Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2004

Cidade do Vaticano

Desenho: 75.º aniversário da fundação do Estado da Cidade do Vaticano

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma representação esquemática das muralhas que delimitam a Cidade do Vaticano, com a Basílica de São Pedro em primeiro plano. Inclui também as inscrições “75.o ANNO DELLO STATO” e “1929‑2004”, bem como o nome do desenhador (VEROI) e as iniciais do gravador (L.D.S. INC.). Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia e o nome do Estado emissor (CITTÀ DEL VATICANO).

Volume de emissão: 100 mil moedas

Data de emissão: dezembro de 2004

Itália

Desenho: 50 anos do Programa Alimentar Mundial

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma representação do globo terrestre, inclinado para a direita e acompanhado da inscrição “WORLD FOOD PROGRAMME” (Programa Alimentar Mundial). Uma espiga de trigo, uma de milho e outra de arroz, os três cereais que representam os recursos alimentares essenciais do mundo, emergem de detrás do globo. À direita do globo, encontram‑se as iniciais sobrepostas (um I sobre um R) do país emissor (República Italiana) e, num plano inferior e com uma dimensão menor, as iniciais da gravadora Uliana Pernazza (UP). Na parte superior esquerda do globo, figura o monograma da casa da moeda (R) e, abaixo do globo, o ano de emissão (2004). As 12 estrelas da União Europeia são exibidas em torno da coroa circular externa.

Volume de emissão: 16 milhões de moedas

Data de emissão: dezembro de 2004

São Marino

Desenho: Bartolomeo Borghesi (historiador e numismata)

Descrição: A moeda exibe um busto de Bartolomeo Borghesi. À esquerda do busto, figura o nome “Bartolomeo Borghesi”, o monograma da casa da moeda (R) e as iniciais do gravador (E.L.F.), surgindo, à direita, o nome do Estado emissor (SAN MARINO). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia, bem como o ano de emissão (2004).

Volume de emissão: 110 mil moedas

Data de emissão: dezembro de 2004

Finlândia

Desenho: Alargamento da União Europeia a dez novos Estados‑Membros

Descrição: A moeda exibe um pilar estilizado, do qual emergem rebentos. Os rebentos representam o alargamento da União Europeia e o pilar a base para o crescimento. Junto ao pilar encontram‑se as iniciais “EU”. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia e, no topo, o ano de emissão (2004).

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: junho de 2004

Luxemburgo

Desenho: Efígie e monograma do Grão‑Duque Henri

Descrição: A moeda exibe, na parte esquerda do núcleo, a efígie de Sua Alteza Real o Grão‑Duque Henri, orientada para a direita, e, na parte direita, o seu monograma (um H encimado por uma coroa). As 12 estrelas da União Europeia encontram‑se dispostas em semicírculo à direita do monograma. Na coroa circular externa, figuram o ano de emissão (2004), ladeado pela insígnia da casa da moeda e pela marca do gravador, e o nome do país emissor em luxemburguês (LËTZEBUERG). Na parte inferior da coroa circular externa, encontram‑se inscritas as palavras “HENRI – Grand‑Duc de Luxembourg”.

Volume de emissão: 2,49 milhões de moedas

Data de emissão: junho de 2004

Grécia

Desenho: Jogos Olímpicos de Atenas de 2004

Descrição: As 12 estrelas da União Europeia, em torno da coroa circular externa, envolvem o desenho de uma estátua da antiguidade, que representa um discóbolo no momento do lançamento do disco. A base da estátua sobrepõe‑se a uma pequena parte da coroa circular externa. À esquerda da estátua, figuram o logótipo dos Jogos Olímpicos (ATHENS 2004) e os cinco anéis olímpicos. À direita, surge o algarismo “2” e a palavra “ΕΥΡΩ”. O ano de emissão encontra‑se inscrito na parte inferior da coroa circular externa da seguinte forma: 20*04. A insígnia da casa da moeda surge acima, à esquerda da cabeça do atleta.

Volume de emissão: 50 milhões de moedas

Data de emissão: março de 2004