Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE obtém novamente o registo no EMAS

12 de setembro de 2013

Após a conclusão bem-sucedida do seu primeiro ciclo de gestão ambiental validado (2010 – 2013), o BCE voltou recentemente a receber a certificação ambiental em consonância com a norma ISO 14001 e obtém assim de novo o registo no Sistema de Ecogestão e Auditoria ( Eco-Management and Audit Scheme – EMAS) da União Europeia.

O BCE publica hoje uma declaração ambiental consolidada sobre os resultados e realizações nos últimos três anos, tanto no que respeita à sua pegada de carbono global como a aspetos ambientais específicos. As realizações incluem a mudança para fontes de energia renováveis nos edifícios do BCE em Frankfurt am Main, a utilização de papel reciclado com o rótulo ecológico “ Der Blaue Engel” e a elaboração de orientações para uma contratação pública sustentável ( ECB Sustainable Procurement Guideline).

Foi implementada uma nova política ambiental, a fim de refletir melhor as alterações de circunstâncias e o desenvolvimento do sistema de gestão ambiental do BCE desde 2007, o ano em que foi adotada a primeira política ambiental e estabelecido o sistema.

O BCE tem vindo continuamente a alargar o âmbito da informação prestada sobre as emissões de carbono, bem como o controlo das mesmas, em consonância com os princípios da transparência e responsabilização. Além das emissões associadas ao consumo de energia nas suas instalações, a viagens de trabalho e ao consumo de papel, são agora também tomadas em consideração as emissões resultantes das viagens de participantes em conferências, da utilização de produtos de refrigeração e da energia utilizada no centro de dados externo.

O sistema de gestão ambiental do BCE abrange todas as áreas de trabalho da instituição. O seu futuro desenvolvimento continuará a assentar numa sensibilização e num envolvimento cada vez maior dos membros do pessoal, em particular no que respeita à mudança para a nova sede do BCE e à implementação das orientações para uma contratação pública sustentável.

Para mais informações sobre as atividades e os planos do BCE relativos ao ambiente, consultar a declaração ambiental de 2013 da instituição, disponibilizada apenas em língua inglesa e acessível através da ligação aqui indicada.

Note-se que, para desencorajar a impressão desnecessária e controlar o impacto da nossa publicação, a declaração ambiental de 2013 do BCE encontra-se encriptada de modo a evitar a impressão por defeito. Contudo, se desejar imprimir o documento em causa, envie uma mensagem para statement.greenecb@ecb.europa.eu a solicitar a palavra-passe e com a indicação do número de impressões que pretende realizar.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa