Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2007

Finlândia

Desenho: 90.º aniversário da independência da Finlândia

Descrição: O núcleo da moeda exibe um barco de nove remos com remadores, simbolizando a colaboração. O ano de emissão (2007) e o ano em que foi declarada a independência (1917) figuram, respetivamente, acima e abaixo da imagem. A insígnia da casa da moeda surge à esquerda dos remos e o código do país emissor (FI) à direita. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 2 milhões de moedas

Data de emissão: dezembro de 2007

São Marino

Desenho: Bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi

Descrição: O núcleo da moeda exibe a efígie de Giuseppe Garibaldi. Ao longo do bordo do núcleo da moeda, figuram, à direita da efígie, a designação do Estado emissor (SAN MARINO) e, à esquerda, o ano de emissão (2007). O monograma da casa da moeda (R) surge à esquerda da efígie e as iniciais do desenhador Ettore Lorenzo Frapiccino (E.L.F.) na parte inferior esquerda do núcleo. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 130 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2007

Cidade do Vaticano

Desenho: 80.º aniversário de Sua Santidade o Papa Bento XVI

Descrição: O núcleo da moeda exibe a efígie de Sua Santidade o Papa Bento XVI, orientada para a esquerda. Ao longo do bordo do núcleo da moeda, figura a inscrição “BENEDICTI XVI P.M. AETATIS ANNO LXXX CITTÀ DEL VATICANO”. À esquerda da efígie, vê‑se o monograma da casa da moeda (R), o ano de emissão (2007) e as iniciais do gravador (M.C.C. INC) e, à direita, o nome do desenhador (LONGO). Na coroa circular externa, encontram‑se representadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 100 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2007

Mónaco

Desenho: 25.º aniversário da morte da Princesa Grace

Descrição: O núcleo da moeda exibe a efígie da Princesa Grace, à direita da qual figuram o nome do Estado emissor (MONACO), a insígnia da casa da moeda, o ano de emissão (2007) e a marca do gravador O nome do desenhador (R.B.BARON) encontra‑se inscrito sob a linha da nuca da princesa. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 20 mil moedas

Data de emissão: julho de 2007

Portugal

Desenho: Presidência portuguesa da União Europeia

Descrição: No núcleo da moeda, figura um sobreiro (quercus suber). Abaixo dos ramos, surgem, à esquerda, a esfera armilar e o escudo português e, à direita, a palavra “PORTUGAL”, escrita em três linhas. Em semicírculo, na parte inferior do núcleo, vê‑se a assinatura da desenhador (I. Vilar), o ano de emissão (2007), as iniciais da casa da moeda portuguesa (INCM) e a inscrição “PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UE”. Na coroa circular externa, encontram‑se representadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 2 milhões de moedas

Data de emissão: julho de 2007

Países da área do euro

Desenho: 50.º aniversário do Tratado de Roma

Descrição: A moeda exibe o documento do Tratado, assinado pelos seis membros fundadores, sobre um fundo que evoca o pavimento (projetado por Michelangelo) da Piazza del Campidoglio em Roma, onde se realizou a cerimónia de assinatura, em 25 de março de 1957. As inscrições “Tratado de Roma”, “50 anos” e “EUROPA”, bem como o nome do país emissor, figuram nas respetivas línguas da área do euro ou em latim. Assim, a imagem exibida é igual, mas as inscrições variam consoante o país. O Tratado de Roma instituiu a Comunidade Económica Europeia e levou à introdução do euro em 1999 e à entrada em circulação das notas e moedas de euro em 2002. As comemorações do 50.º aniversário tiveram lugar em 25 de março de 2007. Os países da área do euro decidiram celebrar o acontecimento emitindo conjuntamente esta moeda comemorativa. O desenho foi selecionado na sequência de um concurso organizado pelas casas da moeda europeias. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: varia de país para país

Data de emissão: março de 2007

Alemanha

Desenho: Mecklenburg‑Vorpommern – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: A moeda exibe o Castelo de Schwerin com a inscrição “Mecklenburg‑Vorpommern” – o nome do estado federado, onde se situa o castelo. Acima da imagem, vê‑se a insígnia da casa da moeda (uma das seguintes letras: A, D, F, G ou J) e, abaixo, as iniciais do gravador (HH). Na coroa circular externa, figuram o ano de emissão (2007), as 12 estrelas da União Europeia e a designação do país emissor em alemão (BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND).

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2007

Luxemburgo

Desenho: Palácio Grão‑Ducal

Descrição: O núcleo da moeda apresenta a efígie do Grão‑Duque Henri, sobreposta a uma imagem do Palácio Grão‑Ducal. O ano de emissão (2007) é exibido à esquerda, com a marca do gravador acima e a insígnia da casa da moeda abaixo. A designação do país emissor em luxemburguês (LËTZEBUERG) surge na parte inferior do desenho. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1,1 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2007