Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2021

A informação divulgada nesta página foi retirada do Jornal Oficial da União Europeia, podendo, por conseguinte, apresentar ligeiras diferenças face a outros materiais publicados neste sítio Web.

Estónia

Desenho: O lobo – o animal nacional estónio

Descrição: O motivo principal da moeda consiste na silhueta de um lobo e de uma floresta. O nome do país em estónio (EESTI) figura na parte inferior esquerda do núcleo, o ano de emissão (2021) na parte inferior direita e “lobo” em latim (CANIS LUPUS) na parte superior.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: outono de 2021

Portugal

Desenho: Participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma representação estilizada do autor do símbolo do Comité Olímpico de Portugal, circundada pela legenda “Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio’20” e o ano de emissão (2021).

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: maio de 2021

Finlândia

Desenho: Jornalismo e comunicação aberta em apoio da democracia finlandesa

Descrição: As figuras apresentadas no núcleo da moeda podem ser interpretadas como figuras humanas estilizadas, constituídas por uma rede de fitas e nela entrelaçadas. À direita do motivo principal, vê‑se a palavra “JOURNALISMI” e, à esquerda, a palavra “JOURNALISTIK”, ambas em semicírculo. Na parte inferior do núcleo, surge o ano de emissão, seguido do código do país emissor (2021 FI) e precedido pela insígnia da casa da moeda finlandesa. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 800 mil moedas

Data de emissão: primavera de 2021

Lituânia

Desenho: Reserva da Biosfera de Žuvintas (parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera do Programa “O Homem e a Biosfera” da UNESCO)

Descrição: O desenho exibido no núcleo da moeda evoca o ambiente característico da Reserva da Biosfera de Žuvintas: um grupo de ilhas remotas num lago que representa a maior região húmida da Lituânia e imagens de pássaros e outros animais característicos da região. Em primeiro plano, vê‑se um abetouro a tentar alcançar um sapo‑de‑barriga‑vermelha, que flutua na água. Nos juncos à direita, encontra‑se uma felosa aquática e, acima, um bando de grous comuns e um cisne branco, que simbolizam a criação da reserva. Abaixo dos juncos, figura também o ano de emissão (2021). O nome do país emissor em lituano (LIETUVA) surge na parte superior do núcleo e a palavra “ŽUVINTAS”, com a insígnia da casa da moeda lituana imediatamente acima, e a designação “UNESCO” surgem na parte inferior. O desenho é da autoria de Eglė Ratkutė e Ernestas Žemaitis. Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: segundo trimestre de 2021

Grécia

Desenho: Bicentenário da Revolução Grega

Descrição: O núcleo da moeda apresenta a bandeira grega no centro, circundada por ramos de louro. Em torno do núcleo, figuram, em semicírculo, as inscrições “1821 – 2021 BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO GREGA” e “REPÚBLICA HELÉNICA” em grego. Na parte inferior, entre dois ramos de louro, vê‑se uma palmeta (a insígnia da casa da moeda grega) e a assinatura do desenhador (George Stamatopoulos). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 1,5 milhões de moedas

Data de emissão: abril de 2021

Letónia

Desenho: Centenário do reconhecimento internacional de jure da Letónia

Descrição: Em 26 de janeiro de 1921, diplomatas letões conseguiram realizar uma tarefa de vulto – levar as grandes potências mundiais a reconhecer a Letónia de jure. Embora a Letónia tenha declarado a independência em 18 de novembro de 1918, a nova nação só foi reconhecida em 1920, após um período conturbado de combate. O núcleo da moeda apresenta a inscrição “100 Latvija de iure 2021”, indicando ainda o nome do país emissor em letão (LATVIJA) e o ano de emissão (2021). Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 412 mil moedas

Data de emissão: primeiro trimestre de 2021

França

Desenho: UNICEF

Descrição: O núcleo da moeda tem como motivo principal uma alegoria do trabalho realizado pela UNICEF. As mãos são um elemento fundamental do desenho: sustentam o globo, representado por um conjunto de peças de puzzle que simbolizam as diferentes regiões da Terra, e constituem a ligação entre as várias peças desse puzzle. Na parte superior do núcleo, figuram, à esquerda, a palavra “UNICEF” e, à direita a divisa da UNICEF em francês – “Pour chaque enfant” (para todas as crianças). Abaixo do motivo principal, surgem, à esquerda, a menção do 75.º aniversário e, à direita as iniciais do país emissor (RF, de República Francesa). Vêem‑se também dois ramos de louro que rodeiam a parte inferior do conjunto. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 7,5 milhões de moedas

Data de emissão: março de 2021

Espanha

Desenho: Toledo – série dedicada ao Património Mundial Natural e Cultural da UNESCO

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma imagem da Puerta del Sol e um pormenor da Sinagoga del Tránsito, ambas construídas no século XIV em estilo mudéjar. À esquerda e em maiúsculas, surge o nome do país emissor em espanhol (ESPAÑA) e o ano de emissão (2021). Na parte superior direita, figura a insígnia da casa da moeda. Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 4 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2021

Luxemburgo

Desenho: 40.º aniversário do casamento do Grão‑Duque Henri

Descrição: O núcleo da moeda tem como motivo principal as efígies do Grão‑Duque Henri e da Grã‑Duquesa Maria Teresa. Abaixo das efígies, surgem dois anéis de casamento, precedidos pela data do casamento (14 de fevereiro de 1981) e seguidos do ano de emissão (2021). O nome do país emissor em luxemburguês (LETZEBUERG) figura abaixo. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: fevereiro de 2021

Alemanha

Desenho: Saxónia‑Anhalt – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma imagem da catedral de Magdeburgo, a primeira catedral de estilo gótico construída na Alemanha. Na parte inferior do núcleo, surge a denominação SACHSEN‑ANHALT (Saxónia‑Anhalt) e, abaixo desta, o código do país emissor (D). A marca da casa da moeda (a letra A, D, F, G ou J, dependendo da casa da moeda responsável pela cunhagem) e o ano de emissão (2021) figuram à esquerda e a marca do gravador à direita. Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: 26 de janeiro de 2021

Itália

Desenho: 150 anos da proclamação de Roma como capital de Itália

Descrição: O núcleo da moeda reproduz um pormenor da escultura Deusa Roma, de Angelo Zanelli, que constitui o centro do Altare della Patria, um grande altar votivo dedicado à nação italiana edificado no Monumento a Vítor Emanuel II em Roma. Na parte superior do núcleo, figura a inscrição “ROMA CAPITALE”. À direita, surgem o ano da proclamação de Roma como capital de Itália (1871) e o ano de emissão da moeda (2021). À esquerda, encontram‑se gravadas as iniciais do país emissor (RI, de República Italiana) e o monograma da casa da moeda de Roma (R). Na parte inferior do núcleo, figuram as iniciais da desenhadora Uliana Pernazza (UP). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 3 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2021

Itália

Desenho: Profissionais do setor da saúde

Descrição: O núcleo da moeda exibe um homem e uma mulher em vestuário médico com máscaras, um estetoscópio e uma pasta médica, representando os médicos e enfermeiros que trabalham na linha da frente da luta contra a COVID‑19. Acima, vê‑se a palavra “GRAZIE” e, à direita, um símbolo em forma de coração. À esquerda, figura uma reprodução da cruz médica e, no centro, as iniciais do país emissor (RI, de República Italiana). Na parte direita do núcleo, surgem o monograma da casa da moeda de Roma (R) e, na parte inferior esquerda, as iniciais da desenhadora Claudia Momoni (CM). O ano de emissão (2021) figura abaixo do motivo principal. Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 3 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2021

Luxemburgo

Desenho: 100.º aniversário do Grão‑Duque Jean

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, à esquerda, a efígie do Grão‑Duque Jean e, à direita, a efígie do Grão‑Duque Henri. Junto de cada efígie, é especificado o nome do respetivo Grão‑Duque, bem como o ano de nascimento (1921) do Grão‑Duque Jean. Abaixo das efígies, vê‑se um esboço da cidade do Luxemburgo. À esquerda, em semicírculo, encontra‑se o texto “GROUSSHERZOGE VU LËTZEBUERG”, que designa também o país emissor. O ano de emissão (2021) surge no canto inferior direito. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2021

Portugal

Desenho: Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma representação da ligação entre a capital portuguesa e as outras capitais europeias, traçando um mapa por detrás das letras da legenda “PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA PORTUGAL 2021”. Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Volume de emissão: 510 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2021