na parte esquerda do núcleo, a efígie de Sua Alteza Real o Grão‑Duque Henri, sobreposta à efígie do seu bisavô, o Grão‑Duque Guillaume IV, ambos dirigindo o olhar para a direita, e os respetivos nomes (HENRI e GUILLAUME IV † 1912). No topo do núcleo, figura a inscrição “GRANDS‑DUCS DE LUXEMBOURG” e, acima desta, o ano de emissão (2012), flanqueado, à esquerda, pela insígnia da casa da moeda (o caduceu de Mercúrio) e, à direita, pela insígnia do mestre‑gravador (um veleiro). Na parte direita do núcleo, vê‑se como pano de fundo uma representação da cidade do Luxemburgo. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1,4 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2012

Alemanha

Desenho: Baviera – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: Desenhada por Erich Ott, a moeda exibe um dos monumentos mais emblemáticos da Baviera, o Castelo de Neuschwanstein, visto de leste, com as suas torres e torreões românticos, um pano de fundo de montanhas majestosas e a casa da guarda em primeiro plano. Imediatamente abaixo da imagem, figura o nome do estado federado objeto de comemoração (BAYERN). À direita, surge a insígnia da casa da moeda (A, D, F, G ou J) e, à esquerda, as iniciais do desenhador. Em torno da coroa circular externa, estão gravadas as 12 estrelas da União Europeia, bem como, na parte superior, a inicial do país emissor (D) e, na parte inferior, o ano de emissão (2012).

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2012