Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

Conselho do BCE aprova nova estratégia de política monetária

8 de julho de 2021

  • A nova estratégia adota um objetivo simétrico de 2% para a inflação a médio prazo.
  • O Conselho do BCE confirma que o IHPC permanece a medida de preços adequada e recomenda a inclusão, com o tempo, dos custos com a habitação ocupada pelo proprietário.
  • A nova estratégia de política monetária é o resultado de um reexame aprofundado, lançado em janeiro de 2020.
  • O Conselho do BCE aprova um plano de ação ambicioso em matéria de alterações climáticas.

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje a sua nova estratégia de política monetária, que expôs numa declaração sobre a estratégia de política monetária.

O Conselho do BCE considera que a estabilidade de preços é assegurada mais eficazmente com um objetivo de 2% para a inflação a médio prazo. Este objetivo é simétrico, o que significa que os desvios negativos e positivos da inflação face ao objetivo são igualmente indesejáveis. Quando a economia está a funcionar próximo do limite inferior das taxas de juro nominais, são necessárias medidas de política monetária particularmente vigorosas ou persistentes para evitar que desvios negativos do objetivo para a inflação se enraízem. Tal pode também implicar um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo.

O Conselho do BCE confirmou igualmente que o conjunto das taxas de juro do BCE permanece o principal instrumento de política monetária. Outros instrumentos – designadamente, as indicações sobre a orientação futura da política monetária, as compras de ativos e as operações de refinanciamento de prazo alargado, que, ao longo da última década, ajudaram a mitigar as restrições geradas pelo limite inferior das taxas de juro nominais – continuarão a ser parte integrante do conjunto de instrumentos do BCE e serão utilizados conforme apropriado.

“Tenho o prazer de anunciar que o Conselho do BCE aprovou ontem a nova estratégia de política monetária do BCE. Tomando o mandato primordial do BCE de manutenção da estabilidade de preços como um dado adquirido, o reexame da estratégia permitiu-nos desafiar a nossa forma de pensar, interagir com múltiplas partes interessadas, refletir, discutir e chegar a um entendimento comum sobre como adaptar a nossa estratégia. A nova estratégia constitui uma base sólida, que nos norteará na condução da política monetária nos próximos anos”, afirmou Christine Lagarde, presidente do BCE.

O Conselho do BCE confirmou que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) continua a ser a medida adequada para avaliar a estabilidade de preços. Reconhece, contudo, que a inclusão dos custos da habitação ocupada pelo proprietário no IHPC representaria melhor a inflação relevante para as famílias e que a inclusão da habitação ocupada pelo proprietário no IHPC é um projeto plurianual. Por conseguinte, entretanto, o Conselho do BCE terá em conta, nas suas avaliações da política monetária, medidas da inflação que incluem estimativas iniciais dos custos da habitação ocupada pelo proprietário para complementar o seu conjunto de medidas da inflação mais amplas.

O Conselho do BCE reconheceu que as alterações climáticas têm implicações profundas para a estabilidade de preços e, em conformidade, comprometeu-se a seguir um plano de ação climática ambicioso. Foi publicado hoje um comunicado sobre esta matéria.

A primeira reunião regular de política monetária do Conselho do BCE onde será aplicada a nova estratégia terá lugar em 22 de julho de 2021. O Conselho do BCE tenciona avaliar periodicamente a adequação da sua estratégia de política monetária, sendo a próxima avaliação esperada em 2025.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Peter Ehrlich (tel.: +49 69 1344 8320).

Notas

  • O Conselho do BCE realizou o anterior reexame da estratégia de política monetária em 2003.
  • A nova estratégia hoje anunciada surge na sequência de um reexame aprofundado, lançado em 23 de janeiro de 2020. Ao longo dos últimos 18 meses, o Conselho do BCE organizou numerosos seminários, apresentações, discussões e reuniões dedicados a todos os elementos do reexame da estratégia, à luz do propósito de analisar todas as possibilidades.
  • O atual reexame decorre de um esforço coletivo muito significativo por parte dos membros do pessoal do BCE e dos bancos centrais nacionais dos países da área do euro, tendo sido organizado em 13 grupos de trabalho separados.
  • No contexto do reexame, o BCE e os bancos centrais nacionais organizaram também múltiplos eventos de interação com o público em geral, organizações da sociedade civil e o meio académico. As ideias e perspetivas partilhadas nestes eventos foram tomadas em conta nas deliberações do Conselho do BCE.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa