Menu

Por imagens

Demasiado longo e não leu?
Conteúdo multimédia sobre temas do âmbito do BCE

O BCE explica: pirataria informática ética

21 de agosto de 2020

Em 2018, desenvolvemos um quadro para a pirataria informática ética. O que significa? O nosso colega Emran explica o que faz um pirata informático ético e como esta atividade ajuda a testar a resiliência e as vulnerabilidades dos bancos.

Ver o vídeo


O BCE explica: ativos de reserva

21 de agosto de 2020

Os ativos de reserva são moeda estrangeira ou outros ativos detidos por bancos centrais – como o BCE – e por outras autoridades. O nosso colega Joaquim explica a função dos ativos de reserva e, em particular, as características dos ativos de reserva do BCE.

Ver o vídeo


O BCE explica: assinaturas nas notas de euro

21 de agosto de 2020

As nossas notas têm diversos elementos interessantes. Um bom exemplo é a assinatura do/da presidente do BCE. A nossa colega Sarai explica como a assinatura ajuda a manter a confiança na moeda única da área do euro.

Ver o vídeo


O BCE explica: união bancária

21 de agosto de 2020

A união bancária permite uma aplicação coerente das regras bancárias da União Europeia, o que ajuda a assegurar a resiliência do sistema bancário. A nossa colega Filipa explica os fundamentos da união bancária e como esta contribui para que os cidadãos europeus possam poupar, gastar ou contrair empréstimos com confiança.

Ver o vídeo


O BCE explica: supervisão bancária europeia

21 de agosto de 2020

Enquanto autoridade de supervisão bancária europeia, verificamos se os bancos cumprem as regras. O nosso colega François explica os benefícios para os cidadãos europeus, visto que o nosso trabalho contribui para assegurar a segurança e a solidez dos bancos.

Ver o vídeo


O BCE explica: indicações sobre a orientação futura da política monetária

11 de dezembro de 2019

Ao fornecer indicações sobre a orientação futura da política monetária, um banco central pretende dar a conhecer a sua potencial atuação futura. No BCE, essas indicações são comunicadas nas declarações introdutórias às conferências de imprensa, realizadas após as reuniões do Conselho do BCE dedicadas à política monetária. O nosso colega Michael explica de que forma essas indicações podem ajudar a estimular a economia.

Ver o vídeo


O BCE explica: criptoativos

21 de novembro de 2019

As novas tecnologias podem afetar os meios de pagamento no futuro. Como banco central responsável pelo euro, um dos nossos objetivos é garantir a segurança e a eficiência dos pagamentos na área do euro. A nossa colega Maria Teresa explica os benefícios e os riscos dos criptoativos.

Ver o vídeo


O BCE explica: responsabilização

13 de novembro de 2019

O BCE é uma instituição independente, que utiliza os instrumentos ao seu dispor para cumprir o seu mandato. Também explicamos as nossas decisões aos cidadãos europeus e aos seus representantes no Parlamento Europeu. Veja o vídeo com o colega do BCE, Jean-François, para obter mais informações.

Ver o vídeo


Como é que as nossas políticas se repercutem a nível local?

16 de outubro de 2018

Benoît Cœuré, antigo membro da Comissão Executiva do BCE, visitou a fábrica da Vorwerk em Cloyes‑sur‑le‑Loir, em França. Falou com a comunidade local sobre a forma como o BCE tem ajudado as empresas a obter empréstimos, tornando a concessão de crédito mais atrativa para os bancos. Tal significa melhores condições para as empresas, o que ajuda a criar mais postos de trabalho.

Ver o vídeo


Como é que as políticas do BCE reduziram as desigualdades?

27 de julho de 2018

Novos estudos confirmam que as medidas de política monetária adotadas pelo BCE desde 2014 não só contribuíram para o crescimento e eliminaram o risco de deflação, mas também reduziram, de um modo geral, as desigualdades na área do euro. Veja o vídeo para ficar a saber como.

Ver o vídeo


Como são selecionados os membros da Comissão Executiva?

8 de junho de 2018

Gostaria de saber como são nomeados os membros da Comissão Executiva do BCE? Os representantes eleitos na esfera nacional decidem, a nível europeu, quem pode fazer parte da Comissão Executiva, com um mandato de oito anos, não renovável. Fique a saber quem propõe os candidatos e como são selecionados.

Ver o vídeo


Como é que o euro ajuda os cidadãos europeus a fazer negócios?

9 de maio de 2018

As pequenas e médias empresas constituem o cerne da economia da área do euro. Descubra como os empresários e os proprietários de pequenas empresas beneficiam da moeda única.

Ver o vídeo


Como proteger o nosso dinheiro de ciberataques?

2 de maio de 2018

Depositamos o nosso dinheiro no banco para que fique seguro. Mas, o que acontece se alguém piratear os computadores do banco? Veja o vídeo onde explicamos como o BCE está a ajudar o sistema financeiro a permanecer seguro, incentivando a “pirataria informática ética”.

Ver o vídeo


O que é o TIPS?

17 de outubro de 2017

Informe-se sobre o TIPS (do inglês, “TARGET Instant Payment Settlement”), o novo serviço de liquidação de pagamentos imediatos, que passará a ser disponibilizado pelo sistema TARGET no final de 2018 e facilitará a vida das empresas e dos particulares.

Ver o vídeo


Porque temos taxas de juro baixas?

4 de outubro de 2017

Fique a saber por que razão são necessárias taxas de juro baixas para manter os preços estáveis.

Ver o vídeo


Em breve: pagamentos imediatos a nível transnacional

2 de outubro de 2017

Com tudo o que agora está ao nosso dispor num instante, poderá interrogar-se porque uma transferência bancária ainda demora 24 horas. O BCE está a trabalhar para que deixe de ser o caso.

Ver o vídeo


Como pagam os europeus?

12 de abril de 2017

Em 4 de abril de 2017, entrou em circulação uma nova nota de 50 euros com elementos de segurança melhorados. Fique a saber como os europeus efetuam pagamentos hoje em dia.

Ver o vídeo


Da criação à circulação: a viagem da nova nota de 50 euros

4 de abril de 2017

A nova nota de 50 euros exigiu vários anos de esforço a desenhar, desenvolver, imprimir, testar, produzir, embalar, armazenar, expedir e emitir. Um breve vídeo aqui disponibilizado permite‑lhe ter uma ideia do conjunto de pessoas e processos envolvidos na complexa viagem de uma nota até chegar a um caixa automático.

Ver o vídeo


O euro: a abrir as portas aos cidadãos europeus

7 de fevereiro de 2017

Há 25 anos, os líderes europeus assinaram o Tratado de Maastricht, que constitui um marco na integração europeia e abriu caminho ao euro. Fique a saber como a moeda única permite aos cidadãos europeus viajar, estudar e trabalhar no estrangeiro com mais facilidade.

Ver o vídeo


O euro fora da Europa

24 de janeiro de 2017

Cerca de 339 milhões de pessoas na área do euro utilizam notas e moedas de euro no dia a dia. Sabia que o euro também é utilizado fora da União Europeia e do continente europeu? Explore os mapas e descubra onde.

Explorar os mapas


Infográfico sobre o funcionamento da expansão monetária

9 de dezembro de 2016

Os programas do BCE de compra de ativos apoiam o crescimento económico e ajudam o BCE a cumprir o seu objetivo para a inflação. Fique a saber mais sobre o funcionamento dos programas do BCE, o papel dos bancos comerciais e a forma como estas medidas afetam as empresas e os particulares.

Ver o infográfico


Cinco factos sobre a nova nota de 50 euros

5 de julho de 2016

Fique a conhecer a nova nota de 50 euros e descubra cinco factos que poderá não saber sobre a denominação de notas de euro mais utilizada na Europa.

Ver o vídeo


Programa de compra de ativos

6 de junho de 2016

Visite os bastidores do programa de compra de ativos e conheça a equipa responsável pela sua conceção e execução. Fique a saber mais sobre as razões subjacentes à política de expansão monetária na área do euro e como esta funciona.

Ver o vídeo


ORPA direcionadas II explicadas

10 de março de 2016

Em que consiste a nova série de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas e qual a sua razão de ser? O antigo presidente do BCE, Mario Draghi, apresenta a nova série de operações.

Ver o vídeo


De que modo a plataforma T2S contribui para um mercado único de capitais na Europa?

2 de julho de 2015

Fique a saber como a nova plataforma para liquidação de títulos, designada “TARGET2‑Securities” ou “T2S”, torna mais fácil e mais barato movimentar títulos na Europa e beneficia as empresas e os investidores.

Ver o vídeo


Que países aderiram à área do euro e quando?

1 de janeiro de 2015

Explore o mapa interativo e saiba quais são os países que integram a área do euro e quando aderiram.

Explorar o mapa


Nova sede do BCE – Da visão à realidade

10 de dezembro de 2014

Desde novembro de 2014, parte do pessoal do BCE trabalha nas novas instalações na zona leste de Frankfurt am Main. Este vídeo de imagens aceleradas permite-lhe ver a evolução das obras de construção da nova sede.

Ver o vídeo


Diagrama do procedimento de não objeção no âmbito do MUS

Processo de tomada de decisões de supervisão bancária no BCE

4 de novembro de 2014

Saiba como as decisões de supervisão bancária são tomadas ao abrigo do procedimento de não objeção.

Ver o infográfico


Integração da infraestrutura de mercado

24 de setembro de 2014

Uma infraestrutura de mercado integrada na Europa implica que o mercado disponha de um “sistema de canalização” único e eficiente. Veja como a infraestrutura de pagamentos e liquidação de títulos beneficia os cidadãos, as empresas e os investidores.

Ver o vídeo


O que uma taxa de juro negativa do BCE significa para mim?

5 de junho de 2014

O Conselho do BCE introduziu uma taxa de juro negativa para a facilidade permanente de depósito em 5 de junho de 2014. O antigo presidente do BCE, Mario Draghi, explica o que esta decisão implica para os aforradores na área do euro.

Ver o vídeo


Mecanismo Único de Supervisão explicado em três minutos

24 de março de 2014

Veja este vídeo sobre o Mecanismo Único de Supervisão (MUS) e fique a saber como os bancos são supervisionados na Europa.

Ver o vídeo


O BCE e o Eurosistema explicados

26 de setembro de 2013

O que é a inflação? A estabilidade de preços é importante porquê? Descubra a resposta a estas perguntas e muito mais nesta apresentação de três minutos sobre o papel e as atribuições do BCE e do Eurosistema.

Ver o vídeo