European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE melhora acessibilidade e visualização das suas estatísticas

11 de fevereiro de 2015
  • O BCE lança duas novas ferramentas para tornar as estatísticas mais acessíveis.
  • A aplicação “ECBstatsApp” proporciona o acesso a estatísticas económicas e a sua visualização em tablets.
  • O sítio Web “As nossas estatísticas” (https://www.euro-area-statistics.org) permite comparar e partilhar facilmente as principais estatísticas nacionais e da área do euro.

O Banco Central Europeu (BCE) lançou duas ferramentas para tornar as suas estatísticas mais acessíveis.

O sítio Web “As nossas estatísticas” foi desenvolvido em cooperação com os bancos centrais nacionais do Eurosistema, com vista a facilitar o acesso às principais desagregações estatísticas da área do euro e estatísticas nacionais e a sua utilização através de visualizações. Uma das suas funcionalidades é a possibilidade de partilhar e incorporar essas visualizações em sítios Web de meios de comunicação social, nos jornais e nas redes sociais. Este sítio Web proporciona um acesso fácil e interativo a dados económicos, tais como taxas de juro, indicadores de competitividade e balanços do setor bancário.

A aplicação “ECBstatsApp” permite um acesso simples e rápido aos dados publicados na base de dados estatísticos do BCE ( Statistical Data Warehouse) através de tablets que utilizem os sistemas operativos iOS ou Android. Disponibiliza visualizações de dados predefinidas, em quatro secções: principais indicadores da área do euro, finanças públicas, taxas de câmbio e preços. Oferece também um explorador de dados, que permite navegar entre esses e outros dados por categoria económica. As estatísticas mais recentes podem ser visualizadas em quadros, gráficos e mapas, bem como guardadas com seleções de dados específicos ou exportadas e partilhadas em diversos formatos.

Nas palavras de Sabine Lautenschläger, membro da Comissão Executiva do BCE: “Estatísticas de alta qualidade constituem a base da política monetária e da supervisão bancária. Por conseguinte, é essencial que o BCE facilite ao máximo o acesso às estatísticas, para que o público possa acompanhar os debates sobre as políticas. Ambas as iniciativas são cruciais nesse sentido.”

A aplicação “ECBstatsApp” e o sítio Web “As nossas estatísticas” têm por base o sistema SDMX ( Statistical Data and Metadata eXchange), que foi criado com vista a promover normas para o intercâmbio de informação estatística e conta com o apoio do Banco de Pagamentos Internacionais, do BCE, do Eurostat, do Fundo Monetário Internacional, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, das Nações Unidas e do Banco Mundial.

Ambas as iniciativas utilizam um subconjunto das estatísticas publicadas na base de dados estatísticos do BCE.

O sítio Web “As nossas estatísticas” encontra-se disponível em https://www.euro-area-statistics.org. Os dados são também disponibilizados através do Portal de dados abertos da União Europeia, um ponto de acesso único a dados das instituições da União Europeia e de outros organismos (https://open-data.europa.eu).

A aplicação “ECBstatsApp” pode ser obtida gratuitamente nas lojas Google Play e iTunes:

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ecb.stat

iTunes: https://itunes.apple.com/us/app/ecbstatsapp/id933992912?ls=1&mt=8

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Stefan Ruhkamp (tel.: +49 69 1344 5057).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa