Obras estruturais

Início da construção

Planta da área da futura sede do BCE

Planta da área da futura sede do BCE

© BCE

As obras de construção da nova sede do BCE tiveram início na primavera de 2010. O pacote relativo às “obras estruturais” compreende a execução de obras estruturais em todos os edifícios das novas instalações do BCE, as obras estruturais em aço e a recuperação do edifício do Großmarkthalle.

Construção das novas instalações

As duas torres de escritórios serão construídas com uma estrutura de betão armado. A torre norte terá 45 andares e a torre sul terá 43. Ambas são ligadas por estruturas em aço e plataformas de ligação, criando uma estrutura estática única.

Obras de recuperação do edifício do Großmarkthalle

Uma parte significativa das obras de construção incide sobre a recuperação do edifício do Großmarkthalle, construído entre 1926 e 1928, com base no projeto do Professor Martin Elsaesser. A traça do antigo mercado grossista será preservada, sendo as fachadas e as superfícies recuperadas em consonância com as normas de conservação.
As novas áreas funcionais do BCE – o centro de conferências, o centro de visitas, o refeitório do pessoal, a cafetaria e a área de conferências de imprensa – serão integradas no pavilhão do antigo mercado como edifícios autónomos, com base no conceito “house-in-house” (uma casa dentro de outra casa), e construídas como uma estrutura compósita em betão armado.

Calendário

As obras estruturais deverão ficar concluídas na primavera de 2012.