Profissionais que operam com numerário

As entidades que operam profissionalmente com numerário incluem bancos comerciais, estações de correios e outras organizações que processam numerário e procedem à sua distribuição junto do público. O seu trabalho compreende a verificação de notas e moedas e a identificação de contrafações.

Tratamento de numerário

Os bancos centrais nacionais testam regularmente máquinas de tratamento de notas e dispositivos de autenticação, utilizando para o efeito uma seleção das notas contrafeitas identificadas em circulação com maior frequência. O BCE publica uma lista das máquinas e dispositivos testados com êxito, a fim de ajudar os profissionais que operam com numerário e os comerciantes retalhistas a selecionar o equipamento apropriado para a autenticação de notas de euro.

Material de formação

O BCE preparou algum material para ajudar os profissionais que operam com numerário. Trata-se de material que descreve os elementos de segurança da primeira e da segunda série de notas de euro e explica como se pode verificar a autenticidade das notas.


Programa de parcerias

O programa de parcerias disponibiliza uma variedade de material informativo a fabricantes, fornecedores e utilizadores de equipamento que processa e/ou opera com notas, com vista a facilitar a sua preparação para a entrada em circulação de cada uma das notas da série “Europa”.