Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2010

A informação divulgada nesta página foi retirada do Jornal Oficial da União Europeia, podendo, por conseguinte, apresentar ligeiras diferenças face a outros materiais publicados neste sítio Web.

Grécia

Desenho: 2500 anos da Batalha de Maratona

Descrição: A moeda comemora os 2500 anos da Batalha de Maratona. O núcleo da moeda reproduz um escudo e exibe um atleta/guerreiro, representando a luta pela liberdade e os ideais nobres emblemáticos da Batalha de Maratona. O pássaro delineado no escudo simboliza o nascimento da civilização ocidental na sua forma atual. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 2,5 milhões de moedas

Data de emissão: outubro de 2010

Cidade do Vaticano

Desenho: Ano Sacerdotal

Descrição: A moeda comemora o Ano Sacerdotal proclamado pelo Papa Bento XVI, o qual decorreu de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010 e terminou com uma reunião internacional de sacerdotes, que contou com a presença do Sumo Pontífice. A moeda apresenta um pastor a salvar um cordeiro da boca de um leão. Na coroa circular externa, vê‑se as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 115 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2010

Finlândia

Desenho: Decreto de 1860, que conferiu à Finlândia o direito de emitir notas e moedas

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, à esquerda, a figura estilizada de um leão, retirada do brasão da Finlândia, bem como o ano de emissão (2010). À direita, vê‑se a insígnia da casa da moeda e uma série de números, que simbolizam os vários valores das moedas. Na parte inferior, ao centro, surge o código do país emissor (FI). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1,6 milhões de moedas

Data de emissão: outubro de 2010

São Marino

Desenho: 500 anos da morte de Sandro Botticelli

Descrição: A moeda comemora os 500 anos da morte de Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (1445 – 1510), pintor italiano da escola florentina, mais conhecido pelo nome de Sandro Botticelli ou “Il Botticello” (o pequeno barril). Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 130 mil moedas

Data de emissão: setembro de 2010

Portugal

Desenho: Centenário da República Portuguesa

Descrição: A moeda comemora o centenário do fim da monarquia constitucional do Rei D. Manuel II e da proclamação da República Portuguesa em 5 de outubro de 1910. Na coroa circular externa, vê‑se as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 2 milhões de moedas

Data de emissão: setembro de 2010

França

Desenho: 70.º aniversário do Apelo de 18 de Junho

Descrição: A moeda comemora o 70.º aniversário do apelo lançado de Londres, em 18 de junho de 1940, através da BBC, pelo General Charles de Gaulle – líder das Forças Francesas Livres – após a derrota da França, o qual ficou conhecido como “Apelo de 18 de Junho”. Dirigindo‑se ao povo francês, o General de Gaulle proclamou que a guerra ainda não tinha terminado. Considera‑se que este discurso marca o início da resistência francesa e da luta contra a ocupação da França durante a Segunda Guerra Mundial. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 20 milhões de moedas

Data de emissão: junho de 2010

Bélgica

Desenho: Presidência belga do Conselho da União Europeia em 2010

Descrição: O núcleo da moeda apresenta o logótipo comemorativo, ou seja, as letras estilizadas “EU” e “trio.be”. Em redor do núcleo, surgem as palavras “BELGIAN PRESIDENCY OF THE COUNCIL OF THE EU 2010” (Presidência belga do Conselho da UE 2010) e a designação trilingue do país (BELGIE BELGIQUE BELGIEN). Abaixo do logótipo e acima do nome do país, é exibido o ano de emissão (2010), figurando a insígnia da casa da moeda à esquerda e a marca do mestre‑gravador à direita. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 5 milhões de moedas

Data de emissão: junho de 2010

Eslovénia

Desenho: Bicentenário do Jardim Botânico de Liubliana

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma imagem da Rebrinčevolistna Hladnikija, uma planta endémica da Eslovénia. O nome da planta (HLADNIKIA PASTINACIFOLIA) figura, em semicírculo, abaixo à esquerda. Em redor da imagem, surgem as inscrições “200 LET”, “BOTANIČNI VRT VRT”, “LJUBLJANA” e “SLOVENIJA 2010”. Na coroa circular externa, vê‑se as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: maio de 2010

Espanha

Desenho: Centro histórico de Córdova – série dedicada ao Património Mundial da UNESCO

Descrição: A moeda alude ao centro histórico de Córdova, o primeiro local espanhol a ser incluído na lista do Património Mundial da UNESCO, em 1984. Exibe o “bosque de colunas” da Grande Mesquita‑Catedral de Córdova, um dos mais antigos e importantes exemplos de arte islâmica na Europa. Construída entre os séculos VIII e X, a mesquita foi posteriormente consagrada como catedral cristã, sendo objeto de sucessivas transformações. Trata‑se da primeira moeda de uma série dedicada a locais espanhóis inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO. A partir de 2010, é emitida uma moeda comemorativa desta série todos os anos. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 8 milhões de moedas

Data de emissão: março de 2010

Itália

Desenho: Bicentenário do nascimento do Conde de Cavour

Descrição: A moeda comemora o bicentenário do nascimento de Camillo Benso, Conde de Cavour (1810‑1861), uma figura central da unificação de Itália e do início do liberalismo no país, e fundador do jornal político Il Risorgimento. Exibe um retrato de Cavour baseado numa pintura de Francesco Hayez, datada de 1864. Na coroa circular externa, vê‑se as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 4 milhões de moedas

Data de emissão: março de 2010

Luxemburgo

Desenho: Brasão do Grão‑Duque

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, à esquerda, a efígie do Grão‑Duque, orientada para a direita, e, imediatamente ao lado, o brasão do duque. Acima deste, é exibido o ano de emissão (2010), ladeado pelos símbolos da casa da moeda e em ligeira sobreposição à coroa circular externa. Abaixo do retrato, sobrepondo‑se ligeiramente à coroa circular externa, surge o nome do país emissor em luxemburguês (LËTZEBUERG). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: janeiro de 2010

Alemanha

Desenho: Bremen – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: O núcleo da moeda apresenta a Câmara Municipal de Bremen, com a estátua de Roland em primeiro plano. Abaixo da imagem da Câmara Municipal e à direita da estátua, encontra‑se inscrita a palavra “BREMEN”. O símbolo da casa da moeda, representado pelas letras A, D, F, G ou J, surge acima à esquerda. As iniciais do desenhador, Bodo Broschat, são exibidas abaixo da estátua. Na parte superior e inferior da coroa circular externa, surgem, respetivamente, a inicial indicativa do país emissor (D) e o ano de emissão (2010), ladeados pelas 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2010