European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO
  • 2 de abril de 2020

BCE prolonga reexame da sua estratégia de política monetária até meados de 2021

  • Os eventos serão adiados por um período de seis meses devido à pandemia de coronavírus.
  • A conclusão do reexame está agora prevista para meados de 2021.

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu prolongar o horizonte temporal do reexame da sua estratégia de política monetária. Na atual situação, os órgãos de decisão e os membros do pessoal do BCE e dos bancos centrais nacionais do Eurosistema estão a centrar todos os seus esforços na resposta aos desafios colocados pela pandemia de coronavírus. Por conseguinte, a conclusão do reexame da estratégia será adiada, passando do final de 2020 para meados de 2021.

Em virtude das medidas sanitárias aplicadas na União Europeia, incluindo o confinamento de espaços públicos e as regras que proíbem ajuntamentos de grupos de pessoas em vários países da área do euro, os eventos de interação com o público a organizar pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais do Eurosistema – inicialmente agendados para o primeiro semestre de 2020 – deverão agora ser realizados no segundo semestre de 2020. O Fórum do BCE sobre Banca Central, realizado anualmente em Sintra, foi adiado e terá lugar de 10 a 12 de novembro de 2020.

O BCE continua a convidar os cidadãos da área do euro a apresentar, por escrito, as suas propostas e comentários sobre a estratégia de política monetária do BCE, na respetiva língua da área do euro, através do portal O BCE escuta. O prazo para a apresentação dos contributos foi prolongado até ao final de agosto de 2020.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Peter Ehrlich (tel.: +49 69 1344 8320).

Notas:

Perguntas e respostas sobre o reexame da estratégia
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa