Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2021

A informação divulgada nesta página foi retirada do Jornal Oficial da União Europeia, podendo, por conseguinte, apresentar ligeiras diferenças face a outros materiais publicados neste sítio Web.

Letónia

Desenho: 100.º aniversário do reconhecimento internacional de jure da Letónia

Descrição: Em 26 de janeiro de 1921, diplomatas letões conseguiram realizar uma tarefa de vulto – levar as grandes potências mundiais a reconhecer a Letónia de jure. Embora a Letónia tenha declarado a independência em 18 de novembro de 1918, a nova nação só foi reconhecida em 1920, após um período confuso de combates. O núcleo da moeda apresenta a inscrição “100 Latvija de iure 2021”, indicando ainda o nome do país (LATVIJA) e o ano de emissão (2021). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 412 mil moedas

Data de emissão: primeiro trimestre de 2021

Luxemburgo

Desenho: 40.º aniversário do casamento do Grão‑Duque Henri

Descrição: O núcleo da moeda exibe as efígies do Grão‑Duque Henri e da Grã-Duquesa Maria Teresa. Abaixo das efígies surgem dois anéis de casamento, precedidos pela data do casamento (14 de fevereiro de 1981) e seguidos do ano de emissão (2021). A inscrição “LETZEBUERG”, que designa o país emissor, figura abaixo. Na coroa circular externa, encontram-se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: fevereiro de 2021

Alemanha

Desenho: Saxónia‑Anhalt – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: A moeda exibe a catedral de Magdeburgo, a primeira catedral de estilo gótico a ser construída na Alemanha. Na parte interna, surge também a denominação “SACHSEN‑ANHALT” (Saxónia‑Anhalt) e, abaixo, o código do país emissor (D). A marca da casa da moeda (a letra A, D, F, G ou J, dependendo da casa da moeda responsável pela cunhagem) e o ano de emissão (2021) figuram à esquerda e a marca do gravador à direita. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: 26 de janeiro de 2021

Luxemburgo

Desenho: 100.º aniversário do Grão‑Duque Jean

Descrição: No núcleo da moeda, é exibida, à esquerda, a efígie do Grão‑Duque Jean e, à direita, a efígie do Grão‑Duque Henri. Junto de cada efígie, é especificado o nome do respetivo Grão‑Duque, bem como o ano de nascimento (1921) do Grão‑Duque Jean. Abaixo das efígies está representado um esboço da cidade do Luxemburgo. À esquerda, o texto “GROUSSHERZOGE VU LËTZEBUERG”, que designa também o país emissor, é apresentado em semicírculo. O ano de emissão (2021) é exibido no canto inferior direito. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2021

Portugal

Desenho: Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma representação da ligação entre a capital portuguesa e as outras capitais europeias, traçando um mapa por detrás das letras “PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA PORTUGAL 2021”. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 510 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2021