European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Publicação de um relatório sobre as diferenças nas taxas de juro das IFM entre os países da área do euro

20 de Setembro de 2006

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje um relatório intitulado “Differences in MFI interest rates across euro area countries” (Diferenças nas taxas de juro das IFM entre os países da área do euro). O documento em questão foi elaborado por um grupo de especialistas do BCE e dos bancos centrais nacionais sob o mandato conjunto do Comité de Política Monetária e do Comité de Estatística.

Apresenta a primeira avaliação exaustiva das diferenças entre países dos vários tipos de taxas de juro activas e passivas praticadas pelas instituições financeiras monetárias (IFM) da área do euro em relação a particulares e a sociedades não financeiras. Apesar da notória convergência observada na área do euro nos últimos anos, as diferenças entre países quanto a tipos semelhantes de taxas de juro continuam a ser consideráveis. Para tal contribuem diversos factores, em muitos casos simultaneamente. Um factor poderá ser a remanescente heterogeneidade dos produtos, que é possível que seja um reflexo das diferentes práticas e convenções comerciais a nível nacional, bem como das disposições orçamentais e regulamentares. Outros factores poderão também ser as diferenças no risco de crédito (incluindo práticas distintas em matéria de activos de garantia) e a estrutura dos mercados. Presentemente, não é possível separar os efeitos de todos estes factores.

Ao disponibilizar informação pormenorizada e abrangente sobre as taxas de juro médias das IFM, o relatório hoje publicado visa garantir comparações entre países mais informadas. O BCE e os bancos centrais nacionais irão, em breve, também começar a divulgar quadros comuns que fornecerão regularmente uma visão geral de 15 tipos de taxas de juro activas e passivas médias em cada país da área do euro.

O relatório pode ser descarregado a partir da secção “Publications” do site do BCE (http://www.ecb.europa.eu/pub). É também possível obter gratuitamente cópias impressas junto da Divisão de Imprensa e Informação do BCE, através do endereço abaixo fornecido. Quando estiverem disponíveis, os quadros com dados relativos às taxas de juro das IFM, país por país, passarão a fazer parte da secção “Statistics” do site do BCE (http://www.ecb.europa.eu/stats).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa